Qual ação para desocupação de imóvel?

Perguntado por: Vitória Leticia Mendes Cunha Morais  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

Para isso, o locador aciona a Justiça e realiza um procedimento chamado de ação (ou ordem) de despejo. Então, basicamente, a ação de despejo é um processo judicial no qual o proprietário de um imóvel alugado exige a desocupação da propriedade.

Quais são os tipos de ação de despejo?

Ação de despejo por falta de pagamento; Ação de despejo por descumprimento contratual; Ação de despejo por denúncia vazia; Despejo motivado; Despejo compulsório; Despejo - liminar; Abandono do imóvel; Prazo para desocupação; Prazo nas férias; Caução para despejar e Recursos. São vários os tipos de Ações de Despejo.

Como fazer um pedido de desocupação do imóvel alugado?

Não há um documento padrão para solicitar que o imóvel seja desocupado. Só é necessário que o inquilino seja notificado com um documento por escrito solicitando a desocupação. Ao receber o documento, o prazo para que o imóvel seja desocupado é de 30 dias. Se houver recusa em sair, a justiça deve ser acionada.

Quando cabe ação de despejo?

Em caso de necessidade de retomada do imóvel urbano objeto de relação locatícia, é cabível o ajuizamento de ação de despejo, qualquer que seja o fundamento do término da locação (falta de pagamento ou outra infração contratual qualquer, por exemplo).

Quem faz ação de despejo?

Para ajuizar uma ação de despejo, o locador deve contar com o respaldo de um advogado e, em certos casos, também do corretor e da administradora de locação. Se o julgamento for favorável à desocupação, o locatário recebe um prazo de até 30 dias para desocupar o imóvel.

Ação de Imissão na Posse ou Reintegração de Posse para Desocupar o Imóvel?

18 questões relacionadas encontradas

Quanto custa para despejar um inquilino?

O valor de uma ação de despejo pode variar de acordo com alguns fatores como a forma contratual, valor do aluguel, dívida e o tempo de locação. Entenda! Uma ação de despejo pode custar entre R$ 5.000,00 e R$ 40.000,00, levando em consideração os fatores e formato contratual.

Onde entrar com ação de despejo?

A ação de despejo por falta de pagamento segue o rito ordinário, incompatível com o Juizado Especial Cível, que apenas tem competência para julgar os casos de ação de despejo para uso próprio. Portanto, deve ser ajuizada na “justiça comum”, por intermédio de advogado.

Como funciona despejo de inquilino?

O despejo é uma ação específica realizada pelo proprietário de um imóvel que está alugado. O objetivo principal desse tipo de ação é viabilizar a desocupação do bem em questão, retomando a posse total para o dono. Esse tipo de ação recebe esse nome porque obriga o inquilino a deixar o imóvel pelas mais diversas razões.

Quando o locador pode pedir a desocupação do imóvel?

Se o contrato tinha tempo indeterminado ou passou a ter devido ao ocupante continuar residindo no imóvel mesmo após o vencimento do prazo acordado, o proprietário poderá solicitar a casa ou apartamento a qualquer momento, considerando um novo prazo (de 30 dias após notificação) para desocupação.

Qual o direito do inquilino quando o proprietário pedir o imóvel?

Seja pelo motivo que for, quando o dono tem interesse em pedir o imóvel, ele deve avisar o morador com antecedência. Dessa forma, o inquilino tem o direito de no mínimo 30 dias para poder sair totalmente do local. Porém, caso ele não possua nenhum método de garantia, o prazo poderá reduzir para apenas 15 dias.

Como fazer um termo de entrega de imóvel?

(nome do(a) locador(a)), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), na qualidade de locador(a), recebi de (nome do(a) locatário(a)), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), na qualidade de locatário(a), nesta data, o ...

Quais os motivos para despejo de inquilino?

Quais motivos podem levar ao despejo de inquilino?
  • suspensão do pagamento do aluguel ou dos encargos acessórios, — condomínio, imposto, energia elétrica, água, gás, entre outros —;
  • conclusão do prazo determinado no contrato de locação de imóvel e a não devolução das chaves por parte do inquilino;

Como funciona o despejo forçado?

