Qual a diferença entre hipertonia e hipotonia?

Perguntado por: Ana Fernandes  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (31 avaliações)

A hipertonia, como o próprio nome diz, corresponde a um aumento da resistência ao movimento passivo das articulações. Hipotonia será a diminuição da resistência ao movimento passivo de uma articulação.

Quais são as características clínicas da hipertonia e da hipotonia?

A hipertonia, contrariamente à hipotonia, caracteriza-se por tensão muscular exagerada ou permanente do músculo em repouso e pode refletir-se numa espasticidade ou numa rigidez muscular. Nos quadros espáticos verifica-se uma resistência tipo canivete “ponta e mola” e um aumento dos reflexos de contração.

O que é hipertonia de membros?

A hipertonia é o aumento anormal do tônus muscular, em que o músculo perde a capacidade de estiramento, podendo resultar em aumento da rigidez devido à sinalização constante de contração muscular.

Quais os tipos de hipotonia?

1) Hipotonia Primária: está relacionada ao comprometimento das estruturas que compõem a unidade motora (motoneurônio medular, raízes, nervos periféricos e músculos); 2) Hipotonia Secundária: decorrente de lesões do SNC, síndromes genéticas, doenças sistêmicas ou situações que afetem tendões e ligamentos.

O que é hipertonia plástica?

Definição de hipertonia

Na hipertonia plástica, o membro do corpo afetado mantém sua posição natural, mas, ao ser mobilizado, sofre resistência cada vez mais intensa até que o músculo cede e permite a mobilização. Esse tipo de hipertonia é bastante comum em algumas patologias, entre elas o mal de Parkinson.

Tônus Muscular: Hipotonia e Hipertonia

41 questões relacionadas encontradas

O que causa hipertonia elástica?

A causa principal de alteração no tônus é um desequilíbrio dos neurônios motores alfa e gama, que podem resultar em hipertonia elástica, definida como uma disfunção motora caracterizada por um aumento nos reflexos tônicos de estiramento.

Qual a diferença entre hipertonia e espasticidade?

Também chamada de “aperto” e “rigidez” dos músculos, a espasticidade muscular envolve paralisia, hipertonia (tensão permanente dos músculos em repouso) e incapacidade de controlar os músculos.

Como avaliar a hipotonia?

Outros testes para a hipotonia incluem:
  1. Tomografia automatizado ou varredura do CT ou varredura (MRI) da ressonância magnética para encontrar se há algum anomalia ou dano no sistema nervoso central.
  2. EEG (electroencefalograma) - teste para detectar as ondas de cérebro e a actividade de cérebro elétricas.

Quais os sinais de hipotonia?

Moleza, diminuição do tônus muscular e da força, perda rápida do peso, falta de controle parcial ou total da cabeça, dificuldades de respirar e deglutir são algumas das principais características da hipotonia.

Como saber se o bebê tem hipotonia?

O que pode indicar a hipotonia na infância?
  • não conseguir flexionar os cotovelos e joelhos;
  • pouco controle da cabeça;
  • apresentar atrasos no desenvolvimento motor, como engatinhar e andar;
  • dificuldade com habilidades motoras finas, como segurar um lápis de cor;
  • postura prejudicada;
  • dificuldade na fala;

O que é hipertonia de esfíncter?

“Os pacientes com fissura crônica, geralmente, têm hipertonia esfincteriana, que é a contração involuntária do ânus. A cirurgia é considerada de pequeno porte e, ao contrário das operações para tratamento das hemorroidas, não costumam provocar muita dor no pós-operatório”, afirma.

O que é paciente Espastico?

Espasticidade é quando ocorre um aumento do tônus muscular, envolvendo hipertonia e hiper-reflexia, no momento da contração muscular, causado por uma condição neurológica anormal.

O que é hipertonia em bebê?

Presente em todos os recém nascidos, a hipertonia é o aumento do tônus muscular normal, que é comum nos músculos inferiores e superiores do bebê. A hipertonia passa a ser anormal quando passa do 18º mês de vida do bebê, podendo causar perca de elasticidade e desalinhamentos ósseos.

Quais as características da hipertonia elástica?

A hipertonia elástica está relacionada à espasticidade, e ocorre a nível de lesão do trato corticoespinhal, passando pela decussação das pirâmides. ... “Durante o alongamento muscular do paciente com hipertonia elástica, após a execução do movimento, o membro volta instantaneamente para a posição de origem.

O que pode causar a hipotonia?

Essa diminuição do tônus muscular, de acordo com o médico, não é um problema de saúde em si, mas um sintoma de doenças do cérebro, da medula, dos nervos ou dos próprios músculos. Essas chateações se dão normalmente por falta de oxigênio antes ou depois do nascimento, falhas na formação cerebral e causas genéticas.

Quais são as alterações do tônus muscular?

O tônus muscular também pode variar dependendo se o músculo está ativo ou em descanso. Sabe-se que as alterações de tônus interferem em outras funções como: controle motor, equilíbrio, força muscular, nas deformidades e no processo de dor.

O que fazer com a hipotonia?

Tratamento da hipotonia
  1. Equipe da terapia. A equipe da terapia é geralmente multidisciplinar. ...
  2. Tipos de terapia para a hipotonia. ...
  3. Fisioterapia. ...
  4. Terapia ocupacional. ...
  5. Discurso e terapia da língua. ...
  6. Respiração ajudada. ...
  7. Revisão ortopédica. ...
  8. Intervenções de alimentação.

Como vencer a hipotonia?

Hipotonia é a diminuição do tônus muscular, característica frequente em crianças com síndrome de down. Para fortalecer o tônus e aprimorar os movimentos, aconselham que bebês com SD façam fisioterapia.

Como tratar hipotonia em crianças?

Em crianças com hipotonia, é muito importante estimular de forma adequada a realização de determinados movimentos, para evitar que o paciente tenha atrasos em seu desenvolvimento.

Como é feita a avaliação do tônus muscular?

O tono muscular é avaliado pela palpação dos músculos, movimentação passiva dos membros e balanço passivo de extremidades. ... Para avaliação da força muscular devemos observar principalmente se há alguma assimetria entre os membros através da manobra do rechaço.

Como avaliar tônus do paciente?

A avaliação do tônus pode ser feita através da inspeção, palpação, mobilização passiva através de movimentos rápidos e classificado através da Escala de Ashworth Modificada, nos casos de hipertonia espástica.

Como se avalia o tônus muscular?

Como avaliar a força muscular
  1. contração muscular visível com ou sem indício de movimento.
  2. movimentos dos membros, mas não em relação à gravidade.
  3. movimento do membro contra a gravidade, mas sem resistência.
  4. movimento do membro em relação a pelo menos alguma resistência imposta pelo examinador.
  5. força normal.

O que é a espasticidade?

A espasticidade é um distúrbio frequente nas lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal). Tem potencial incapacitante, podendo produzir dificuldades funcionais, deformidades e dor.

Quais tipos de espasticidade?

Grau 1: leve contração muscular; Grau 2: aumento da contração muscular, com alguma resistência a movimentos; Grau 3: grande aumento da concentração muscular, com dificuldade em dobrar os membros; Grau 4: músculo rígido e sem possibilidade de movimento.

Qual o melhor remédio para espasticidade?

Os medicamentos mais utilizados no tratamento da espasticidade são o baclofen, o diazepam, dantrolene, a clonidina, a tizanidina, a clorpromazina e também a morfina.

Artigo anterior
O que significa contrato de honorários?
Artigo seguinte
Quais são os eventos de manifestação do destinatário?