Qual a diferença entre Gengivectomia e gengivoplastia?

Perguntado por: Daniel Hélder Soares de Araújo  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

O termo gengivoplastia é aplicado essencialmente quando se pretende alterar, normalmente por razões estéticas, o contorno gengival que circunda os dentes, enquanto que o termo gengivectomia refere-se sobretudo a situações relacionadas com a hipertrofia gengival (excesso ou gengiva aumentada).

Quando é indicado a gengivectomia?

Gengivectomia é usado em casos de hiperplasia gengival. A indicação entre uma ou outra somente pode ser realizada após exame clínico.

Qual o valor de uma gengivectomia?

Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00.

Como é feita a gengivectomia?

A remoção da gengiva é feita com o bisturi e é necessária somente a anestesia local. A cirurgia pode levar de 30 minutos a 2 horas. O tempo de duração é relativo, de acordo com a quantidade de dentes que passarão pelo processo e com a gravidade do problema.

Quais são os riscos da gengivoplastia?

Riscos e problemas após a gengivoplastia.

✓ retração gengival isolada ou generalizada; ✓ sensibilidade dentária; ✓ formato final não estético; ✓ aparecimento de “black space” (espaço escuro entre dentes);

GENGIVOPLASTIA? GENGIVECTOMIA? CIRURGIA GENGIVAL? SAIBA A DIFERENÇA!!! #drrowanvilar

21 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura uma cirurgia de gengivoplastia?

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico bem simples, realizado com anestesia local e com duração de meia hora aproximadamente.

Quanto tempo demora a cirurgia de gengivoplastia?

O procedimento todo, que pode necessitar até de simulação digital e física, é realizado em um único dia e não dura mais do que duas horas para casos mais complexos – ao final da cirurgia, o paciente sai com as gengivas posicionadas e com pequenos isolados de sutura.

Quantos dias de repouso após gengivectomia?

A cicatrização costuma durar em média 30 dias e para isso O ideal é evitar alimentos duros e quentes, preferir ingerir líquidos e de preferência gelados e repousar, evitando também esforços e atividade física nos primeiros três dias.

O que fazer depois da gengivectomia?

Recomendações Pós-Gengivectomia/Gengivoplastia
  1. Procure alimentar-se principalmente de sorvete no primeiro dia;
  2. Após o sangramento parar, você pode comer alimentos macios. ...
  3. Tome os remédios conforme a prescrição para evitar infecções;
  4. Mantenha sua boca limpa, uma boa higienização vai garantir um saudável pós cirúrgico.

Como se dá a reparação após um procedimento de gengivectomia?

A recuperação no pós-operatório é, nas gengivoplastias para correção de sorriso gengival e retração das gengivas, de sensivelmente uma semana até a gengiva estar completamente cicatrizada, sendo que a cicatrização pode, nos casos mais extensos, prolongar-se até 10 dias ou ligeiramente mais.

Quem pode fazer gengivectomia?

O especialista em gengiva é o periodontista, entretanto qualquer dentista está capacitado para realizar uma gengivectomia, por se tratar de um procedimento bem simples e bastante comum.

Qual a diferença de aumento de coroa e gengivoplastia?

Na verdade a gengiviplastia, é realizada geralmente na região anterior para fins estéticos de um conjunto de dentes, a fim de deixa-los maiores, ou seja, não deixa de ser um aumemnto de coroa, só que este, pode ser estético ou ainda funcional, com fins restauradores/protéticos!!!

O que pode comer quando faz Gengivectomia?

Trata-se de um procedimento cirúrgico oral, então indico alimentos líquidos ou pastosos frios ou gelados nas primeiras 48 horas (sorvete, iogurte, vitaminas, gelatinas) . Passado este período, a temperatura pode voltar ao normal, porém a dureza dos alimentos deve ser ainda cuidada.

O que não pode fazer depois da gengivoplastia?

Saiba o que fazer no pós-operatório de gengivoplastia
  • NÃO coma nada até que o efeito da anestesia desapareça, pois você pode morder seus lábios, bochecha ou língua e causar danos. ...
  • Tome a medicação, conforme indicado;
  • Não cuspa ou enxágue com força.

O que não comer após gengivoplastia?

Restrições a alimentos quentes, sólidos e fibrosos são essencias nas primeiras 24 horas nos procedimentos convencionais, e nas primeiras 48 horas nas cirurgias com enxertos gengivais.

Pode falar depois da gengivoplastia?

Os cuidados nas primeiras 48 horas podem ser determinantes para o sucesso do procedimento. Os dentistas geralmente recomendam evitar exposição ao sol, esforços físicos e falar excessivamente, após a gengivoplastia.

Pode beijar após gengivoplastia?

Pós-operatório

Também é proibido fazer esforço intenso, ficando o trabalhador sob atestado médico. Depois de 72 horas, ele estará liberado para o retorno às atividades normais, como trabalhar, beijar, alimentar-se de sólidos etc.

Quanto tempo leva para desinchar a gengiva?

Quanto tempo leva para desinchar a gengiva? Isso dependerá do grau de complexidade da gengiva inchada, como tratar e a indicação do dentista. Em casos mais simples, é possível retomar a saúde da gengiva dentro de um período de uma a duas semanas.

Qual anestesia para gengivoplastia?

A gengivoplastia é uma cirurgia odontológica simples e rápida de ser feita. O dentista aplica uma anestesia local e com o bisturi, corta o que está sobrando na gengiva. Cada caso deve ser analisado individualmente, já que, se for o caso de gengiva aumentada, deve ser feito um procedimento mais elaborado.

Qual a idade mínima para fazer gengivoplastia?

4. Quem pode realizar o procedimento? A cirurgia plástica gengival é indicada para indivíduos acima dos 12 anos de idade e com ausências de sinais inflamatórios gengivais.

Faz mal comer ovo depois de uma cirurgia?

- Peixe, carne de porco e ovo não podem ser consumidos após a cirurgia, pois atrapalham na cicatrização.

Como cicatrizar cirurgia na gengiva?

Primeiras 48 horas: restrições à ingestão de alimentos rígidos e quentes e proibição quanto ao uso de instrumentos de higienização no local operado são exigidos ao paciente – o bochecho, 3 vezes ao dia, de agentes químicos antiplaca e antimicrobianos compensam as restrições de higiene oral adotadas.

Quando se faz aumento de coroa?

Cirurgia para aumento de coroa clínica
  • Expor as bordas dentárias localizadas abaixo das gengivas para que moldagens e restaurações sejam realizadas sem riscos para formação de frestas e desadaptações. ...
  • Fraturas e destruições por cáries dentárias localizadas abaixo do osso e gengiva ou correção do sorriso gengival alto.

Para que serve um aumento de coroa?

A técnica mais comum de cirurgia plástica gengival é o aumento de coroa clínica. Não à toa, é o principal procedimento para recuperar cavidades cariosas e fraturas dentárias localizadas abaixo das gengivas ou do osso que circunda as raízes dentárias.

Artigo anterior
Quais as complicações da glomerulonefrite?
Artigo seguinte
Como se escreve catinga?