Qual a diferença entre drogaria e farmácia?

Perguntado por: Tiago Emanuel Rocha  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (39 avaliações)

O tipo de negócio “drogaria” compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais. Na drogaria não existe manipulação de medicamentos. Já o tipo de negócio “farmácia”, além de exercer as mesmas funções da drogaria, também realizam a manipulação de medicamentos.

Porque o nome da farmácia e drogaria?

Para que o local seja chamado de farmácia, não basta vender remédios: é preciso ter um laboratório para preparação de fórmulas receitadas por médicos, dentistas e veterinários – como as farmácias de manipulação. Já as drogarias vendem apenas medicamentos industrializados, sem a presença de um laboratório.

Qual a diferença entre farmácia e drogaria Brainly?

A principal diferença entre a farmácia e a drogaria é a manipulação de fórmulas que a primeira pode realizar. As farmácias possuem um laboratório onde podem preparar as fórmulas prescritas por profissionais, como médicos, dentistas e veterinários.

Qual é o conceito de farmácia?

3° - A Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos ...

O que observar em uma farmácia ou drogaria?

Ao pensar em abrir uma farmácia ou drogaria muitas dúvidas vem à cabeça.
...
Em seguida você deverá se atentar aos equipamentos, que são:
  • Gôndolas, prateleiras, gavetas e estantes expositoras.
  • Impressora.
  • Balcão de atendimento.
  • Computadores.
  • Sistema de ar condicionado.
  • Móveis.
  • Máquina para cartão, entre outros.

Diferença entre FARMÁCIA e DROGARIA

17 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo das drogarias?

É a Lei que rege as farmácias, a mesma que define drogaria como sendo o estabelecimento que só vende remédios sem manipulá-los e farmácia como estabelecimento que, além de vender, manipula remédios. - LEI Nº 9.782/99.

O que não pode faltar em uma farmácia?

Basicamente podemos encontrar numa farmácia os seguintes produtos:
  • medicamentos monitorados (com ou sem prescrição);
  • medicamentos liberados (com ou sem prescrição);
  • produtos correlatos;
  • itens de higiene pessoal;
  • maquiagem e perfumaria;
  • fraldas;
  • produtos de uso hospitalar; e.
  • itens de conveniência.

Quais são os tipos de farmácia?

Quais são os tipos de farmácias que existem?
  • Farmácia de Manipulação. Neste estabelecimento são comercializados medicamentos manipulados, ou seja, preparados em laboratório, por profissional habilitado. ...
  • Farmácia de Fitoterapia. ...
  • Farmácia de Homeopatia. ...
  • Farmácia Hospitalar.

Como são classificadas as farmácias?

A verdade é que, após a Lei 13.021, as farmácias foram classificadas como farmácia com e/ou sem manipulação, No entanto, farmácias com o conceito de drugstore foram deixadas de fora de tal legislação.

Quais as diferenças entre a farmácia e a drogaria de acordo com a Lei 5.991 73?

4º, XI, Lei 5.991/73). Portanto, a diferença é significativa, porque o aspecto comercial nas drogarias é predominante; na prática, por exemplo, a manipulação ou o fracionamento de medicamentos não é permitido na drogaria.

Quais seriam as características de um bom atendente de farmácia e drogaria?

Além disso, o balconista ou atendente de farmácia deve cuidar da aparência, se manter sempre atualizado, ter boa postura e orientar corretamente o cliente ao uso dos medicamentos. Ele também deve ser responsável, proativo, atencioso, saber lidar com o público, seguir protocolos e regras, ser ágil e comunicativo.

Qual é a diferença entre remédio e medicamento?

Estes termos parecem sinônimos, mas na verdade não são. Remédio vem do latim remedium, aquilo que cura. Remédio é um termo mais amplo que medicamento. Remédios são todos os recursos utilizados para curar ou aliviar a dor, o desconforto ou a enfermidade.

Qual o símbolo que representa a farmácia?

A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à Antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) e a cura (taça).

Qual a diferença entre farmácia Básica e Farmácia Hospitalar?

O que é farmácia hospitalar? A Farmácia Hospitalar é o tipo mais complexo e técnico. Está presente nas unidades hospitalares e tem a responsabilidade de fornecer os medicamentos aos pacientes internados. Ao contrário das demais farmácias, a hospitalar não comercializa medicamentos.

Qual a origem da farmacologia?

Farmacologia tem origem grega (Farmakon = drogas e logos = estudo). A farmacologia é a ciência que estuda os efeitos de uma substância química sobre a função dos sistemas biológicos, fundamentalmente dependente da interação droga/organismo.

Como descrever uma farmácia?

Farmácia é um estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.

Qual é o ramo de atividade de uma farmácia?

i. Farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais; II.

O que diz a lei 13021 14?

Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. Art. 1 As disposições desta Lei regem as ações e serviços de assistência farmacêutica executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

O que é uma farmácia comercial?

Farmácia: estabelecimento comercial no qual se vendem exclusivamente medicamentos, seja de receituário, seja OTC. Por lei e definição, uma farmácia pode comercializar qualquer produto que, de forma geral, esteja relacionado à saúde.

Como deve ser organizados os medicamentos na farmácia?

envelopes de comprimidos ou pós devem ser guardados em gavetas e na parte externa, por exemplo: em gôndolas na frente da farmácia; entorpecentes e psicotrópicos devem ficar no armário de medicamentos controlados que devem ser inoxidáveis, no fundo da farmácia e sob a responsabilidade do farmacêutico.

O que o farmacêutico clínico pode fazer?

O farmacêutico pede ao paciente que leve os medicamentos para a farmácia e faz, durante a consulta, uma revisão detalhada com ele sobre cada tratamento. Tira dúvidas, resolve problemas, orienta o paciente e promove adesão ao tratamento. Também pode fazer recomendações de mudanças ao médico e encaminhar o paciente.

O que mais vende em uma farmácia?

Lista dos produtos mais vendidos nas farmácias e drogarias em 2020
  • Injetável para emagrecimento Saxenda (Novo Nordisk)
  • Desodorante Rexona (P&G)
  • Desodorante Dove (Unilever)
  • Medicamento antidiabético Glifage XR (Merck S.A)
  • Fraldas Huggies.
  • Medicamento vermífugo Ivermectina VMC (Merck)

O que não pode vender em drogaria?

Picanha, cerveja, brinquedo, bijuteria, inseticida e até produtos agrícolas, apesar de proibidos pela Lei 5991/73, foram encontrados à venda em farmácias e drogarias, estabelecimentos que devem primar estritamente pela proteção e recuperação da saúde da população.

O que deve ter na farmacinha da empresa?

Na composição de um kit de primeiros socorros empresarial, os instrumentos básicos mais importantes são:
  1. pinça;
  2. tesoura;
  3. termômetro;
  4. colar cervical;
  5. luvas cirúrgicas;
  6. óculos de proteção;
  7. tala de imobilização;
  8. máscara para proteção facial.

Qual Emoji significa Farmácia?

“⚕” significado: símbolo da medicina Emoji.

Artigo anterior
Tem que trabalhar dia 24?
Artigo seguinte
Quantas pessoas existiam em 1930?