Quais são as correntes linguísticas?

Perguntado por: Ângela Santos de Lopes  |  Última atualização: 8. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

Estudo dos pressupostos teórico-metodológicos de três importantes correntes teóricas da Linguística: o Estruturalismo e suas vertentes, o Gerativismo e o Funcionalismo.

Quais são as correntes da Linguística?

Na área de Linguística, cujo foco é pesquisar os fenômenos da língua, as principais correntes teóricas são o Estruturalismo, o Gerativismo e o Funcionalismo. A escolha por analisar essas duas correntes se deu pelo fato de que seus objetos de estudo são totalmente distintos.

Quais são as principais teorias linguísticas?

As teorias abordadas neste livro, que também são apresentadas nas disciplinas do PPCL, são as seguintes: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Pragmática e Análise do Discurso.

Quais são os estilos linguísticos?

Ela é dividida em quatro categorias: fônica, sintática, morfológica e semântica. O estilo também é uma característica da fala e da escrita. Ouça o texto abaixo!

Quais 3 tipos de linguagem?

Há três tipos diferentes de linguagem:
  • Linguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ...
  • Linguagem não-verbal. ...
  • Linguagem mista ou híbrida. ...
  • Função referencial. ...
  • Função emotiva. ...
  • Função conativa ou apelativa. ...
  • Função metalinguística. ...
  • Função fática.

Sorte ou Manifestação? Desvendando os Segredos da Loteria com 'O Livrinho Azul'!

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os três grupos linguísticos?

A língua é social e todas as suas características são construídas por grupos de pessoas com características próprias. No Brasil, as variações mais comuns são regional, social, estilística e norma culta.

O que são as variedades linguísticas?

Variação linguística é a diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).

Como se divide a linguística?

fonética, o estudo dos diferentes sons empregados em linguagem; fonologia, o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua; morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras; sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.

Quais são as variações linguísticas e exemplos?

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

Quais são as três correntes principais da linguística Contemporânea?

Estudo dos pressupostos teórico-metodológicos de três importantes correntes teóricas da Linguística: o Estruturalismo e suas vertentes, o Gerativismo e o Funcionalismo.

Quais são as características das modalidades linguísticas?

As variedades linguísticas ocorrem devido a fatores inerentes ao próprio usuário, quanto aos dados relativos à situação de comunicação em que ele se encontra. Assim, há variáveis próprias do falante, que são sua origem geográfica e sua classe social, o que configura o que se pode entender como dialeto.

Quais são os três fatores da variação linguística?

Essa diversidade de escrita e fala decorre de fatores geográficos, socioculturais, temporais e contextuais, e pode ser justificada pelo funcionamento cerebral dos usuários do idioma bem como pelas interações entre eles.

O que é a linguagem corrente?

- A língua corrente (média ou normal) usa termos e estruturas correntes de acordo com a norma, com o padrão. - A língua familiar usada nas relações do quotidiano, entre familiares ou amigos; com vocabulário pouco rigoroso.

Qual a corrente de Saussure?

Corrente teórica da linguística baseada nos princípios do Cours de Linguistique Générale (1916) de Ferdinand de Saussure, que se desenvolveu na Europa e nos Estados Unidos da América a partir dos anos 30 do século XX.

Para que serve a variação linguística?

A variação linguística é uma característica inerente a todas as línguas naturais. Ela representa reflexos das diferenças socioculturais e contextuais durante a produção de fala por parte de um indivíduo, que vem carregada de influências da comunidade linguística em que ele está inserido e de suas intenções pessoais.

Como a variação linguística se manifesta?

A variação linguística se manifesta desde o nível mais elevado e coletivo – quando comparamos, por exemplo, o português falado em dois países diferentes (Brasil e Angola) – até o nível mais baixo e individual, quando observamos o modo de falar de uma única pessoa, a tal ponto que é possível dizer que o número de “ ...

O que quer dizer a palavra linguística?

Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana com base em observações e teorias que possibilitam a compreensão da evolução das línguas e desdobramentos dos diferentes idiomas. Ela é responsável também pelo estudo da estrutura das palavras, expressões e aspectos fonéticos de cada idioma.

Quais são as variações linguísticas no Brasil?

Quais são os tipos de variações linguísticas?
  • Variação regional (diatópica) ...
  • Variação social (diastrática) ...
  • Variação estilísticas (diafásica) ...
  • Variações linguísticas no Norte. ...
  • Variações linguísticas no Nordeste. ...
  • Variações linguísticas no Sudeste. ...
  • Variações linguísticas no Sul. ...
  • Variações linguísticas no Centro-Oeste.

Quantos grupos linguísticos existem?

Atualmente no Brasil há cerca de 181 línguas indígenas, estas se distribuem por pouco mais de 40 conjuntos, a que se costuma dar o nome de famílias linguísticas, as quais, são reconhecidas como aparentadas geneticamente num nível mais remoto, constituindo um conjunto de conjuntos, a que se chama tronco linguístico.

Quais são os dois maiores grupos linguísticos?

O Brasil é um repositório de grande variedade de línguas. O país é berço de pelo menos dois grandes troncos linguísticos: o tupi e o macro-jê. Troncos são a unidade mais ampla da linguística, que reúnem famílias de idiomas com uma mesma origem.

Como identificar tipos de linguagem?

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

Quais os 4 tipos de linguagem não verbal?

Quais os tipos de comunicação não verbal?
  • Características físicas. São tipos de comunicação não verbal que são usados no corpo e ambientes, que comunicam significado às outras pessoas. ...
  • Proxêmica. ...
  • Cronêmica. ...
  • Paralinguagem. ...
  • Seja um bom observador. ...
  • Faça contato visual. ...
  • Fique atento à postura. ...
  • Fale com as mãos.

Quais são os 6 tipos de linguagens?

Ela é dividida em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Em suma, cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos da comunicação, que são: emissor, receptor, mensagem, referência, canal e código.

O que é uma variação linguística social?

Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.

Artigo anterior
Pode amarrar o cabelo todo dia?
Artigo seguinte
Qual a sequência correta no manejo de resíduos?