Quem pode interpor embargos de terceiro?

Perguntado por: Alexandre Martinho Lourenço de Gonçalves  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (60 avaliações)

§ 1º Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.” “Art. 674.

Quem pode propor embargos de terceiros?

674 do CPC/2015, os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Importa destacar que o art. 677, 'caput' do Novo CPC, reforça este parágrafo 1º. Afinal, ele expressamente determina que na petição inicial o embargante faça prova sumária de sua posse 'ou' de seu domínio.

Quem tem legitimidade para opor embargos de terceiro?

A ação de embargos de terceiro é admitida sempre que alguém sofrer ameaça ou efetiva constrição sobre bem que possua ou sobre os quais ostente direito incompatível com o ato de constrição (art. 674, caput, do CPC). ... § 1º Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.

Quando eu posso entrar com embargos de terceiros?

Embargos de terceiro é um instrumento pelo qual a pessoa que não é parte de um processo, mas, mesmo assim, tem algum bem bloqueado por ordem judicial equivocada, pode utilizar para fazer cessar aquela constrição indevida. Está previsto no CPC, Capítulo VII, do Título III, nos artigos 674 a 680.

Como interpor embargos de terceiros?

I - Os embargos de terceiro podem ser opostos a qualquer tempo, com termo final em 5 (cinco) dias contados da arrematação, adjudicação ou remição, desde que antes da assinatura da respectiva carta.

Tire todas as DÚVIDAS sobre os EMBARGOS DE TERCEIRO no atual CPC

21 questões relacionadas encontradas

Em qual procedimento os embargos de terceiro podem ser utilizados?

Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto não transitada em julgado a sentença, e, no processo de execução, até 5 (cinco) dias depois da arrematação, adjudicação ou remição, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta.

Quanto custa um embargo de terceiro?

O valor da causa em ação de embargos de terceiro deve corresponder ao valor do imóvel embaraçado com a constrição judicial, limitado ao montante do débito da execução.

Quem tem legitimidade ativa para ingressar com embargos de terceiros?

O § 1º do art. 675 evidencia que o terceiro que tem legitimidade ativa para sua apresentação é, não só o proprietário, inclusive o fiduciário, mas também o possuidor.

Quando Cabe embargos de terceiros na execução fiscal?

Os embargos de terceiro podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento, desde que ainda não tenha sido prolatada a sentença; no processo de execução, o prazo é de até cinco dias após o ato executivo (arrematação, adjudicação ou remissão), mas sempre antes da assinatura da respectiva carta. 2.

Quais são os requisitos exigidos na petição inicial de embargos de terceiro?

2.4.

Para a configuração da legitimidade ativa para propor os embargos de terceiro, faz-se necessário a convergência de dois requisitos: (a) o autor da ação tem que ser terceiro ou parte assemelhada; (b) o autor tem que deter a posse, domínio ou outro direito afetado pela constrição judicial.

Pode opor embargos de terceiro?

Como é sabido, a teor do artigo 674 do vigente Código de Processo Civil, o terceiro pode opor embargos, quando sofrer constrição judicial sobre bem que possua. Desse modo, a prova da posse constitui pressuposto para o ajuizamento dos embargos de terceiro.

Como se dá a legitimidade passiva nos embargos de terceiro?

LEGITIMIDADE PASSIVA NOS EMBARGOS DE TERCEIRO

Para a maioria da doutrina pátria, o legitimado é aquele que nomeou o bem, ou seja, geralmente o credor, pelo que este é o legitimado passivo para integrar o respectivo polo, na ação de embargos de terceiro, salvo se o bem tenha sido nomeado pelo devedor.

Quem deve figurar no polo passivo dos embargos de terceiro?

Nos embargos de terceiro, via de regra, apenas tem legitimidade para figurar no polo passivo o exequente da ação principal, porquanto o procedimento de execução em proveito deste, visando à satisfação da tutela que lhe foi concedida.

