Qual a diferença entre depósito voluntário é necessário?

Perguntado por: William Vieira  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

O depósito voluntário resulta da vontade das partes e se faz espontaneamente. O depósito necessário é “o que se faz em desempenho de obrigação legal” (art. 647, I do Código Civil de 2002) ou “o que se efetua por ocasião de alguma calamidade, como o incêndio, a inundação, o naufrágio ou o saque.” (art.

O que é depósito voluntário?

O depósito voluntário caracteriza-se por ser um acordo de vontades, ou seja, da manifestação de bilateral das partes que o pactuam, origina-se da livre convenção dos contraentes, já que é o depositante que escolhe o depositário, confiando a este último a guarda do bem móvel para ser restituído quando desejado.

Quais são as espécies de depósito?

Espécies
  • Voluntário ou convencional - Resulta de livre acordo entre as partes. Deve ser feito por escrito. ...
  • Necessário - Presume-se oneroso. ...
  • Judicial ou sequestro - Determinação do juiz, que entrega a terceiro coisa litigiosa (móvel ou imóvel) para preservar sua incolumidade, até decisão da causa principal.

Não é depósito necessário aquele?

E n.d.a. Resposta: C Justificação: 7) Não é Depósito Necessário aquele: A que o depositante, não podendo escolher livremente a pessoa do depositário, é forçado pelas circunstâncias a efetuar o depósito com pessoas cujas virtudes desconhece; B realizado em desempenho de obrigação legal; C efetuado por ocasião de alguma ...

Quais os tipos de depósito de acordo com a propriedade?

Existem várias modalidades de depósito, sendo elas: depósito voluntário; depósito necessário; depósito legal; depósito miserável; depósito inexo ou hospedeiro e; depósito judicial. Segundo César Fiuza (2011), voluntário é o depósito que se origina da vontade livre das partes.

Contrato de Depósito Voluntário

27 questões relacionadas encontradas

Quais as modalidades de depósito explique e exemplifique?

ESPÉCIES DE DEPÓSITO

O depósito pode ser voluntário ou necessário. O voluntário está disciplinado nos artigos 1265 a 1281 do CC. ... O depósito necessário está disciplinado nos artigos 1282 a 1287 do CC podendo a sua existência ser provada por qualquer meio (parágrafo único do art. 1283).

O que é um depósito necessário?

Art. 647. É depósito necessário: II - o que se efetua por ocasião de alguma calamidade, como o incêndio, a inundação, o naufrágio ou o saque.

Quando ocorre um contrato de depósito necessário?

O depósito necessário decorre de uma imposição legal ou de uma situação de calamidade (art. 647 a 652 do C.C.). São três as hipóteses de depósito necessário: a) o decorrente de imposição legal; b) o depósito miserável; c) depósito de bagagens dos hóspedes.

Quais os direitos obrigações do depositário?

“O depositário é obrigado a ter na guarda e conservação da coisa depositada o cuidado e diligência que costuma com o que lhe pertence, bem como a restituí-la, com todos os frutos e acrescidos, quando o exija o depositante.”

São espécies de depósito necessário o que se desempenha em função da lei é aquele por ocasião de alguma calamidade bem como aqueles por equiparação?

É depósito voluntário o que se efetua por ocasião de alguma calamidade, como o incêndio, a inundação, o naufrágio ou o saque.

Qual a diferença entre arras confirmatórias e arras penitenciais?

Com as arras penitenciais, diferentemente das confirmatórias, não é cabível a indenização suplementar. Em virtude do direito de arrependimento, as arras ou sinal, funcionam apenas a título indenizatório, ou seja, que as deu perdê-las-á em vantagem da outra parte e quem as recebeu devolvê-las-á em dobro.

O que é contrato de depósito legal?

CONCEITO: O contrato de depósito é aquele por meio do qual recebe o depositário um objeto móvel para guardar até que o depositante o reclame (Artigo 627 do CCB), podendo ser necessário ou voluntário.

Como fazer um contrato de depósito?

