Qual a diferença entre Ibeji e Erê?
Perguntado por: Patrícia Campos de Monteiro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)
Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.
Quem são os Ibejis?
Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.
Quem é o pai de Ibeji?
O Nascimento dos Ibejis
Os Ibejis são filhos de Iansã e Xangô. Ao dar a luz as crianças, ela os repudiou, os abandonando nas águas de um rio.
Quem tem Erê?
São gêmeos e representam as crianças. Na Umbanda, com o sincretismo, cultua-se São Cosme e Damião. No Candomblé, o Erê tem significado diferente do que na Umbanda. Na verdade a própria expressão "Ere" é mais utilizada no Candomblé, já na Umbanda utiliza-se o termo "Ibejada" por serem bem distintos entre as duas linhas.
O que são os eres?
Quem são os Erês
Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás. Apesar de serem identificados como crianças, devido a sua pureza e inocência são, na verdade, seres encantados, que jamais se personificaram na forma humana.
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE IBEJI, IBEJADA E ERÊ?
Como chama Erê?
Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...
Como saber qual é o meu Erê?
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Como chamar os Erês?
Oração aos Erês
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês! representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção Me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
O que é Erês?
O Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá. Durante o ritual de iniciação, o Erê é de suma importância, pois é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do Orixá do recém-iniciado.
Qual a história dos Erês?
Os ERES são filhos paridos por Iansã, mas abandonados por ela, que os jogou nas águas. Foram abraçados e criados por Oxum como se fossem seus próprios filhos. Por esse motivo, os ERES passam a ser saudados em rituais específicos de Oxum e, nos grandes sacrifícios dedicados à deusa, também recebem oferendas.
O que pode pedir aos Erês?
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
Quem é Erê na Umbanda?
Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar".
São Cosme e Damião Erês?
Diferentemente do Catolicismo, no Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado apenas em 27 de setembro. A data faz referência à festa dos erês [a criança que existe em cada um] e é marcada, muitas vezes, pela distribuição de doces como forma de homenagear ou cumprir promessas feitas aos irmãos.
Quem já nasce feito no santo?
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
Quem é filho de Ibeji?
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Qual o Orixá mais perigoso?
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quem é Oxum Ibeji?
Sobre Ibeji – A Orixá da felicidade e proteção
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, o Orixá Ibeji é visto como filho da criação de Oxum e, por isso, os rituais dedicados a Oxum são também dedicados ao Ibeji. A principal característica dos gêmeos é o poder de desfazer trabalhos realizados por outros Orixás.
O que Os Ibejis gostam?
Quando se observa a fartura do "caruru dos meninos", celebrado neste sábado, a gourmandise desse orixá fica evidente. Aos gêmeos protetores da infância oferenda-se caruru e também acarajé, abará, vatapá, xinxim de galinha, farofa, rapadura, cana-de-açúcar...
O que pedir para Ibeji?
“Salve Ibeji, Orixá da continuidade da vida. Governadores da Falange Ibeijada. Orixá criança, que alegra nossos corações e marca o inicio nossa vida. Nos leve pelos caminhos da saúde, do amor e da prosperidade assegurando-nos a união e a fraternidade.
Como saudar Ibeji?
Sua saudação no Candomblé é "Onipé Ibéjì!" (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada!
Como fazer promessa a Ere?
“Saravá Erês da Umbanda! Como a beleza das flores da primavera, peço aos Erês que tragam a harmonia e a felicidade a minha vida. Nos Erês da Umbanda eu confio, e peço que abençoem minha casa com prosperidade e abundância.
Como incorporar pela primeira vez?
Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.
Como saber de quem eu sou filha na Umbanda?
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
Qual Orixá de Cosme e Damião?
Na tradição Iorubá, Cosme e Damião são o Orixá Ibeji ou Ibejis, filhos gêmeos de Inhaça e Xangô, que foram criados por Oxum.
Qual a religião de Cosme e Damião?
O professor Agnaldo Cuoco Portugal, do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), explicou que, na religião católica, Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos, considerados curandeiros - médicos na comunidade onde viviam.
Qual é o maior bioma brasileiro em extensão?
Como fazer um cronograma capilar para o cabelo crescer?