Qual a diferença entre nódulo e linfonodo?

Perguntado por: Doriana Pinheiro  |  Última atualização: 18. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)

Linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são pequenos nódulos (em formato de caroço) que têm a função de filtrar substâncias prejudiciais ao organismo, ajudando o sistema imunológico a combater infecções causadas por vírus e bactérias.

Quando um linfonodo pode ser câncer?

As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.

Como saber se o linfonodo é benigno ou maligno?

Exames para os linfonodos

Nos casos benignos, os gânglios linfáticos também são móveis e doloridos. Os linfonodos malignos tendem a ser globosos, mais escuros e heterogêneos, com o hilo ausente, e podem apresentar microcalcificações.

Como é um linfonodo normal?

Os linfonodos são pequenas estruturas ovais ou riniformes, e geralmente medem de 0,1 a 2,5 cm de comprimento. São esquematicamente divididos em: córtex (situado na região periférica) e medula (região central).

Quais as características de um linfonodo maligno?

Nas neoplasias malignas os linfonodos tendem a ser endurecidos, coalescentes e fixos à pele ou a planos profundos e geralmente sem características inflamatórias.

Todo linfonodo é câncer?

26 questões relacionadas encontradas

Quando o linfonodo é preocupante?

Os linfonodos aumentados podem ser também sintoma precoce de câncer. Assim, indivíduos apresentando linfonodos aumentados que não diminuem de tamanho por vários dias, merecem um check-up descartando câncer através de exames de sangue, biópsia ou tomografia, por exemplo.

Quando preocupar com linfonodos?

Os linfonodos inchados quase sempre são sinal de uma infecção perto da região, no entanto, existem alguns casos em que esse inchaço pode ser sinal de câncer e, a única forma de ter a certeza consiste em consultar um clínico geral para fazer exames, como exame de sangue, biópsia ou tomografia, por exemplo.

Qual tamanho do linfonodo preocupante?

Usualmente o tamanho normal do linfonodo é menor que 1 cm de diâmetro, embora haja variações nas diferentes regiões e idades. Nas crianças (2-10 anos) geralmente os linfonodos normais são maiores em tamanho, e aqueles > 2-3 cm são usualmente sugestivos de malignidade ou de doença granulomatosa.

É normal ter linfonodos palpáveis?

linfonodos costumam ser palpáveis na maioria das pessoas. Principalmente em pessoas que possuem pescoço mais fino e anatômico.

O que é linfonodos nível 1?

Nível 1: está localizado na região abaixo do queixo, abaixo da mandíbula. Nível 2: está localizado perto da ponta da orelha. Nível 3: está localizado na parte média lateral do pescoço. Nível 4: está localizado próximo da clavícula, o osso que divide o tórax do pescoço.

Quando o linfonodo é benigno?

Quando procurar um médico

Toda vez que se percebe qualquer caroço aumentado no corpo deve-se investigar o que é e qual a sua natureza. Entre as causas desses caroços, encontram-se os linfonodos. Na maioria das vezes, o inchaço dos linfonodos está atrelado a uma reação inflamatória (ou seja, um processo benigno).

Quando o linfonodo não some?

É a íngua que avisa quando alguma coisa no organismo está errada. Ela costuma aparecer quando há alguma infecção. A íngua deve durar, no máximo, um mês. Se ela não sumir, crescer e endurecer, é hora de procurar um médico.

O que são linfonodos malignos?

Os linfonodos atípicos, malignos, são aumentados, endurecidos, fixos à planos profundos, indolores. O primeiro exame é o ultrassom, que fornece muitas informações sobre o aspecto morfológico do linfonodo, e mostra se ele é suspeito de ser câncer ou não.

Tem cura para linfonodos?

Como em outros tipos de cânceres, os linfomas possuem altos índices de cura, porém, quanto mais cedo diagnosticados, melhores serão os resultados. “A taxa de cura é grande, porém é de extrema importância que as pessoas fiquem atentas aos principais sintomas”, aponta Dr. Sérgio Padilha.

Qual câncer aumenta linfonodos?

Linfoma é um câncer que surge quando um linfócito se transforma em célula maligna, capaz de crescer descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas (também chamadas de clones), levando ao inchaço dos gânglios, muitas vezes chamados de ínguas.

Quais são os sintomas de quem tem linfonodos?

Os sintomas e sinais de linfonodos aumentados que devem ser avaliados pelo médico são:
  • Presença de inchaço, caroço ou edema por dias;
  • Linfonodo com secreção purulenta;
  • Vermelhidão;
  • Aumento de temperatura local;
  • Dor local;
  • Febre;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Sensação de cansaço.

Qual tamanho do linfonodo normal?

Linfonodos normais têm menos de 1cm de diâmetro e consistência elástica; são indolores à palpação e móveis em relação às estruturas adjacentes. Alterações desse padrão podem sugerir causas de linfadenopatia.

O que é linfonodo de aspecto Inespecifico?

O relato de aspecto inspespecífico refere-se ao fato de não ter características que sugiram malignidade. Converse com seu médico assistente para avaliar se há necessidade de alguma abordagem da lesão ou se vai ser feito acompanhamento apenas.

Quanto tempo demora para um linfonodo sumir?

Muitas vezes o tempo é o melhor parâmetro, pois após duas semanas, o linfonodo reacional regride. Por vezes é necessário realizar sorologias para algumas doenças virais, como CMV, EBV, HIV, HTLV, hepatites.

Quando Biopsiar um linfonodo?

A biópsia de linfonodo é muito comum quando há suspeita de linfoma, de tumores metastáticos ou, ainda, quando é necessária uma maior quantidade material para futuros estudos histológicos, pois oferece uma representatividade adequada para culturas e análise patológica.

Qual é a causa do linfonodo?

Isso porque a maioria das causas do aumento dos linfonodos é relacionada a uma resposta a infecções virais ou bacterianas. Os linfonodos são pequenas estruturas do sistema linfático que se agrupam em algumas áreas do corpo, formando um aglomerado chamado “gânglios linfáticos”.

Como é o caroço do linfoma?

Muitas vezes, o único sintoma é o aparecimento de um carocinho, que é um nódulo inchado e indolor no pescoço, no tórax, no abdome ou na virilha, o que leva o paciente a uma consulta médica e, posteriormente, ao diagnóstico.

Qual a diferença entre linfonodos e câncer?

Os linfonodos normais são pequenos e podem ser difíceis de serem detectados, mas quando há uma infecção, inflamação ou câncer, os gânglios podem aumentar de tamanho. Os localizados próximos da superfície do corpo, podem aumentar de tamanho e serem sentidos com os dedos, e alguns podem até ser vistos.

Como saber se o linfonodo está comprometido?

Para identificar este linfonodo, é realizado um exame de linfocintilografia. Ele consiste em injetar uma substância radioativa no paciente, que vai percorrer a rota linfática que sai do local do tumor e identificar a localização do linfonodo sentinela. Depois de determinado onde ele está, é necessário analisá-lo.

Quando desconfiar de linfonodo?

Procure um médico se notar a presença de uma íngua (gânglio aumentado) no pescoço, axila, virilha, especialmente se ela não for dolorosa, tiver crescimento rápido e você não apresentar nenhum outro sinal de infecção (como febre e mal estar);

Artigo anterior
Quais são as duas principais características do Sistema Toyota de Produção?
Artigo seguinte
Para que serve o whey como tomar?