Qual a diferença entre doença do trabalho e doença ocupacional?

Perguntado por: Rodrigo Jaime de Ribeiro  |  Última atualização: 10. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (37 avaliações)

A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.

O que é uma doença do trabalho?

* DOENÇA DO TRABALHO – Doenças do trabalho, também denominadas mesopatias ou moléstias profissionais atípicas, são aquelas produzidas, desencadeadas ou agravadas por condições especiais de trabalho.

Qual a diferença entre a saúde do trabalhador e saúde ocupacional?

A saúde ocupacional se preocupa com o pré e o durante, já a do trabalho está presente para certificar que o funcionário que por algum motivo adoece ou se machucou no trabalho, receba as garantias e o tratamento adequado para retornar às suas atividades com segurança.

O que é doença do trabalho exemplos?

A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

Quais são os dois tipos de doenças ocupacionais?

Doenças profissionais: são aquelas motivadas por movimentos repetitivos ou, ainda, por meio da exposição a agentes nocivos a saúde; Doenças do trabalho, que se resumem àquelas causadas por uma atividade específica e relacionada ao trabalho, como sobrecarga e ruídos excessivos, entre outros.

DOENÇA DO TRABALHO X DOENÇA PROFISSIONAL - Qual É A Diferença ?

37 questões relacionadas encontradas

Quais as principais doenças ocupacionais e de trabalho?

Conheça as 10 principais doenças relacionadas ao trabalho e saiba como evitá-las
  1. DORTs. ...
  2. LER. ...
  3. Síndrome de burnout. ...
  4. Surdez definitiva ou temporária. ...
  5. Dorsalgia. ...
  6. Varizes. ...
  7. Transtornos mentais (depressão/ansiedade/estresse pós-traumático) ...
  8. Transtornos das articulações.

Como se identifica uma doença ocupacional?

Como provar adoecimento pelo trabalho

Exame clínico (físico e mental) Exames complementares. História clínica e ocupacional. Estudo do local de trabalho.

O que não pode ser considerado como doença do trabalho?

§ 1º Não são consideradas como doença do trabalho: a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto ...

Quais são as doenças consideradas doenças profissionais?

Entre as doenças profissionais mais freqüentemente registradas no Brasil incluem-se as lesões por esforços repetitivos (as LER/DORT), a surdez profissional (PAIR), as doenças pulmonares ocupacionais, as doenças de pele (dermatoses ocupacionais), as intoxicações pelo benzeno, por metais pesados ou por agrotóxicos e, o ...

Qual a diferença de doença ocupacional e não ocupacional?

A Doença do Trabalho, diferentemente da ocupacional, não é ocasionada pela função do trabalhador ou por seus instrumentos de trabalho em si, mas sim por algum agente do qual ele esteja exposto em seu ambiente de trabalho.

O que é saúde ocupacional e qual seu objetivo?

"A Saúde Ocupacional tem como finalidade incentivar e manter o mais elevado nível de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as profissões; prevenir todo o prejuízo causado à saúde destes pelas condições de seu trabalho; protegê-los em seu serviço contra os riscos resultantes da presença de agentes ...

Qual a importância da saúde ocupacional no trabalho?

A saúde ocupacional tem como principal objetivo cuidar para que a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores seja garantida no ambiente de trabalho. Por isso, a lei nº 6.514 foi criada, a fim de garantir direitos ligados à segurança e medicina do trabalho.

Qual o nome da doença do trabalho?

As DORTs são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Os que adquirem essa doença são aqueles que trabalham em posturas inadequadas, chamadas de posturas anti-ergonômicas. Caso não sejam tratadas a tempo, as DORTs podem se agravar causando até mesmo a invalidez do trabalhador.

Qual nome da doença do trabalho?

Síndrome de Burnout: o que é ? A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma doença mental que surge após o indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes, ou seja, que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de competitividade.

Qual é o Cid de doença ocupacional?

CID 10 - Z56 - Problemas relacionados com o emprego e com o desemprego - iClinic.

Quais as 10 principais doenças ocupacionais?

Quais são as doenças ocupacionais que mais acometem os trabalhadores brasileiros?
  • LER e Dort. ...
  • Problemas de visão. ...
  • Asma ocupacional. ...
  • Antracose pulmonar. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Perda auditiva. ...
  • Doenças psicossociais. ...
  • Problemas na coluna.

Quais são as doenças do trabalho reconhecidas pelo INSS?

Quais as principais doenças relacionadas ao trabalho?
  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Relacionado ao Trabalho (DORT)
  • Surdez definitiva ou temporária.
  • Sofrimentos psíquicos (ansiedade e estresse)
  • Síndrome de Burnout.
  • Dermatose ocupacional.
  • Asma ocupacional.

Quais as doenças que mais incapacitam para o trabalho?

6 doenças que causam afastamento do trabalho e como evitá-las
  1. 6 doenças que causam afastamento do trabalho e como evitá-las. ...
  2. 1 – Lesões por esforços repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ...
  3. 2 – Problemas de coluna. ...
  4. 3 – Depressão e ansiedade. ...
  5. 4 – Problemas articulares. ...
  6. 5 – Varizes.

Qual a doença ocupacional mais comum?

LER e DORT

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) são dois problemas bastante comuns quando se trata de doença ocupacional.

Quais os direitos do trabalhador em caso de doenças ocupacionais?

Auxílio-acidente: quando a capacidade de trabalho é reduzida, o trabalhador tem direito ao auxílio-acidente, um benefício pago pelo INSS nos casos de sequelas em razão de uma doença ocupacional ou acidente de trabalho que impede o trabalhador de exercer as atividades de antes.

Quem tem doença ocupacional pode ser indenizado?

A doença ocupacional também pode dar direito a uma indenização ao trabalhador. Ela pode ser por danos materiais, morais ou os dois. Por isso, fique atento ao que diz a lei sobre o assunto. A indenização por danos materiais visa a ressarcir o trabalhador dos gastos decorrentes da doença ocupacional.

Qual o valor de uma indenização trabalhista por doença ocupacional?

Já a indenização por danos materiais consistirá no pagamento mensal de 50% do salário-base da empregada (R$ 1.045,00) pelo período de 29/10/2020 a 17/8/2021, datas de início e fim da incapacidade, respectivamente.

Como funciona a indenização por doença ocupacional?

No caso de doença ocupacional, o valor da indenização por danos morais levará em conta fatores como grau de responsabilização do empregador, sua capacidade econômica e a extensão do dano ao trabalhador (se de natureza “leve”, “média”, “grave” ou “gravíssima”).

Quando abrir CAT por doença ocupacional?

A empresa tem obrigação de emitir a CAT em caso de ocorrência de acidente de trabalho ou suspeita médica de doença do trabalho. Assim, deverá ser preenchida pelo setor de Recursos Humanos da empresa.

Qual doença dá mais tempo de atestado?

1 Dor nas costas

Um levantamento feito pela Previdência Social apontou que, só no primeiro trimestre de 2016, foram mais de 24 mil afastamentos em função do problema.

Artigo anterior
Quais das decisões abaixo compõem a estratégia de produção?
Artigo seguinte
Qual o sinônimo de detentor?