Qual a diferença entre distonia e espasmos?

Perguntado por: Valentim Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)

As distonias segmentares afetam várias partes do corpo que estão próximas uma da outra. Inicialmente, as contrações (espasmos) podem ocorrer periodicamente ou em relação a uma atividade específica. Certos movimentos da parte afetada do corpo podem ativar os espasmos, que podem desaparecer durante o repouso.

O que é crise de distonia?

Definição e Sintomas

A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias dos músculos. Estas contrações compelem certas partes do corpo a executar movimentos repetitivos de torção ou a permanecerem em posições dolorosas.

Como começa a distonia?

Distonia Generalizada de Início Precoce (DYT1)

Geralmente começa por volta dos 10 anos com a torção de um pé ou braço. Os sintomas tendem a começar em uma parte do corpo e progredir para envolver membros adicionais e o tronco, mas geralmente não o rosto ou pescoço.

Como é sentir espasmos?

É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

Quais os tipos de distonia?

Tipos de Distonia
  • Distonias focais: Forma mais comum. Acomete músculos específicos.
  • Distonias Segmentares: Afeta regiões próximas como pescoço e braço.
  • Hemidistonia: Um lado todo do corpo (direito ou esquerdo)
  • Distonia Generalizada: Na maioria dos casos, afeta o corpo inteiro.

DISTONIA (Vídeo Aula) - Rogério Souza

29 questões relacionadas encontradas

O que provoca a distonia?

A distonia pode ser resultante de uma mutação genética, uma doença ou um medicamento. Os músculos na parte afetada do corpo contraem-se, distorcendo a posição daquela parte do corpo e mantêm-se contraídos por muitos minutos até horas. O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas e nos resultados do exame físico.

Qual exame detecta distonia?

O diagnóstico adequado passa pelo histórico da doença que deve ser minucioso, incluindo a história familiar e o exame físico e neurológico completos. Testes de laboratório, estudos de imagem e até testes genéticos podem ser necessários para chegar ao diagnóstico e à respectiva causa da distonia.

É normal ter espasmos do nada?

Eles são muito comuns e podem ocorrer de forma espontânea ou por conta de algum ruído, luz ou outro estímulo externo de percepção visual, como o movimento. Fatores como estresse, ingestão de cafeína antes de dormir e fadiga podem aumentar as ocorrências de espasmos musculares durante o sono. Por isso, muita atenção!

O que são espasmos nervosos?

Elas acontecem quando um nervo é estimulado ou danificado. Muitas vezes, essa contração muscular pode passar despercebida e não indicar nada grave. No entanto, alguns tipos de espasmos podem ser sinal de uma doença do sistema nervoso, pedindo acompanhamento médico.

O que pode ser espasmos no corpo?

As principais causas estão associadas a fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, atividade física excessiva e desidratação, privação de sono, deficiência de nutrientes, excesso no consumo de cafeína e uso de medicamentos.

O que fazer para diminuir distonia?

A distonia não tem cura, mas os espasmos musculares podem ser controlados com o tratamento, que pode ser feito com injeções de toxina botulínica, conhecida como botox, remédios, fisioterapia ou cirurgia.

O que são reflexos hiperativos?

A espasticidade é um distúrbio de controle muscular que é caracterizado por músculos tensos ou rígidos e uma incapacidade de controlar os músculos. Além disso, os reflexos podem persistir por muito tempo e podem ser muito fortes (reflexos hiperativos).

Quais os sintomas da distonia cervical?

Quais são os sintomas da Distonia Cervical? Alterações podem ser percebidas como rotação ou inclinação da cabeça ou pescoço, elevação do ombro em direção à orelha, desvio do pescoço para o lado (longe da linha média do corpo), por vezes acompanhados de espasmos ou tremores.

O que é distonia nas mãos?

A distonia focal nas mãos pode causar uma perda de função substancial e frequentemente é diagnosticada erroneamente ou não diagnosticada. Em geral, a distonia é um distúrbio incapacitante do controle motor caracterizado por contrações musculares excessivas que podem produzir movimentos e posturas anormais.

Como é feita a cirurgia de distonia?

A cirurgia para distonia envolve a implantação de eletrodos, ou seja, fios muito finos, em uma região do cérebro. Tais eletrodos fornecem correntes elétricas para pequenas partes do cérebro, alterando o circuito cerebral anormal e, assim, aliviando os sintomas da distonia.

O que é posição de Opistótono?

O opistótono é o espasmo da coluna vertebral e as extremidades que se curvam para frente, resultando em posição de arco, apoiado pela parte de trás da cabeça e calcanhares (se a pessoa estiver deitada). Essa posição faz com que os músculos posteriores do pescoço e tronco se contraiam. Geralmente é sintoma de tétano.

Porque os músculos tremem sozinhos?

Estresse e exaustão são os dois principais culpados por espasmos musculares, seja porque você não está dormindo o suficiente ou se seus músculos estão realmente cansados ​​de esforço excessivo. Uso excessivo de um músculo.

O que são espasmos durante o sexo?

O vaginismo é uma disfunção sexual que assola mulheres com vida sexual ativa. Ele é caracterizado por uma série de espasmos e contrações involuntárias da vagina, que acabam por causar muita dor e desconforto durante as relações sexuais que essa mulher pode ter.

Qual a diferença entre espasmos e convulsões?

Uma convulsão é uma descarga elétrica anômala e desregulada que ocorre no cérebro e interrompe temporariamente a função normal do cérebro. Os espasmos infantis duram apenas alguns segundos, mas normalmente, ocorrem um após o outro em uma série que dura vários minutos.

O que fazer para acabar com espasmos musculares?

Algumas formas de aliviar ou tratar os espasmos para que se tenha uma qualidade de vida melhor!
  • Medicamentos;
  • Limitar o uso de cafeína;
  • Fisioterapia;
  • Acupuntura;
  • Manter a alimentação equilibrada.

O que é distonia vocal?

Distonia laríngea, ou disfonia espasmódica, é caracterizada por contrações involuntárias e inapropriadas da musculatura responsável pela fonação, sendo a do tipo adutora a mais comum. Caracteriza-se por quebras fonatórias, sendo seu diagnóstico confirmado por videolaringoestroboscopia.

Como diagnosticar distonia cervical?

Sinais e sintomas

Às vezes, os sintomas começam com um tremor que gira o pescoço (em um gesto inaceitável). As contrações tônicas dolorosas ou os espasmos intermitentes dos esternocleidomastoideos, trapézios ou de outros músculos cervical, geralmente unilateralmente, que resultam em uma posição anormal da cabeça.

O que fazer quando o nervo do pescoço estica?

Gelo: Se os espasmos acabaram de ocorrer, deve-se colocar compressas de gelo sobre o pescoço, por 8 minutos, seguidos de 3 minutos de pausa, até completar 30 minutos, pode ser feita de 3 a 4 vezes ao dia; Aquecimento úmido: Algumas vezes, especialmente com espasmos recorrentes, o aquecimento úmido pode ajudar.

O que significa dor no nervo do pescoço?

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Quando a cabeça fica tremendo?

O tremor na cabeça pode ser uma forma de acometimento cefálico do tremor essencial ou estar relacionado a outras doenças, como a distonia e o Parkinson. O tremor na cabeça afeta muitos pacientes com tremor essencial e, neste caso, há uma preponderância do sexo feminino.

Artigo anterior
O que é o impacto socioambiental?
Artigo seguinte
Quais os principais acessórios do torno?