Qual a finalidade dos embargos de terceiro quais são os legitimados para o seu ajuizamento?

Para tanto, a finalidade dos embargos de terceiro é liberar o bem, que é de posse e domínio de terceiro estranho à relação processual, ora apreendido por ato judicial nos casos já ditos, quais sejam: penhora, arresto, depósito, seqüestro, alienação judicial, arrecadação, arrolamento, inventário e partilha.

Quando é cabível os embargos à execução?

Após o ajuizamento da execução pelo credor, o executado poderá opor os embargos à execução para se defender, no prazo de 15 dias, independentemente de pagamento de caução, oferecimento de depósito ou penhora (art. 914 e 915 do NCPC).

Quais são as hipóteses enumeradas no CPC da condição de terceiro para ingresso dos embargos?

1.047. Admitem-se ainda embargos de terceiro: I - para a defesa da posse, quando, nas ações de divisão ou de demarcação, for o imóvel sujeito a atos materiais, preparatórios ou definitivos, da partilha ou da fixação de rumos; (...)

Em que consistem os embargos de terceiro preventivos?

Os embargos de terceiro são o meio processual adequado para o exercício da pretensão de quem teve um bem constrito ou sob o risco de ser constrito por decisão judicial, sem ter participado (como parte ou terceiro) do processo.

Qual é o valor da causa?

O valor da causa é o potencial benefício econômico que poderá ser percebido pelas partes que demandam a prestação jurisdicional. É um requisito da petição inicial e tem parâmetros legais que devem ser seguidos para orientar todos os atores jurídicos.

Como protocolar embargos de terceiro em processo físico?

Os embargos de terceiros devem seguir a mesma forma da ação principal. Ou seja um recurso em processo físico, não pode seguir de forma eletrônica.

Quanto à utilidade dos embargos de terceiro Assinale a alternativa correta?

Quanto aos embargos de terceiro, assinale a alternativa correta. ... Eles serão distribuídos livremente e caberá ao juízo que ordenou a constrição, tanto que comunicado do ajuizamento da medida, eventualmente suspender o processo até julgamento dos embargos.

Quem é o embargante e quem é o embargado?

Significado de Embargante

[Jurídico] Que desenvolve embargos; que embarga. substantivo masculino e feminino Algo ou alguém que embarga (impõe embargos). Etimologia (origem da palavra embargante). Embargar + nte.

Será legitimado passivo o sujeito a quem o ato de constrição aproveita?

§4º Será legitimado passivo o sujeito a quem o ato de constrição aproveita, assim como o será seu adversário no processo principal quando for sua a indicação do bem para a constrição judicial.

O que deve provar o embargante ao propor embargos de terceiro?

Assim, na petição inicial da ação de embargos de terceiro, o embargante fará a prova sumária de sua posse ou de seu domínio e também da qualidade de terceiro, oferecendo documentos e rol de testemunhas. ... “De saída, a locução “prova sumária” gera perplexidade.

O que deverá o embargante demonstrar na petição inicial dos embargos de terceiro?

282, do CPC, dispõe que deverá constar, na petição inicial: “I – o juiz ou tribunal, a que é dirigida; II – os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu; III – o fato e os fundamentos jurídicos do pedido; IV – o pedido, com as suas especificações; V – o valor da causa; VI – as ...

O que é a prova sumária nos embargos de terceiro?

PROVA SUMÁRIA DA POSSE OU DA PROPRIEDADE. INDISPENSABILIDADE. Ao ingressar com os Embargos de Terceiro, deverá o Embargante, com a inicial, comprovar, desde logo, a sua qualidade de terceiro e a prova da posse ou da propriedade, oferecendo documentos e rol de testemunhas (Inteligência do art. 769 do CPC ).

Artigo anterior
Quanto tempo de corrida para perder 1000 calorias?
Artigo seguinte
Como funciona o armazenamento de gordura no corpo?