Qual a diferença entre especialidade e residência?

Perguntado por: Júlia Íris Valente  |  Última atualização: 27. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (54 avaliações)

As aulas de especialização ocorrem em fins de semana, quinzenalmente ou mensalmente, já a residência médica possui uma carga horária mais intensa e longa. Ambas as modalidades são reconhecidas como pós-graduação, porém, apenas os residentes médicos conquistam a titulação.

Qual diferença de residência e especialização?

A residência é uma especialização (pós-graduação lato sensu) e, como o nome sugere, tem a finalidade de tornar o profissional especialista em uma área da Medicina. Por exemplo, se um médico deseja ser psiquiatra ou pediatra, deverá fazer uma residência na área correspondente.

Quem tem residência e especialista?

Ao término da residência, você faz uma prova de título e, enfim, é considerado um especialista na área em que atuou. As provas para as residências médicas são bastante concorridas, e os alunos começam a se preparar nos últimos anos da faculdade estudando por apostilas, fazendo cursos práticos como os do MEDGRUPO.

Quem faz residência já é médico?

Já o residente é um médico formado que está em processo de especialização em uma área específica da medicina. Ele já possui o diploma de médico e está apto a realizar procedimentos mais complexos e prescrever medicamentos, sob supervisão de médicos especialistas mais experientes.

O que é o curso de residência?

Calma que explicamos: A Residência é uma pós-graduação do modelo lato-sensu, com foco em atividades práticas. Dessa forma, o objetivo é favorecer a inserção qualificada de profissionais no mercado de trabalho por meio da educação em serviço.

APOSENTADORIA ESPECIAL DO VIGILANTE, DECISÕES DO STJ E STF, SAIBA O QUE FAZER

37 questões relacionadas encontradas

É melhor fazer residência ou pós-graduação?

Diferença entre especializações de Pós-graduação e Residência. Devido a menor quantidade de vagas, as residências são bem mais concorridas. Elas também exigem que o candidato tenha uma dedicação exclusiva ao curso. Ou seja, não é permitido trabalhar em outros horários e/ ou serviços.

Quais profissões fazem residência?

Quem pode prestar Residência Multiprofissional?
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Psicologia;
  • Biomedicina;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Medicina Veterinária;
  • Nutrição;

O que é melhor residente ou especialista?

A residência é a melhor opção para quem quer atuar no mercado. Ao se formar na graduação, você ganha o título de médico. Já para ser considerado um especialista, deve fazer uma residência. Esse é o modelo vigente desde 1977, instituído pelo decreto 80.281, publicado pelo governo federal.

Pode ser médico sem residência?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece o médico como especialista a partir da aprovação nesse exame, sendo que cada sociedade de especialidade médica tem sua prova reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB). Dessa forma, sim, é possível fazer a prova de título sem ter feito residência médica.

O que um médico sem especialidade pode fazer?

Não há exclusividade de ato médico para nenhuma especialidade, assim qualquer médico que se sinta habilitado poderá praticar quaisquer atos médicos independentemente de ser especialista, obviamente respondendo pelos erros eventualmente cometidos.

Qual área da Medicina não precisa de residência?

Especialidades médicas de acesso direto
  • Cirurgia geral;
  • Clínica médica;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Pediatria.

O que acontece depois da residência médica?

Uma das possibilidades profissionais ao fim da residência médica é ingressar na carreira pública. Se você deseja exercer a profissão em postos de saúde e hospitais da rede municipal, estadual ou federal, precisará se inscrever em um concurso e concorrer com outros profissionais por uma vaga.

Quando um médico é considerado especialista?

O médico também pode ser titulado como especialista após frequentar um programa de Residência Médica (RM) reconhecido pelo MEC. Os médicos que tenham algum título de especialista anterior a 1989 não registrado podem regularizar sua situação nos Conselhos Regionais de Medicina, conforme Resolução CFM nº.

Quanto tempo dura uma residência?

O tempo de duração do programa de residência vai depender da especialidade escolhida pelo residente. Mas, em média, ela pode durar entre 2 a 5 anos. Áreas como Neurocirurgia e Cirurgia Cardiovascular chegam aos 5 anos de duração.

O que é RQE de um médico?

O Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) é o documento que atesta junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) a sua formação em determinada especialidade médica.

O que é ser residente em Medicina?

Instituída em 1977, pelo Decreto nº 80.281, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos. Quando cumprida integralmente, dentro de determinada especialidade, confere ao médico-residente o título de especialista.

Quanto ganha um médico sem residência?

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, através do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a remuneração de um médico recém-formado é em média de R$ 7500,00. Os valores podem ser maiores para atendimento às estratégias de saúde nos serviços municipais.

Quanto tempo o médico tem que fazer residência?

A duração dos programas de residência depende da especialidade. Cada especialidade tem um tempo de qualificação. Em média, a duração de uma residência é de 2 anos. Contudo, em alguns casos esse tempo pode chegar a 5 anos, como é o caso da área de Neurocirurgia, uma das mais disputadas do país.

Quantas residências um médico pode fazer?

A resposta curta para essa pergunta é: sim, é possível fazer mais de uma residência médica.

Qual a residência médica mais difícil?

Portanto, a resposta à pergunta de qual é a prova de residência médica mais difícil do Brasil é: Se considerarmos a concorrência: Neurocirurgia do HCFMUSP. Se considerarmos a dificuldade das questões: Neurocirurgia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica, Oncologia Clínica e Cardiologia.

Qual a residência médica mais difícil de passar?

Quais as residências médicas mais concorridas?
  • Clínica Médica. ...
  • Pediatria. ...
  • Medicina da Família e Comunidade. ...
  • Anestesiologia. ...
  • Ortopedia e Traumatologia. ...
  • Cardiologia. ...
  • Dermatologia. ...
  • Cirurgia Geral.

Qual a residência médica mais fácil de passar?

As residências médicas menos concorridas
  • Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.
  • Medicina Física e Reabilitação.
  • Radioterapia.
  • Medicina Nuclear.
  • Medicina do Tráfego.

Quem faz residência ganha salário?

Antes mesmo de começarmos a falar em valores, temos que lembrar uma coisa: o residente não é um funcionário da instituição de saúde. Ou seja, o profissional nessa posição não é um contratado e, portanto, não recebe salário. Na verdade, essa é uma bolsa-auxílio, como acontece em outros programas de pós-graduação.

Qual residência dá mais dinheiro?

De acordo com dados da Catho, a especialidade médica mais bem paga do Brasil é a neurocirurgia. A remuneração pode chegar a R$ 35 mil. Para ser neurocirurgião, o médico precisa fazer residência médica em neurocirurgia. A formação tem duração de cinco anos.

Para que serve uma residência?

A residência é uma especialização lato sensu e conta como pós-graduação, ou seja, o profissional tem uma titulação em seu currículo ao finalizá-la. Isso é um diferencial para participar dos concursos públicos que exigem comprovação de títulos, bem como auxilia em processos seletivos de hospitais e clínicas.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre clima e tempo atmosférico?
Artigo seguinte
Pode estourar calázio com agulha?