Qual a diferença entre investigado e indiciado?

Perguntado por: Fernando Xavier Barbosa Lourenço  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

Investigado: Investigado é uma pessoa que tem contra si um inquérito policial aberto. Por não haver uma ação em andamento, ele não é considerado réu. Indiciado: O investigado passa a ser indiciado quando o inquérito policial aponta um ou mais indícios de que ela cometeu determinado crime.

Quando a pessoa é indiciada o que acontece?

Ser indiciado, isto é, ser apontado como autor do crime pelos indícios colhidos no inquérito policial, implica constrangimento, pois tal informação constará da folha de antecedentes do indivíduo, tornando-se, permanente, ainda que o inquérito, posteriormente, venha a ser arquivado.

Qual a diferença entre acusado e indiciado?

A palavra acusado no mundo jurídico serve para indicar a pessoa contra a qual há um processo. Se contra a pessoa há apenas um inquérito policial, dizemos que a pessoa é indiciada. Na dúvida, diga apenas suspeito, que é um termo genérico.

O que acontece quando uma pessoa está sendo investigada?

Em primeiro lugar o importante é ter calma, ser investigado não significa que você será necessariamente denunciado ou sequer preso. O inquérito é a fase pré-processual, ou seja, não há nem um processo ainda nesta fase. Ele serve para que a polícia possa apurar e esclarecer os fatos.

Como saber se você está sendo investigado pela polícia?

Dessa forma, procure pela aba Atestado de Antecedentes Criminais, no site da Polícia Civil do estado que você deseja ou no site da Polícia Federal e apenas com o número do RG, nome completo e data de nascimento, você consegue emitir um Atestado de Antecedentes.

Qual a diferença entre investigado, indiciado, denunciado e réu?

31 questões relacionadas encontradas

Como saber se seu nome está sendo investigado?

Como saber se meu nome está na delegacia? A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente.

Como saber se um BO virou inquérito?

Como saber se o BO virou inquérito? Cabe então requerer uma certidão aos órgãos encarregados da investigação criminal (Polícia Judiciária ou Ministério Público) para que indiquem se há menção ao seu nome em algum inquérito policial ou procedimento investigatório criminal.

Quanto tempo dura um processo de investigação?

Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto.

Quanto tempo uma investigação vira processo?

Como regra geral do artigo 10 do Código de Processo Penal, o inquérito policial será concluído em 10 dias se o indiciado estiver preso, e em 30 dias no caso de não existir prisão cautelar.

Quanto tempo uma pessoa pode ser investigada?

O artigo 10 do Código de Processo Penal estabelece, como regra geral [2], o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito policial, caso o indiciado esteja solto.

O que significa ser investigado?

Porém, quando se refere a investigado, nada mais é do que a pessoa que está sendo alvo de investigação.

Quando o delegado pode indiciar?

O indiciamento só pode ocorrer a partir do momento em que reunidos elementos suficientes que apontem para a autoria da infração penal, quando, então, o delegado de polícia deve cientificar o investigado, atribuindo-lhe, fundamentadamente, a condição jurídica de “indiciado”, respeitadas todas as garantias ...

O que é ser indiciado em inquérito policial?

Conceito. O indiciamento é o ato policial no qual o Delegado de Polícia indica quem se julga, em princípio, ser o autor do fato.

O que vem antes do indiciamento?

Indiciamento é um ato formal da Autoridade Policial realizado eventualmente durante o inquérito policial. Ele acontece quando a polícia está convencida de que uma pessoa é a responsável por uma infração penal. Antes do indiciamento, o indivíduo é considerado apenas suspeito ou sob investigação.

Quem é o responsável pelo indiciamento do investigado?

Indiciar é o ato pelo qual a autoridade policial de carreira (Delegado de Polícia), estadual ou federal, de modo privativo (Lei nº 12.830/13), aponta na presidência de procedimento administrativo criminal determinado suspeito como o autor, coautor ou partícipe de uma infração penal, comprovada a materialidade, quando ...

O que acontece se o delegado não indiciar?

A prática rotineira e indevida de não indiciar quando cabível, sem justificativa, ou de indiciar sem fundamentar, pode vir a provocar eventual perda da relevante decisão que pode passar para outra instituição, reduzindo a função da autoridade de polícia, como já ocorreu com a busca domiciliar independente de ordem ...

Quanto tempo um inquérito pode ficar parado?

O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

O que vem depois da investigação criminal?

Já a ação penal é um momento posterior ao inquérito policial. Ela passa a existir quando, após a conclusão do inquérito pela polícia, o Ministério Público decide levar o caso à Justiça por entender que há fortes indícios de que o caso ocorreu e que tal pessoa (ou tais pessoas) cometeu esse ato.

Quanto tempo para encerrar inquérito?

Atualmente, o art. 10, caput, primeira parte do Código de Processo Penal, dispõe ser de 10 dias o prazo para a conclusão do inquérito policial na hipótese de indiciado preso.

Quais são as etapas de uma investigação?

As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.

Quais são as etapas do processo de investigação?

Para realizar uma investigação científica, é necessário executar as seguintes etapas:
  • Observar. O primeiro passo na condução de uma investigação científica é observar, ou seja, identificar um fenômeno que queremos testar. ...
  • Faça uma pergunta. ...
  • Construa uma hipótese. ...
  • Teste a tese. ...
  • Comunique os resultados.

Quais são os passos de uma investigação?

As etapas do método científico envolvem:
  • observação;
  • questionamento;
  • construção de hipóteses;
  • experimentação;
  • análise das hipóteses;
  • conclusão.

Quem faz BO é intimado?

Em outras palavras, quando alguém faz um Boletim de Ocorrência (BO) a atribuição da autoridade policial é investigar o ocorrido e para isso intima as partes que tem relação com os fatos narrados.

Quanto tempo dura uma investigação da Polícia Civil?

A segunda corrente, majoritária e que reputamos mais acertada, assevera que o prazo mínimo para conclusão das investigações é de 10 dias, sendo que, em perdurando a prisão temporária por mais tempo, o prazo para término das investigações lhe acompanhará.

O que acontece depois de prestar esclarecimentos na delegacia?

Quando uma pessoa é convocada para prestar esclarecimentos em uma delegacia, geralmente isso indica que ela está envolvida em uma das fases finais de um inquérito policial. Este momento é importante e pode determinar o rumo das investigações.

Artigo anterior
Qual ar é melhor para desembaçar o vidro?
Artigo seguinte
O que é avaliado na competência 2?