O(a) DEPOSITANTE pagará ao(à) DEPOSITÁRIO(a), pela guarda descrita na Cláusula 2ª, a quantia de R$ XXX,XX (valor por extenso) mensais, a ser paga todo dia (dia) de cada mês, mediante depósito na conta corrente nº (informar), agência (informar), do Banco (informar), de titularidade do(a) DEPOSITÁRIO(a).

Quem pode captar depósitos à vista?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar um depósito à vista em uma instituição bancária para fazer a movimentação do dinheiro a qualquer momento. O valor depositado em uma conta corrente é diferente de uma poupança, pois no primeiro caso não há nenhum rendimento para quem fez o depósito à vista.

O que é um contrato de depósito Bancário?

O depósito bancário é contrato pelo qual uma pessoa (depositante) entrega valores monetários a um banco, que se obriga a restituí-los quando solicitados. É o mais corriqueiro dos contratos bancários.

O que acontece se a coisa depositada for furtada por falta de cuidado do depositário?

Portanto, se a coisa depositada se danifica ou é furtada, responde o depositário pelos prejuízos causados ao depositante, por ter aquele agido com culpa in vigilando.

O que é depositante é depositário?

Depósito é uma modalidade de contrato onde uma parte, denominada depositante, entrega coisa móvel a outra pessoa, chamada de depositário, para que esta guarde até que o depositante a reclame. ... É regulado pelos artigos 627 a 652 do Código Civil brasileiro.

O que é responsabilidade civil por ato de terceiro?

A responsabilidade por ato de terceiro é a que ocorre quando uma pessoa deve responder pelas consequências jurídicas da conduta de outrem, o que se verifica nas hipóteses previstas no art. 932 do Código Civil.

Quais os elementos do contrato de depósito Disserte sobre cada um deles?

Art. 627 - Pelo contrato de depósito recebe o depositário um objeto móvel, para guardar, até que o depositante o reclame. Nisso já podemos identificar que as partes deste contrato são duas: o depositante (aquele que deposita/entrega o objeto) e o depositário (aquele que guarda/recebe o objeto).

Qual a natureza jurídica do contrato de depósito?

Natureza Jurídica

O contrato de depósito é, em regra, UNILATERAL, já que apenas uma das partes apresenta obrigação a ser cumprida; GRATUITO, pois há sacrifício patrimonial para apenas uma das partes, há exceções onde pode ser bilateral oneroso.

Quais são as características do contrato de mandato?

O mandato é um contrato que gera obrigação infungível ao mandatário, ou seja, o mandatário não consegue transferir seus poderes para outros, sendo caracterizado como exposto anteriormente, como intuito personae. O contrato, se presumido, apresenta-se como gratuito, fato que pode ser visto no artigo 658 do Código Civil.

O que é o depositário infiel?

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu anteontem que os chamados depositários infiéis não podem ser presos, diferentemente do previsto no artigo 5º, inciso LXVII, da Constituição, que diz: “Não existe prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia ...

É lícito ao depositário no contrato de depósito voluntário fazer uso da coisa depositada desde que tenha licença expressa do depositante?

Sob pena de responder por perdas e danos, não poderá o depositário, sem licença expressa do depositante, servir-se da coisa depositada, nem a dar em depósito a outrem. Se o depositário, devidamente autorizado, confiar a coisa em depósito a terceiro, será responsável se agiu com culpa na escolha deste.

Como se classifica o contrato de mandato?

a) Oneroso – O mandatário é remunerado. b) Gratuito – Não há remuneração. a) Singular (simples) – Apenas um mandatário. b) Plural – Vários mandatários no meso instrumento; qualquer deles pode exercer os poderes.

Como saber se existe depósito judicial em meu nome?

Como saber se tenho um depósito judicial? Como os depósitos judiciais são sempre realizados nos bancos públicos, para saber se existe um em seu nome, você precisa ir até a agência e procurar o gerente. Após isso, você irá solicitar o cadastramento e chave de acesso para esse serviço.

Artigo anterior
Qual o exame de sangue que detecta a trombose?
Artigo seguinte
Qual o perigo da Apometria?