Qual a vantagem do método de custeio por absorção?
Perguntado por: João Fonseca Antunes | Última atualização: 1. November 2024Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)
A maior vantagem do método de custeio por absorção é que ele facilita a averiguação do custo total de cada produto. Porém, a sua desvantagem é que dependendo de como é feito o rateio dos custos pode distorcer a margem real do produto.
Quais as vantagens do método de custeio por absorção?
Entre as vantagens, Padoveze (2000, p. 50) considera que a mais óbvia vantagem do custeamento por absorção é que ele está de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) e as leis tributárias.
Qual é a principal vantagem do custeio variável?
As vantagens proporcionadas pelo custeio variável são basicamente com relação à produção de informações para as tomadas de decisão (por exemplo, quais produtos, linhas de produtos, áreas, clientes, segmentos são mais lucrativos, etc).
Quais as vantagens do custeio por departamentalização?
se tenha uma melhor e mais correta distribuição dos custos indiretos aos produtos, assim, se comete menos injustiças na hora de arbitrar valores ao preço de vendas do produto com base nos seus custos de produção.
Quais são os métodos de custeio por absorção?
CUSTEIO POR ABSORÇÃO Consiste na apropriação de todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis) à produção do período, enquanto os demais gastos devem ser considerados como despesas e contabilizados no resultado (VICECONTI; NEVES, 1998; LEONE, 2000; CREPALDI, 2009; MARTINS, 2010).
AULA 8 | CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Quais as principais vantagens e desvantagens do custeio por absorção?
A maior vantagem do método de custeio por absorção é que ele facilita a averiguação do custo total de cada produto. Porém, a sua desvantagem é que dependendo de como é feito o rateio dos custos pode distorcer a margem real do produto.
Qual objetivo do custeio por absorção?
Custeio por Absorção é um método para apurar os custos do produto, cujo objetivo é ratear todos os seus elementos (fixos e variáveis) em todas as fases do processo de produção. Dessa forma, o custo é absorvido no momento em que se atribui a ele a algum produto ou unidade de produção.
Qual é o melhor método de custeio?
Concluiu-se que o método de custeio mais apropriado é o custeio variável, devido considerar para sua apuração de custo, apenas os custos variáveis, atingindo dessa forma um resultado viável para aplicação de indicadores que são utilizados para auxiliarem os gestores na tomada de decisão.
Qual é o melhor método de custeio a se utilizar?
O método de custeio padrão é eficiente para processos produtivos. Ele localiza os pontos onde há desvios de recursos ou falhas ao comparar valores com o custo real e utilizá-los como fundamento para determinar despesas efetivas.
Qual o método de custeio mais utilizado?
Custeio variável
Esse método é o mais utilizado pelas empresas e é um tipo de cálculo que só faz uso dos dados ligados aos custos variáveis diretos ou indiretos, não considerando os fixos.
Quais as desvantagens do método de custeio por absorção?
a) A principal desvantagem do custeio por absorção consiste na utilização dos rateios para distribuir os custos indiretos entre os departamentos e/ou produtos.
O que é o sistema de custeio por absorção?
Custeio por absorção
Ele consiste em agrupar todos os custos fixos no custo final de cada produto ou serviço vendido. É conhecido como custeio integral ou custo integral, justamente por absorver todos os custos da produção e repassá-los para cada produto final vendido.
Qual a diferença de custeio por absorção é variável?
Os dois métodos estudados foram: o custeio por absorção, que é o custo final de cada produto fabricado ou vendido pela empresa e o custeio variável, que varia de acordo com a produção e venda da fabricação.
Quais são as principais características do custeio por absorção?
Segundo Severiano Filho e Melo (2006), uma característica adotada pelo Custeio por Absorção é o foco no processo produtivo e o objetivo no ganho da empresa, medido como é a diferença entre a Receita Total e o Custo Total, apurados em certo período.
O que é custeio por departamento?
Custeio departamental é um dos vários sistemas que são utilizados no custeamento de produtos. Por meio desse sistema é feita a atribuição dos custos indiretos por departamentos – ou centros de custos –, para depois serem alocados aos produtos.
Por que o método de custeio por absorção é o único aceito pelo Fisco?
O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação. Além disso, é o único aceito pelo Imposto de Renda.
Qual o método de custeio mais utilizado no Brasil?
No Brasil, o custeio por absorção é o método mais utilizado pelas empresas, principalmente devido à sua conformidade com os requisitos legais e fiscais estabelecidos pela legislação brasileira.
Qual sistema de custeio fornece o menor lucro?
Assim, em uma indústria em que nem todos os produtos são vendidos dentro de determinado período, o custeio variável tende a apresentar a menor margem de lucro, uma vez que os custos fixos são lançados de uma vez no resultado.
Qual o método de custeio aceito no Brasil?
Tradicionalmente, no Brasil, o método de custeio utilizado pela contabilidade financeira é o Custeio por Absorção, no qual os custos indiretos são alocados aos produtos e serviços por meio de rateios.
São três os métodos de custeio mais usados no Brasil?
Os mais usados são o método de custeio variável, o método de custeio por absorção e o método ABC (do inglês Activity Based Costing), baseado em atividades. Cada um tem a sua particularidade, por isso, abaixo, vamos contextualizá-los.
Qual o objetivo do método de custeio?
O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...
Como è caracterizado o custeio por absorção Assinale a alternativa correta?
A alternativa correta é a letra b. O método de custeio por absorção consiste em um método de atribuição de custos diretos, indiretos, fixos e variáveis aos produtos.
Qual o primeiro passo para executar o custeio por absorção?
O primeiro passo, independente do método escolhido, é separar seus custos com cuidado. É importante lembrar que, nesse caso, apenas eles serão considerados e as despesas serão deixadas de lado. Então, o custeio por absorção pode ser obtido da atribuição dos custos.
Quando abordamos o custeio por absorção?
Quando abordamos o custeio por absorção, o Custo de Produção no Período é composto por custos fixos e custos variáveis. Portanto, a alternativa correta é a letra b).
Quando surgiu o custeio por absorção?
O Custeio por Absorção surgiu no início do século passado e se con- formava perfeitamente ao paradigma fordista-taylorista. O chão de fábrica é o foco do Custeio por Absorção. Nesse sentido, pode ser considerado como uma ferramenta eficaz para controle e redução dos custos de processo.
O que é spotify?
O que São Gabriel protege?