Precisa-se entrar com uma ação na justiça, o juiz vai enviar uma citação ao locatário. Ele será intimado quanto ao pagamento da dívida e caso não o faça o próprio juiz, a pedido do locador dá a ordem de despejo.

Qual a diferença entre ação de despejo e reintegração de posse?

Se há locação, em princípio, não cabe ação reivindicatória. O art. 5º da lei 8.245/91 determina o seguinte: "Seja qual for o fundamento do término da locação, a ação do locador para reaver o imóvel é a de despejo". ... Enquanto a reintegração de posse tem natureza possessória, a reivindicatória é ação petitória.

Pode o locador reaver o imóvel antes do término do contrato?

Uma vez realizada locação por prazo determinado, durante o prazo estipulado para a duração do contrato não poderá o locador reaver o imóvel alugado (art. 4º), ainda que o contrato disponha que o locador tenha direito de retomá-lo antes do prazo avençado.

Quantos dias o inquilino tem direito?

Pela Lei do Inquilinato, é de 30 dias o prazo para desocupação de um imóvel locado quando assim pedido pelo dono ou administrador. A lei permite ainda que o contrato defina outros prazos mais folgados.

Quando o inquilino não pode ser despejado?

Inquilinos não poderão ser despejados até o fim do ano, devido à pandemia do coronavírus. Nesta quarta-feira (dia 23), o Senado aprovou um projeto de lei, o PL 827/2020, que suspende ações de despejo até 31 de dezembro, caso o aluguel de imóvel comercial ou residencial não seja quitado pelo locatário.

Precisa de advogado para ação de despejo?

O primeiro passo para quem deseja ajuizar uma ação de despejo é buscar um Advogado, de preferência um Advogado Especialista em Direito Imobiliário. Este profissional será capaz de orientar qual a melhor forma e como prosseguir no caso concreto.

Pode entrar com ação de despejo na pandemia?

Por 38 votos favoráveis e 36 votos contrários, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) projeto que suspende medidas judiciais o despejo ou desocupação de imóveis até o fim de 2021, devido à pandemia de coronavírus. ... A suspensão também vale para concessão de liminar em ação de despejo.

Quais as custas da ação de despejo?

As custas do despejo judicial é de 12 vezes o valor do aluguel mais todos os atos praticados por oficial de justiça, solicitação do juiz, além de honorários contratuais que não são incluídos no histórico da divida onde irá entrar os honorários de sucumbência.

Quem paga as custas de um processo de despejo?

Tem as custas durante o processo em que a cada ato que o juiz solicitar você tem que depositar os valores das custas e esta é paga pelo parte que perder o processo.

Quem paga a ordem de despejo?

Uma ordem de despejo é feita através de uma ação judicial contra o devedor do aluguel. O locador ingressa com um pedido perante o Poder Judiciário e a ordem de despejo é dada por um juiz. Posteriormente, caso o devedor não pague os aluguéis atrasados, ele poderá ser despejado do imóvel alugado.

Como derrubar uma ordem de despejo?

O prazo para contestar a ação de despejo é previsto pela Lei do Inquilinato e pelo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105). De acordo com a Lei do Inquilinato, o locatário (ou seu fiador) pode contestar a ação de despejo em até 15 dias. Nos processos por inadimplência, é necessário quitar a dívida dentro desse prazo.

Pode despejar inquilino na pandemia 2021?

4º Em virtude da Espin decorrente da infecção humana pelo coronavírus SARS-CoV-2, não se concederá liminar para desocupação de imóvel urbano nas ações de despejo a que se referem os incisos I, II, V, VII, VIII e IX do § 1º do art.

Quem faz o termo de entrega das chaves?

O termo de entrega de chaves é o documento assinado entre vendedor e comprador, ou entre locador e locatário, que formaliza por escrito o ato jurídico solene de transmissão da posse do imóvel.

Artigo anterior
Qual é o efeito da pasta d'água?
Artigo seguinte
Porque os ícones somem da área de trabalho?