Qual a diferença entre equimose e hematoma?
Perguntado por: Alice Kyara de Amorim | Última atualização: 3. April 2022Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)
São exemplos de equimose e hematoma?
A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.
O que é hematoma com equimose?
Hematoma é o acumulo de sangue no interstício dos tecidos provocado normalmente por lesão da parece vascular. Pode ter a mesma expressão clínica da equimose, porém, emprega-se esse termo nos casos de grandes coleções, com abaulamento local. Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos.
Qual a causa da equimose?
A principal causa da equimose são as contusões ou lesões que ocorrem ao praticar atividade esportiva ou em casos de acidentes domésticos, escolares, profissionais ou de trânsito.
Qual a cor da equimose?
Outro aspecto de grande interesse médico-pericial é a tonalidade da equimose. De início, a coloração é avermelhada; depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
Diferença de Equimose e Hematoma
Porque equimoses mudam de cor?
Por volta do quinto dia após a contusão, os glóbulos brancos agem para tentar remover o sangue acumulado na região do hematoma. Esse processo envolve reações químicas que quebram a hemoglobina em várias moléculas. A começar pela biliverdina, que tem tonalidade verde e acaba deixando dessa cor o local machucado.
O que são as manchas de paltauf?
O que são Manchas Subpleurais de Paltauf ou Manchas Equimóticas de Paltauf? São Equimoses espalhadas no pulmão decorrente de afogamento por asfixia.
Quanto tempo dura equimose?
Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias. No entanto, fatores como diversidade biológica, localização, extensão e profundidade da lesão, cor da pele e tratamento são capazes de modificar a evolução do espectro equimótico.
Quando se preocupar com manchas roxas?
Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
Quais doenças causam manchas roxas na pele?
Doenças infecciosas como dengue e febre amarela, leucemia e doenças autoimunes, como a lúpus, são outra causa para as manchas roxas na pele. As alterações na imunidade afetam a sobrevivência das plaquetas, o que provoca as manchas.
O que é equimose Medicina Legal?
Em resumo, equimoses são derrames sanguíneos nos quais o sangue extravasado se infiltra e coagula nas malhas dos tecidos do corpo. As equimoses podem ser superficiais ou profundas. Há também as equimoses causadas pela emoção (equimoses emotivas).
Quais são os tipos de hematomas?
Os Tipos de Hematomas Intracranianos
– Hematomas epidurais: que se formam entre o crânio e a camada externa (dura-máter) de tecido que cobre o cérebro (meninges); –Hematomas subdurais: que se formam entre a camada externa e a camada média (aracnoide-máter); – Hematomas intracerebrais: que se formam no cérebro.
Quanto tempo um hematoma desaparece?
Quanto tempo dura um hematoma
O tempo de cura de um hematoma é de, em média, 7 dias - a depender da quantidade de sangue acumulada no local.
O que são os hematomas?
O hematoma é um acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, podendo acontecer em qualquer lugar do corpo. Geralmente o surgimento do hematoma é decorrente de alguma lesão ou trauma. Além disso, é identificado como uma mancha na pele que pode ser vermelha, azul, roxa ou até mesmo preta.
Como descrever um hematoma?
Hematoma define-se como uma coleção (ou seja acúmulo) de sangue num órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismo, alterações hematológicas ou outras causas. Também conhecido como nódoa negra, pisadura ou lívido quando se acumula debaixo da pele.
Como diferenciar hematoma?
Principal diferença entre equimose x hematoma:
✓ Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.
Onde aparecem as manchas roxas da leucemia?
Sangramentos e manchas roxas na pele
Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele).
Que tipo de mancha na pele devo me preocupar?
A indicação é universal: se você detectar manchas na pele, procure um médico especialista. É que alterações são assunto sério: sejam as tão famosas sardas ou uma pinta irregular que você nunca tinha visto antes.
Como são as manchas de leucemia?
Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.
Quanto tempo demora para sair um hematoma roxo?
Quando se tratam dos hematomas roxos, isso quer dizer que já passaram da 1a fase (vermelha). A cor roxa dura uma média de 5 dias, enquanto, logo depois, vem outras fases e colorações. É uma evolução gradual dos tecidos envolvidos e costuma durar uma total de 15 dias ou um pouco mais para a resolução ser completa.
Como desmanchar caroço de pancada?
Como é o tratamento
Pode-se colocar a compressa de gelo 2 vezes ao dia, até que o inchaço desapareça. Saiba quando usar compressa quente ou fria.
É normal ficar roxo ao redor dos pontos?
Região endurecida ao redor dos pontos de sutura pode ser hematoma local, já que tem apenas 16 dias pós-operatório. Procure seu médico para fazer o exame físico e avaliar melhor sua ferida operatória.
Como é a morte por asfixia mecânica?
O enforcamento é uma modalidade de asfixia mecânica que se caracteriza pela interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência da constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vitima como força ativa.
Quais os sinais e sintomas de asfixia?
Conforme a gravidade da asfixia, podem ir desde um estado de agitação, lividez, dilatação das pupilas (olhos), respiração ruidosa e tosse, a um estado de inconsciência, com paragem respiratória e cianose (tonalidade azulada) da face e extremidades. A situação é grave e requer intervenção imediata!
Quais os tipos de asfixia mecânica?
Sufocação direta: asfixia mecânica com obstrução à penetração do ar nas vias respiratórias desde o nariz/boca até a traqueia. (ex: engasgue – corpo estranho) Sufocação indireta: Aquela causa pela compressão externa do tórax, impedindo os movimentos respiratórios.
O que é processador Quad-core na TV?
Qual o valor de uma vaca comum?