É um conceito da filosofia de Epicuro?
Perguntado por: Andreia Débora Reis Ferreira Paiva | Última atualização: 28. März 2025Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)
Epicuro valorizava o prazer intelectual, a ataraxia (tranquilidade da mente), e a aponia (ausência de dor). Ele também tinha uma visão materialista do universo, acreditando que tudo é composto por átomos. Epicuro morreu em 270 a.C., mas suas ideias sobre a busca da felicidade e a vida ética continuam influentes.
Qual o conceito de Epicuro?
O epicurismo é uma corrente filosófica surgida na Grécia Antiga no século IV a.C. Segundo o pensamento pregado por seus adeptos, o estado individual de plenitude - em que o sujeito tem total liberdade, tranquilidade e está livre dos medos - está diretamente ligado com a busca pelos prazeres moderados.
Quais são os 4 princípios de Epicuro?
Para isso, foram escolhidos quatro princípios epicuristas, que são a felicidade, a serenidade, a simplicidade e as sensações, para serem analisados com quatro poemas de Caeiro: IX – Sou um Guardador de Rebanhos; XXI – Se Eu Pudesse; I – Quando Eu Não Te Tinha; XLIX – Meto-me para Dentro.
Qual era o objetivo da filosofia de Epicuro?
O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, estado caracterizado pela aponia, a ausência de dor (física) e ataraxia ou imperturbabilidade da alma. Ele buscou na natureza as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer.
Qual foi a proposta de Epicuro?
Epicuro manda uma vida simples, mas de prazer. É a proposta de uma vida tranquila, fácil e agradável, que não busca cena nem a satisfação dos outros, mas o equilíbrio de si.
Epicurismo (resumo) | FILOSOFIA
Quais são os 3 desejos para Epicuro?
- Necessários e naturais: comer, beber, dormir...;
- Não necessários e naturais: desejo sexual, desejo de extravagâncias alimentares...;
- Não necessários e não naturais: os desejos ilimitados de poder, ganância...
Qual é o pensamento de Epicuro sobre a felicidade?
felicidade é algo primordial no epicurismo: quando ela está presente, tem-se tudo; e quando ela não está, faz-se de tudo para alcançá-la (Epicuro, n.d./2002). Retomando a emblemática declaração do filósofo, tem-se que "o prazer é o início e o fim de uma vida feliz" (p.
Qual é a principal ideia do estoicismo?
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
Como Epicuro entendia o prazer?
Nesse sentido, Epicuro enfatiza que uma das maneiras de alcançar a tão sonhada felicidade é por meio do prazer, porém não é o prazer apenas por prazer, e sim aquele prazer que traz serenidade de espírito, que é livre de dor e de qualquer espécie de sofrimento corporal, ou seja, a saúde da alma.
O que é a morte para Epicuro?
Fiel a este materialismo, Epicuro elabora suas reflexões quanto à morte. Acredita que somos um corpo formado por átomos e que, portanto, quando estes átomos chegam ao fim, morremos. Vivemos o tempo necessário de nossa existência. Para Epicuro não devemos temer a morte, porque ela nada significa a nós.
O que o epicurismo influenciou?
O epicurismo, principalmente após a morte de seu instituidor, adquiriu um caráter quase religioso, e influenciou extraordinariamente a Grécia e o mundo romano, até o século IV.
O que é liberdade para Epicuro?
Em Epicuro a ideia de “liberdade” (eleuthería) é ligada a ideia de “afirmação de si” (autárkeia), uma vez que “liberdade” para Epicuro significa o “exercício da sabedoria” por meio da autonomia do “sábio” (sophós, prhóneo) quando este é livre para agir segundo o pensamento.
Quem é o pai do estoicismo?
Baseado nas leis da natureza, o estoicismo foi fundado pelo filósofo grego Zenão de Cítio ou Zênon de Cítion (333 a.C – 263 a.C), e perdurou até III d.C, espalhando-se não só pela Grécia mas em Roma também.
Como saber se sou estoico?
- Virtude como único caminho para a felicidade;
- Ações baseadas na razão e não na emoção;
- Prazer como inimigo da sabedoria;
- Ataraxia: Ética baseada na indiferença aos acontecimentos externos, do mundo;
- Autarquia: Controle de si mesmo, das realidades interiores, das virtudes;
Qual é a grande lição do estoicismo?
O que é estoicismo
Ela é uma escola de filosofia prática que ensina como as pessoas podem viver uma boa vida, focando naquilo que é possível controlar. Ela parte do pensamento que precisa escolher um problema que te incomoda e que esteja ao seu alcance para mudar.
Como a alma seria formada Segundo Epicuro?
A propósito, cumpre-nos observar que, segundo o atomista e materialista Epicuro, até mesmo a alma é um composto de átomos, átomos esses por ele qualificados de “sutis”, mas, “de qualquer modo, de natureza material”. Assim sendo, conclui, estão sujeitos, como os do corpo, à desintegração.
Por que Epicuro valoriza tanto a filosofia como meio de vida para o ser humano?
Epicuro acreditava que a filosofia é o melhor caminho para se chegar à felicidade, que para ele significava se libertar dos desejos. A filosofia é um instrumento para alcançar a felicidade pois através dela o homem vai libertar-se do desejo que o incomoda.
Quais são os 4 remédios para alma Segundo o epicurismo?
Para evitar a imperturbabilidade da alma e garantir a ataraxia, Epicuro recomenda os seus quatro “remédios”: 1) Não se deve temer os deuses; 2) Não se deve temer a morte; 3) O Bem não é difícil de se alcançar; 4) Os males não são difíceis de suportar.
Como funciona o Paradoxo de Epicuro?
O Paradoxo de Epicuro, atribuído ao filósofo Epicuro, corresponde à formulação clássica do problema da existência de Deus e do mal simultaneamente: "Ou Deus quer impedir o mal e não pode, ou pode mas não quer. Se quer mas não pode, é impotente. Se pode mas não quer, então é malévolo.
Qual a diferença entre hedonismo e epicurismo?
O epicurismo tem como um dos objetivos a ausência da dor, e assim o prazer tem um papel mais passivo, e o indivíduo deve renunciar a coisas que possam originar dor e sofrimento. No caso do hedonismo , a busca pelo prazer é aconselhada intensamente, levando também em conta os prazeres sexuais.
Quem criou o Paradoxo de Epicuro?
Atribuição e variações. Carnéades poderia ser o verdadeiro autor do paradoxo atribuído a Epicuro. Não há qualquer texto de Epicuro que nos confirme a sua autoria do argumento.
Como o epicurismo poderia ser aplicado nos dias atuais?
Atualmente, essa mentalidade “epicurista” é expressa no sistema social, cultural e comportamental, voltados para o prazer pelo prazer, o hedonismo. O fim do homem torna-se a sensação prazerosa, “elas por elas”. Então confundem prazer com felicidade.
Qual é o fim último para Epicuro?
Compreendido, portanto, como um bem por natureza, o prazer é considerado como o princípio e o fim último (archê kai télos) da vida feliz (EPICURO, 2002, p. 37). Ele é o princípio porque a felicidade começa quando se experimenta o prazer, e é o fim porque assim que termina o prazer, encerra igualmente a felicidade.
Em que pode trabalhar um psicanalista?
Como fazer uma arte digital no celular?