O que é rizoma?

Perguntado por: Carolina Juliana Gaspar de Rodrigues  |  Última atualização: 24. Dezember 2021
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

Em botânica, chama-se rizoma ou soca a um tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas.

O que é o rizoma de uma planta?

Na biologia, um rizoma é uma estrutura componente em algumas plantas cujos brotos podem ramificar-se em qualquer ponto e transformar-se em um bulbo ou um tubérculo. Este rizoma pode funcionar como raiz, talo ou ramo, independente de sua localização na planta.

O que são rizoma exemplos?

Rizoma é um caule, em forma de raiz, frequentemente subterrâneo, mas também podendo ser aérea, rico em reservas nutrientes, e que se caracteriza pela capacidade de emitir novos ramos. O rizoma pode estar presente em várias plantas, como por exemplo, a bananeira e gengibre.

Para que serve o rizoma?

O rizoma pode ser delgado ou espesso, sendo considerado um importante órgão de reserva de nutrientes para diversas plantas. Este caule também está envolvido na reprodução assexuada das plantas.

Quais plantas têm rizomas?

Rizoma é um caule que funciona como raiz. Eles costumam ter o formato cilíndrico e crescem paralelos ao solo, que pode ser subterrâneo ou mais para cima. Também possui brotos ao longo da sua formação. Um exemplo de rizomas são o gengibre, alpínias, espada-de-São-Jorge, bastão-do-imperador, strelitzia íris e bananeira.

O QUE É RIZOMA? | MITOS E VERDADES

21 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre tubérculos e rizomas?

e a batata inglesa (Solanum tuberosum) são tubérculos (Figura 1A e B). O rizoma é um caule espesso, também rico em reservas, caracterizado por nós e entrenós bem definidos como podemos visualizar no taro (Colocasia esculenta) e no gengibre (Zingiber officinale) (Figura 1C e D) (Souza et al.; 2013).

Como se distingue um Estolho de um rizoma?

  1. Estolão ou estolho é um tipo de caule que cresce paralelamente ao chão, produzindo gemas de espaço em espaço.
  2. Rizomas são caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas. ...
  3. Bulbos são estruturas complexas formadas pelo caule e por folhas modificadas.

Qual a função do Cladódio?

Cladódios: são modificações que assumem uma forma semelhante às folhas e possuem como funções o armazenamento de água e a realização de fotossíntese.

Quais são as principais características dos rizomas e dos bulbos?

Rizomas: Seu comportamento é similiar ao do bulbos, mas trata-se de um caule modificado em forma de raiz. A exemplo dos bulbos, os rizomas são ricos em reservas energéticas para a planta. Os rizomas são levemente cilíndricos e apresentam crescimento horizontal, paralelo ao solo, podendo ser superficial ou subterrâneo.

O que é efeito rizoma?

O Grupo Rizoma visando qualificar seus licenciados, com a excelência e construção de uma marca de valor, convida você a se tornar um licenciado e realizar um curso de consultor financeiro de alta performance. Após a conclusão do curso, você receberá o certificado e estará apto a se tornar um licenciado.

Qual a diferença entre tubérculo rizoma e bulbo de um exemplo de cada?

A principal diferença entre os três é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Enquanto em bulbos e tubérculos elas aparecem no caule do vegetal, nas tuberosas elas ficam nas raízes. Para entender melhor essa diferença, observe as três figuras acima. ... Um exemplo clássico de tubérculo é a batata.

O que significa Estipes?

[Brasil] Caule da palmeira e de outras plantas; espique. 2. Árvore genealógica.

O que é uma planta Pteridófita?

Pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, que apresentam vasos condutores de seiva. Essas plantas não possuem flores, sementes ou frutos e sua reprodução é dependente de água, uma vez que apresentam anterozoides flagelados que precisam nadar até a oosfera para que a fecundação ocorra.

Qual é a planta que produz Estolho?

Entre as plantas com estolhos abaixo da superfície do solo (sub-aéreos) incluem-se várias gramíneas e os géneros Ajuga, Mentha, e Stachys. Várias espécies de Iris apresentam estolhos ligados aos seus rizomas, incluindo Iris stolonifera.

Quais são as características do caule?

Características do caule

O caule é composto por um corpo dividido em nós e entrenós. Possui Presença de folhas e botões vegetais. Geralmente os caules são aclorofilados (exceto caules herbáceos) e em geral aéreos (exceto bulbos e rizomas), normalmente têm geotropismo negativo e fototropismo positivo.

Qual a diferença entre espinhos e acúleos?

Os acúleos diferem-se dos espinhos foliares e caulinares por não serem nem modificações de ramos nem modificações de folhas. ... Na prática, podemos diferenciar o acúleo de um espinho tentando destacá-lo de uma planta. Os acúleos tendem a sair facilmente, enquanto os espinhos são de difícil remoção.

Quais são os três tipos de caules subterrâneos?

Veja o que são caules subterrâneos, quais os seus tipos e principais características. Todos os caules que têm o seu desenvolvimento abaixo do solo são chamados de caules subterrâneos. Eles podem ser classificados em três tipos: rizomas, tubérculos e bulbos.

O que são Cladodios e Filocladios?

Os cladódios e filocládios são estruturas pertencentes ao sistema caulinar das plantas que apresentam características que as diferenciam das folhas, sendo geralmente considerados ramos (macroblastos) aplanados com função de folha.

Qual é a função dos estômatos?

Os estômatos são fundamentais para a ocorrência da fotossíntese, pois permitem que o gás carbônico seja disponibilizado para as células. Os estômatos também estão relacionados com a perda de água por transpiração. Estômatos são encontrados nas partes aéreas do vegetal, principalmente nas folhas.

Para que servem os Pneumatóforos?

Pneumatóforos, também chamados de raízes respiratórias, são raízes que possuem geotropismo negativo e garantem trocas gasosas no meio. São encontradas em plantas que vivem em locais como mangues.

Qual caule é comum em plantas que crescem sobre a outra?

Os rizomas são caules que crescem horizontalmente em relação à superfície do solo. Alguns podem acumular substâncias de reserva, tendo como exemplo o caule da bananeira (Figura 3). Os caules aéreos são os mais abundantes e diversos entre as plantas. O tronco é o tipo mais comum de caule entre as plantas lenhosas.

O que é Estolão de uma planta?

O estolho é um tipo de caule que cresce paralelo ao chão, formando gemas de espaço em espaço, podendo originar plantas novas com raízes e folhas.

Quanto à forma como os caules podem ser classificados?

Os caules são bem variados e por isso foram classificados em três tipos, de acordo com o meio em que vivem: aéreos, subterrâneos e aquáticos.
  1. Caules aéreos São os mais comuns de todos e se desenvolvem ao o ar livre. ...
  2. Os caules eretos são aqueles que cressem acima do solo, na vertical para cima.

O que é tubérculos e rizomas?

“Raízes, tubérculos e rizomas são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas, utilizadas como alimento. Ex: tubérculo (batatinha), rizoma (araruta), raiz (cenoura).”

Qual a diferença entre tubérculos e raízes?

A principal diferença entre tubérculo, raiz tuberosa e bulbo está em qual parte da planta se desenvolve para acumular energia. Enquanto os tubérculos acumulam no caule, como no caso da batata e o inhame, as raízes tuberosas guardam os nutrientes em suas raízes, como a cenoura e a beterraba.

Artigo anterior
Com quanto tempo o recem nascido pode sair?
Artigo seguinte
O que é marca?