Qual a diferença entre jurisdição contenciosa e voluntária?

Perguntado por: Tomé Carneiro Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

A jurisdição voluntária não apresenta conflito de interesses, não havendo uma coisa a ser julgada. Dessa forma, não existe uma sentença, mas sim um procedimento, ao contrário da jurisdição contenciosa, onde o juiz age a partir de um conflito de interesses, julgando um processo e determinando o que deve ser feito.

O que é uma jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Trata-se de uma atividade estatal de integração e fiscalização, isto é, busca-se do Poder judiciário a integração da vontade, para torná-la apta a produzir determinada situação jurídica.

O que é a jurisdição contenciosa?

Na jurisdição contenciosa, a sentença sempre favorece uma das partes em detrimento da outra, já que ela decide um conflito entre ambas. Pede-se ao juiz que dê uma decisão, solucionando um conflito de interesses, que lhe é posto, diretamente, para julgamento.

São características da jurisdição contenciosa?

De acordo com Maximilianus Führer, a Jurisdição contenciosa "é a Jurisdição própria ou verdadeira" (FÜHRER, 1995, p. 45) . Nessa atividade, o juiz compõe os litígios entre as partes. Tem como características a ação, a lide, o processo e o contraditório ou sua possibilidade.

Quais são as características da jurisdição contenciosa e da jurisdição voluntária?

A jurisdição voluntária não apresenta conflito de interesses, não havendo uma coisa a ser julgada. Dessa forma, não existe uma sentença, mas sim um procedimento, ao contrário da jurisdição contenciosa, onde o juiz age a partir de um conflito de interesses, julgando um processo e determinando o que deve ser feito.

04 - Jurisdição Voluntária x Jurisdição Contensiosa

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características da jurisdição?

A jurisdição é a realização do Direito por um terceiro imparcial em uma situação concreta. Trata-se de uma das funções do Estado. São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

Quais são os procedimentos de jurisdição contenciosa?

Jurisdição Contenciosa: Procedimentos em que efetivamente há um conflito de interesses a ser resolvido pelo Poder Judiciário; e.
...
Ações de Procedimento Especial:
  • Ação de consignação em pagamento;
  • Ação de exigir contas;
  • Ações possessórias;
  • Inventário e partilha;
  • Embargo de terceiros;
  • Ações de família;
  • Ação monitória.

O que é um contencioso?

Trata-se da área que lida com os conflitos já estabelecidos e que não puderam ou poderão ser resolvidos por métodos alternativos. No contencioso judicial, como o próprio nome diz, os litígios dependem da resolução de um magistrado ou até mesmo de um árbitro, caso as partes optem pela arbitragem.

O que é jurisdição contenciosa o que é jurisdição voluntária e no CPC 15 quais são essa ações?

Vimos que a jurisdição é função exercida pelo Estado, através do juiz, onde se solucionam causas que lhe são submetidas, mediante um processo. Havendo conflito de interesses entre duas partes, trata-se de jurisdição contenciosa. Não havendo, será caso de jurisdição voluntária.

Qual é a natureza jurisdicional da jurisdição voluntária?

Jurisdição Voluntária é a atividade de natureza jurisdicional exercida pelo Estado em processos cujas pretensões consistem na integração e aperfeiçoamento de negócios jurídicos que dependem do pronunciamento jurisdicional.

O que é jurisdição contenciosa novo CPC?

Jurisdição Contenciosa é quando há conflito entre as partes, ou seja, a parte busca no Judiciário (em juízo) a tutela jurisdicional do seu direito que foi violado (através de uma demanda, uma ação). ... Exemplo: uma ação de indenização (danos morais, danos materiais, danos estéticos etc.).

Quais são os tipos de jurisdição?

A jurisdição comum divide-se em civil e penal. incluso na civil as demandas de natureza comercial, previdenciária e administrativa. A Jurisdição Comum possui âmbito de atuação nas esferas federal, estadual e distrital. A Jurisdição Especial divide-se em trabalhista, militar e eleitoral.

O que é ser contencioso na Bíblia?

Que incita desconfianças; em que há dúvidas; duvidoso.

O que é contencioso de uma empresa?

Chamamos de contencioso todas as questões que possam se tornar objeto de contestação, disputas ou conflitos de interesses. Os advogados das mais diversas áreas atuam neste ramo. A versão mais moderna, e voltada para otimizar os resultados empresariais, é chamada de contencioso estratégico.

Qual a diferença entre consultivo e contencioso?

O grande problema do contencioso é o seu alto custo e a sua morosidade, com um Poder Judiciário exacerbado de processos é inevitável que demandas simples demorem anos. A Advocacia consultiva tem como objetivo principal evitar demandas judiciais.

São procedimentos especiais de jurisdição contenciosa exceto?

De acordo com as disposições do Código de Processo Civil sobre os procedimentos especiais (Livro IV), são considerados de jurisdição contenciosa, EXCETO,
  • a) consignação em pagamento.
  • b) inventário e partilha.
  • c) remoção de tutor ou curador.
  • d) juízo arbitral.

Quais são as espécies de procedimentos previstos no CPC 15?

No Código de Processo Civil de 2015 temos três deles: (a) execução contra a Fazenda Pública (art. 910); (b) execução de alimentos (art. 911); e (c) execução por quantia contra devedor insolvente (que continua regida pelos arts. 748 a 786-A do CPC/1973, por conta do que dispõe o art.

Quais os procedimentos existentes no novo CPC?

O Procedimento Comum no Novo CPC é constituído por 4 fases sendo elas: a) Postulatória; b) Saneatória, c) Instrutória e por último, d) Decisória. Como explica Giuseppe Chiovenda procedimento comum é o que se aplica às causas para as quais não seja previsto algum procedimento especial.

Quais são os elementos da jurisdição?

A doutrina moderna entende que são elementos da jurisdição o poder de decisão, o poder de coerção e o poder de documentação, enquanto, para a concepção clássica, tais elementos são notio, vocatio, coertio, iudicium e executio.

Quais são os princípios inerentes à jurisdição?

São inerentes à jurisdição os princípios do juiz natural, da improrrogabilidade e da indelegabilidade.

O que é jurisdição e seus princípios?

O termo jurisdição vem do latim, que significa dizer o direito (juris=direito, dição=dizer). Trata-se do poder e prerrogativa de um órgão (no Brasil, é o Poder Judiciário), de aplicar o direito, utilizando a força do Estado para que suas decisões sejam eficazes.

Quem quer ser contencioso?

1 Coríntios 11:16 - Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. - Bíblia.

O que a Bíblia diz sobre o avarento?

O sábio bíblico tem consciência de que a ganância, a cobiça, em suma, a avareza, “acabam com a vida do seu dono” (Provérbios 1,19) e “quem lucra com ganhos desonestes perturba sua própria casa, mas quem odeia ofertas de suborno viverá” (Provérbios 15,27).

O que é jurisdição inferior e superior?

É chamada de jurisdição inferior a que é exercida por juízes que possuem contato desde o principio do processo. Já as jurisdições superiores são aquelas que recebem recursos contra decisões proferidas pelos juízes inferiores.

O que é jurisdição exemplo?

A partir do sentido figurado da palavra jurisdição, esta significa influência ou poder. Exemplo:”Eu não consegui resolver o conflito entre os dois, porque não fazia parte da minha jurisdição”. Etimologicamente, o termo jurisdição vem do latim "juris" e "dicere", que significa “dizer direito”.

Artigo anterior
Quem são os homens mais bonitos do Mundo 2021?
Artigo seguinte
Quanto a poupança rende ao ano 2022?