Qual a diferença entre corrupção passiva e concussão?

Perguntado por: Leandro Tomé Garcia Barros Magalhães  |  Última atualização: 12. September 2024
Pontuação: 4.7/5 (26 avaliações)

Enquanto a corrupção passiva é caracterizada pela utilização dos verbos solicitar, receber ou aceitar, a concussão se caracteriza por “exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida”.

O que é crime de concussão exemplo?

O crime de concussão ocorre quando o servidor exige alguma coisa em razão de seu cargo. Por exemplo, fiscal que exige dinheiro para não aplicar uma multa. No peculato, o servidor tem acesso a bens ou valores, somente em razão de seu cargo, e valendo-se dessa facilidade, decide desviá-los ou ficar com eles.

O que é um crime de corrupção passiva?

Quando é o próprio funcionário quem solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida, ou aceita promessa de tal vantagem, desde que tais fatos ocorrem em razão da função, ainda que fora dela ou antes de assumi-la.

Qual a diferença entre corrupção passiva e prevaricação?

Enquanto na corrupção passiva privilegiada busca satisfazer a vontade ou interesse de terceiro, na prevaricação o bônus almejado é próprio do delinquente.

Quais são as três espécies de concussão?

316 do Código Penal pode ser dividido em três partes, que demonstram a existência de três espécies de concussão, sendo a concussão direta ou indireta, o excesso de exação e o excesso de exação qualificada.

CORRUPÇÃO PASSIVA e CONCUSSÃO: diferenças | Crimes Contra a Administração Pública

34 questões relacionadas encontradas

Como identificar uma concussão?

Quais são os sintomas de uma concussão?
  1. Perda de memória - As pessoas às vezes esquecem o que causou a lesão, bem como o que aconteceu logo antes e depois da lesão.
  2. Confusão.
  3. Dor de cabeça.
  4. Tonturas ou problemas com o equilíbrio.
  5. Náusea ou vômito.
  6. Sentindo-se sonolento.
  7. Agindo de forma irritada, estranha ou fora de ordem.

Como ocorre uma concussão?

Concussão é qualquer lesão no cérebro que perturba seu funcionamento normal de forma temporária ou permanente. Os abalos são normalmente causados por um golpe ou choque na cabeça. Os abalos podem acontecer em qualquer situação, mas mais frequentemente ocorrem em esportes de colisão, como futebol, rúgbi, basquete.

Qual é o crime de prevaricação?

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

O que é crime de peculato e prevaricação?

O crime de peculato, previso no art. 312 do código penal, ocorre quando um funcionário público se apropria de um bem ou valores que ele tem acesso por ocupar cargo específico.

O que significa 333 no crime?

Está descrito no artigo 333 do Código Penal, dentro do capitulo dos crimes praticado por particulares contra a Administração em geral, que prevê como ilícito penal o simples ato de oferecer a vantagem indevida. Para caracterizar o crime não é necessário que a propina seja aceita, basta a oferta ou promessa.

O que é prevaricação exemplo?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Quem comete corrupção passiva?

A corrupção passiva é um crime que ocorre quando um funcionário público solicita ou recebe, para si ou para outra pessoa, uma compensação (vantagem indevida) em razão da função que exerce – sendo que essa solicitação/ recebimento pode ser feita diretamente pelo funcionário público ou, ainda, por terceiros.

Como provar a corrupção passiva?

Nos termos do dispositivo legal em estudo, para configurar o crime de corrupção passiva, é necessário o elemento normativo contido na expressão “indevida”, ou seja, o agente solicita, recebe ou aceita promessa de receber vantagem indevida, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou ...

Como provar o crime de concussão?

Para provar o crime de concussão, deve-se considerar 4 elementos do tipo penal:
  1. Que a conduta de exigir para si ou para outrem ocorreu;
  2. Qual foi a forma (direta ou indireta) da exigência;
  3. Se a conduta ocorreu em razão da função pública, mesmo que o agente não a exercesse;
  4. Qual foi a vantagem indevida.

Como se consuma o crime de concussão?

Trata-se a concussão de delito formal, que se consuma com a realização da exigência, independentemente da obtenção da vantagem indevida. A entrega do dinheiro se consubstancia como exaurimento do crime previamente consumado.

Quem julga o crime de concussão?

Em regra, a competência para julgar o crime de concussão, é da justiça estadual. Pelo fato de ser um crime e não uma contravenção penal, o julgamento não pode ser no Juizado Especial Criminal.

O que é crime de consunção?

O princípio da consunção é aplicado quando uma das condutas típicas for meio necessário ou fase normal de preparação ou execução do delito de alcance mais amplo.

Como se consuma o crime de prevaricação?

Assim, de forma divergente da corrupção passiva privilegiada, a prevaricação, consuma-se apenas, com a omissão, retardo ou prática de dever funcional, que viole a lei, independente da satisfação ou não do interesse e sentimento pessoal da figura do funcionário público.

Qual a diferença de peculato e prevaricação?

O que inclui itens particulares sobre a guarda da administração pública. Por exemplo, mercadorias ilegais apreendidas pela Receita Federal. De acordo com o Canal Justiça, enquanto o crime de prevaricação envolve atrasar ou deixar de cumprir ato de ofício de forma indevida. Ou cometer ato de ofício contra lei.

O que é um crime de peita?

Peita e suborno referem-se à prática de um ato contrário à lei, causado pelo recebimento de vantagem ou promessa (peita) ou pela simples influência ou peditório de outrem (suborno).

O que é prevaricação culposa?

O tipo penal não admite a modalidade culposa. A prevaricação é crime formal (ou de consumação antecipada) que se consuma sem a produção do resultado naturalístico, consistente na efetiva satisfação de interesse ou sentimento pessoal do agente.

Como provar prevaricação?

Assim, a jurisprudência estabelece que “para que se caracterize o crime de prevaricação, na hipótese em que o funcionário deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, para satisfazer sentimento pessoal, é indispensável que a prova dos autos evidencie que o decorreu de afeição, ódio, contemplação”.

Qual a definição de concussão?

Consiste em exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. A pena prevista é de reclusão, de dois a oito anos, e multa (artigo 316 do Código Penal).

Qual o sinônimo de concussão?

3 sinônimos de concussão para 1 sentido da palavra concussão: 1 abalo, choque, comoção.

O que significa uma concussão?

É a atitude de uma pessoa que tem ou vai assumir um cargo público, e utiliza esse cargo de alguma forma para exigir, para si ou para outro, algum tipo de vantagem indevida.

Artigo anterior
Quando usar o et al em citações?
Artigo seguinte
A lua está em que fase hoje?