Qual a diferença entre infecção de garganta viral e bacteriana?

Perguntado por: Francisca Alícia Monteiro de Torres  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (62 avaliações)

Nas amidalites por vírus, a infecção atinge a região das amídalas e faringe e deve ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios simples. Já nas amidalites bacterianas, que provocam grande inflamação nas amídalas associada ao aparecimento de placas de pus na região, é necessário o uso de antibióticos específicos.

Como saber se a infecção é viral ou bacteriana na garganta?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Como distinguir entre infecção viral e bacteriana?

A diferença se dá pela evolução da doença: os vírus necessitam de células para se reproduzir, portanto a doença progride conforme as estruturas celulares são afetadas. As bactérias, no entanto, podem circular livremente pelo organismo e causar o avanço da infecção conforme se espalham.

Quais são os sintomas de uma infecção bacteriana?

Eles são: tosse, espirro, febre, inflamação, catarro, fadiga, entre outros.

Como saber se dor de garganta precisa de antibiótico?

Antibióticos. São indicados quando ocorre uma infecção por bactérias, como faringoamigdalite (faringites e amigdalites). Geralmente, os sintomas são mais intensos e prolongados.

Infecção viral e bacteriana | Dr. Salim CRM 43.163

43 questões relacionadas encontradas

Como reconhecer dor de garganta bacteriana?

Sintomas de amigdalite bacteriana
  1. Dor de garganta intensa;
  2. Dificuldade para engolir;
  3. Febre alta;
  4. Calafrios;
  5. Pontos brancos na garganta (pus);
  6. Perda de apetite;
  7. Dor de cabeça;
  8. Inchaço das amígdalas.

É possível curar infecção bacteriana sem antibiótico?

As oportunidades não antibióticas para tratar infecções bacterianas graves existem como opções possíveis e são descritas abaixo: Dispositivos de hemofiltração: os filtros extracorpóreos de remoção de patógenos, que podem ligar e remover uma série de patógenos do organismo, estão em desenvolvimento.

Quanto tempo dura uma infecção bacteriana na garganta?

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

Quantos dias dura infecção bacteriana?

No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo. Em casos leves, por exemplo, o indivíduo pode se recuperar dentro de 3 dias, mas, em casos graves, pode durar meses para se restabelecer.

Pode haver infecção bacteriana sem febre?

Não. Febre é um dos sinais que pode estar presente. Entretanto, posso ter infeção sem febre, principalmente em imunodeprimidos, diabéticos, idosos...

Como é a febre de infecção bacteriana?

É o aumento da temperatura acima de 37°C, quando medida na axila (o que é mais comum entre nós) ou acima de 37,5°C, se avaliada oralmente, ou, ainda, acima de 38°C, quando medida no reto. O organismo infectado reage com febre para ajudar o sistema imunológico a combater a infecção.

Qual é pior infecção bacteriana ou viral?

Infecção bacteriana costuma causar sintomas mais graves

“Geralmente, as infecções bacterianas apresentam sintomas mais graves. A pessoa fica bastante prostrada, abatida, e há maiores chances de complicações. Na infecção viral, os sintomas costumam vir mais leves”, afirma a pediatra Flávia Bello.

Como tratar infecção bacteriana na garganta?

Se a infecção for bacteriana, por exemplo, só será combatida com o uso de antibióticos. Por isso, é muito importante se consultar com o médico e tomar os medicamentos adequados. Se for crônica, o mais indicado é a cirurgia. Dessa maneira, nunca substitua o tratamento receitado por um especialista por métodos caseiros.

Qual é o melhor antibiótico para infecção de garganta?

Alguns antibióticos, como amoxicilina, azitromicina e cefalexina, podem ser indicados para auxiliar no tratamento da garganta inflamada, ajudando a aliviar sintomas, como ardência e queimação na garganta, febre, dor de cabeça, dor ou dificuldade para engolir.

Como saber o tipo de infecção na garganta?

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Quando a dor de garganta pode ser preocupante?

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

O que mata infecção bacteriana?

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.

Porque a infecção bacteriana é perigosa?

As bactérias podem causar doença ao produzirem substâncias nocivas (toxinas), ao invadirem tecidos ou ambos. Algumas bactérias podem desencadear inflamações que podem afetar o coração, os pulmões, o sistema nervoso, os rins e o trato gastrointestinal.

O que acontece se não tratar infecção bacteriana?

A infecção, nesses casos, pode limitar-se a um único órgão, entretanto, gera uma resposta inflamatória em todo o organismo, o que pode levar ao comprometimento de outros órgãos e, em alguns casos, levá-los à falência. A sepse é a principal causa de morte por infecção no planeta.

Quando a infecção de garganta é grave?

Busque ajuda quando a inflamação evoluir para aumento da febre e dificuldade de comer. Outros sintomas intensos também podem ser sinal de alerta: prostração [mal-estar geral] importante, febre elevada que não passa, mesmo com o uso de antitérmicos.

Como desinflamar a garganta rápido?

As dicas são:
  1. faça inalação, para que a sua garganta fique hidratada;
  2. beba bastante água;
  3. invista em alimentos e líquidos quentes, que aliviam a dor;
  4. repouse, evitando falar muito;
  5. prefira alimentos líquidos ou pastosos;
  6. faça uso de pastilhas que deixem a região da garganta “anestesiada”, reduzindo o desconforto.

Quanto tempo dura a febre da amigdalite bacteriana?

A duração da sintomatologia costuma variar entre 5 a 7 dias.

Quando tem placa na garganta tem que tomar antibiótico?

Toda dor de garganta deve ser tratada com antibiótico? A principal causa de dor de garganta são os vírus, justamente um micro-organismo que não deve ser tratado com antibióticos.

Como desinflamar a garganta sem antibiótico?

18 opções de remédio caseiro para garganta inflamada
  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Chá de orégano com limão. ...
  3. Alho para garganta inflamada. ...
  4. Gargarejo com bicarbonato de sódio. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Gengibre para garganta inflamada. ...
  7. Chocolate 70% cacau. ...
  8. Vinagre de maçã

Como se pega a amigdalite bacteriana?

Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar. Também pode ser provocada quando se compartilha objetos pessoais como copos, xícaras, escovas de dentes, garrafas de água, garfos, colheres etc. com outras pessoas, especialmente se estiverem doentes.

Artigo anterior
Qual maré para ver o caminho de Moisés?
Artigo seguinte
Como podem ser classificados o transporte público?