Qual a diferença entre educação indígena e educação escolar indígena?

Perguntado por: Joaquim Salvador Marques  |  Última atualização: 6. November 2024
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Há, assim, a educação indígena que se refere aos processos de "transmissão e produção dos conhecimentos próprios dos povos indígenas, enquanto a educação escolar indígena diz respeito aos processos de transmissão e produção dos conhecimentos não indígenas e indígenas por meio da escola, que é uma instituição própria ...

Como é a educação escolar indígena?

A Educação Escolar Indígena ocorre em unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais ...

O que queremos dizer quando falamos em educação escolar indígena específica e diferenciada?

indígena pretende-se uma escola dos povos indígenas, e sua construção, enquanto específica e diferenciada, está em curso desde 1988, quando foi garantido juridicamente a estes povos o direito à diferença. É sobre essa nova escola que trata este texto.

O que a Bncc diz sobre a educação escolar indígena?

No caso da educação indígena, isso significa garantir que as competências específicas sejam desenvolvidas a partir de suas culturas tradicionais. A BNCC cita em seu texto a construção de currículos interculturais e bilíngues para os sistemas próprios de aprendizagem, como acontece na educação indígena.

Como está a educação escolar indígena nos dias atuais?

Por isso, hoje, a educação escolar indígena, pela Constituição Federal, tem a perspectiva de garantir a identidade cultural de cada povo que atende e visa servir como ferramenta aos interesses próprios de cada comunidade. Diferentes povos indígenas lidam com a educação de variadas formas.

As diferenças entre educação indígena e educação escolar indígena.

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os desafios da educação escolar indígena?

O desafio da educação escolar indígena é se propor um sistema de ensino de qualidade e diferenciado, no sentido de atender as especificidades de um povo diferente da sociedade nacional, considerando que seus horizontes de futuro não são os mesmos que os nossos, e não reduzir a questão ao atendimento por meio dos ...

O que é educação escolar indígena Intercultural?

INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL INDÍGENA

“O objetivo é que se fortaleça as práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade indígena e proporcione a oportunidade de recuperar suas memórias históricas e reafirmar suas identidades” (GRUPIONI, Luís; 2002, p. 132).

Qual é o principal objetivo da educação escolar indígena?

A Educação Escolar indígena é uma modalidade da educação básica que garante aos indígenas, suas comunidades e povos a recuperação de suas memórias históricas, reafirmação de suas identidades étnicas, a valorização de suas línguas e ciências, bem como o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da ...

Quais os objetivos das diretrizes curriculares para a educação escolar indígena?

§ 1º Na Educação Escolar Indígena, os projetos político-pedagógicos devem estar intrinsecamente relacionados com os modos de bem viver dos grupos étnicos em seus territórios, devendo estar alicerçados nos princípios da interculturalidade, bilingüismo e multilinguismo, especificidade, organização comunitária e ...

Qual é a lei que garante a educação indígena?

Nacional (Lei nº 9.394)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacio- nal foi aprovada pelo Congresso Nacional no dia 17 de dezembro de 1996 e promulgada no dia 20 de dezembro daquele ano.

Onde se desenvolve a educação escolar indígena?

Desse modo, a Educação Escolar Indígena ocorre em escolas inscritas em seu território, de acordo com sua realidade, com formação específica do corpo docente e respeitando os princípios constitucionais que orientam a Educação Básica brasileira.

Qual a importância do ensino da cultura indígena nas escolas?

A educação indígena é fundamental a todo momento, de forma a resgatar as ideias, experiências dos mais velhos e saber viver mais através dos saberes tradicionais, desde criança, jovens e adultos, porque toda sociedade tem os momentos e as atividades de ensino-aprendizagem que combinam em espaços e momentos formais e ...

Quando surgiu a educação escolar indígena?

O primeiro momento inicia no período colonial e é marcado por iniciativas que tinham como objetivo a assimilação dos povos indígenas; e o segundo começa nos anos 70 e se fortalece com a Constituição Federal, ao inaugurar um novo paradigma de educação escolar que propõe o respeito à diversidade cultural.

O que se entende por educação escolar?

A prática educativa formal — que ocorre nos espaços escolarizados, que sejam da Educação Infantil à Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar.

Porque é importante uma educação diferenciada para os povos indígenas?

A oferta de educação escolar intercultural e multilíngüe de qualidade nas aldeias é uma dessas políticas importantes para garantir a permanência dos jovens nos seus territórios e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico autônomo dos projetos coletivos dos povos e das comunidades indígenas.

Como deve ser a escola indígena uma vez que a educação deve garantir o acesso ao conhecimento e tecnologias da sociedade nacional?

A escola deve dar um tratamento aos valores, saberes e conhecimentos tradicionais, às práticas sociais de cada cultura e garantir o acesso de conhecimentos e tecnologias da sociedade nacional relevantes para o processo de interação e participação cidadã na sociedade nacional.

Qual a importância da educação escolar na preservação da garantia dos direitos dos povos indígenas sobre seus territórios?

A escolarização indígena permite a disseminação de informações necessárias em relação aos direitos legislativos, garantia do território, manutenção da cultura tradicional, da organização social, saúde, preservação do meio ambiente, proteção quanto a invasão de suas áreas e exploração de seus recursos naturais.

Quais são as características da escola indígena?

As escolas dos povos indígenas são comunitárias, conforme aponta o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Somado a isso, a educação escolar indígena é caracterizada pela afirmação das identidades étnicas e associação entre escola, sociedade e identidade de cada povo indígena.

De quem é a responsabilidade da educação indígena?

A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. A coordenação das ações escolares de educação indígena está, hoje, sob responsabilidade do Ministério de Educação, cabendo aos Estados e Municípios, a sua execução.

O que diz a Lei 11.645 de 2008?

A Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, porém não prevê a sua obrigatoriedade nos estabelecimentos de ensino superior para os cursos de formação de professores (licenciaturas).

O que mudou nas escolas indígenas a partir dos anos 1990?

Em 1991, por meio do Decreto Presidencial nº. 26, a educação escolar indígena foi integrada ao sistema de ensino regular e sua coordenação, até então a cargo da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), foi transferida para o Ministério da Educação (MEC).

Como deve ser a educação escolar indígena?

A Educação Indígena está ligada às tradições de cada povo e não precisa necessariamente da escola para acontecer. A Educação Escolar Indígena é uma reivindicação que surge a partir da articulação e luta de diferentes povos, a partir principalmente da década de 1970.

Como funciona a educação indígena?

A Educação Escolar Indígena ocorre em unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais ...

Quem pode dar aula em escolas indígenas?

De acordo com uma lei estadual, apenas índios podem dar aulas para índios_ por isso o esforço da Secretaria em capacitar os índios-professores. Nas classes indígenas os alunos têm acesso a todas as disciplinas do currículo escolar.

Quem são os professores das escolas indígenas?

Os professores indígenas têm de ser pesquisadores de suas culturas, alfabetizadores em suas línguas maternas, autores e redatores de seus escritos, baseados na transmissão do saber coletivo e na construção, também coletiva, de novos saberes, de novas práticas.

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