Qual a diferença entre contrato de comodato e contrato de arrendamento?

Perguntado por: Leandro Nogueira  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (28 avaliações)

“A diferença entre o comodato e o arrendamento é uma só: a onerosidade. Ou seja, no comodato não há uma contraprestação financeira e, no arrendamento, por sua vez, é exigida a renda, que é o valor fixado pelo uso dessa terra”, especificou o consultor.

Qual a diferença entre contrato de locação e contrato de comodato?

Qual é a diferença entre regime de comodato e locação? Vimos que o comodato é um tipo especial de empréstimo. Portanto, a principal diferença entre esse regime e o aluguel é que o comodato é gratuito, apesar de existirem obrigações por parte do comodatário.

O que é um contrato de comodato?

COMODATO. O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Coisas fungíveis é a característica de bens que podem ser substituídos por outro da mesma espécie, qualidade ou quantidade (exemplo: dinheiro, mercadorias).

Qual a diferença entre contrato de arrendamento e parceria?

No caso de contrato de arrendamento, o rendimento recebido pelo proprietário dos bens rurais cedidos é tributado como se fosse um aluguel comum, enquanto no contrato de parceria, as duas partes são tributadas como atividade rural na proporção que couber a cada uma delas.

Porque fazer um contrato de comodato?

Entre as vantagens do comodato, podemos citar: Ausência de custos, por se tratar de modalidade gratuita; Pouca burocracia envolvida, pois não necessita de registro em cartório; Para quem cede o bem, há previsão de que ele seja usado adequadamente.

Contratos de Comodato x Arrendamento Rural

29 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do comodato?

Para que ele se concretize, é claro, deve-se realizar um contrato. O contrato de comodato tem como objetivo a transferência dos direitos de utilização de um bem (ex. um celular), sob determinadas condições de devolução, obrigação e até mesmo rescisão.

Quais os direitos de um contrato de comodato?

O contrato de comodato é uma proteção para o dono verdadeiro. Por meio dele, a posse provisória é transferida pelo comodante ao comodatário, que tem o dever de cuidar da propriedade. O comodatário fica impedido de recorrer à ação de usucapião.

Qual a diferença de arrendamento e parceria?

Desse modo, no contrato de arrendamento, o proprietário transfere a utilização do imóvel para o arrendatário, sendo este o único responsável pelo negócio; enquanto que, na parceria agrícola, embora o proprietário transfira o uso do imóvel para o arrendatário, ambos compartilharão os riscos e lucros do negócio.

O que são Parcerias e arrendamentos no meio agrário?

Os arrendamentos e parcerias rurais definem-se como formas de uso temporário da terra e outros bens, e visam que ambas as partes não sejam prejudicadas. Para isso, é de extrema relevância que os contratos de arrendamento ou parceria rural sejam feitos por meio de um instrumento escrito, hábil e idôneo.

Quais são as partes contratantes do contrato de parceria rural e qual é o objeto desse contrato?

O parceiro-outorgante é o cedente, proprietário ou não, que entrega os bens (imóvel ou animais), e o parceiro-outorgado é a pessoa ou o conjunto familiar, representado pelo seu chefe, que os recebe para os fins próprios das várias espécies de parceria.

O que é comodato exemplo?

Comodato – empréstimo de bem que não pode ser substituído e deve ser devolvido ao final. Exemplo: uma máquina. Tanto no mútuo como no comodato, alguém recebe uma coisa emprestada. ... No mutuo a devolução não precisa ser do mesmo objeto, pode ser por coisa do mesmo gênero e quantidade e qualidade.

Como se faz um contrato de comodato?

O(A)COMODANTE:_________________________________, com sede em ___________________, na rua _______________________________________________________________, nº ________, bairro _____________________, CEP _____________, no Estado _________________, inscrito (a) no CNPJ n° _________________, e no cadastro estadual nº ...

O que precisa para fazer um contrato de comodato?

Para valer entre as partes contratantes, o contrato de comodato (empréstimo gratuito de coisas que não são consumidas pelo uso) não exige maiores formalidades, bastando a simples entrega do bem. Entretanto, para ser válido perante terceiros, o instrumento deve ser registrado em cartório.

Qual a diferença de comodato para usufruto?

O que caracteriza o COMODATO é a cessão gratuita da posse do imóvel. Imóvel sob usufruto está na posse do usufrutuário e não do nu-proprietário. De rigor, a instituição de COMODATO sobre área que se encontra sob usufruto só pode ser feita pelo usufrutuário.

O que é Internet em comodato?

O regime de comodato de equipamento é um tipo de empréstimo de um bem, que deve ocorrer unicamente de forma gratuita. Sendo assim, o provedor disponibiliza seu equipamento, o qual é o proprietário, para uso do assinante final, o qual terá direito de uso durante a vigência contratual.

Como funciona a questão dos prazos no comodato?

O prazo do contrato de comodato pode ser estabelecido em acordo pelas partes. Porém, se ele não for determinado, será presumido o prazo necessário para o uso da coisa emprestada. No exemplo utilizado acima, por exemplo, o prazo presumido seria até o final do evento cultural onde o quadro de João será exibido.

Como funciona a parceria no campo?

A parceria rural é a modalidade contratual pela qual o parceiro-proprietário cede ao parceiro-produtor o uso da terra, partilhando com este os riscos do caso fortuito e da força maior e os frutos do produto da colheita ou da venda dos animais.

Quais são os tipos de parceria rural?

Como citado no início do texto, existem 5 diferentes tipos de parceria rural: a parceria agrícola, a parceria pecuária, a parceria agroindustrial, parceria extrativa e a parceria mista.

Qual a diferença entre meeiro é parceiro?

No caso das parcerias agrícolas vigentes no meio rural capixaba, em sua maioria na cafeicultura, é de 50% da produção e não do lucro. Deste sistema de divisão, de metade da produção, é que surge a terminologia meeiro. Que é a denominação dada aos parceiros/as outorgados/as da região Norte do Estado do Espirito Santo.

O que é um contrato de arrendamento?

O contrato de arrendamento é aquele por meio do qual o proprietário de uma terra (arrendador) cede sua propriedade rural para que um terceiro (arrendatário) possa explorá-la.

Quem é o arrendante na relação contratual de arrendamento?

59.566/66). Os contratantes, ou sujeitos do arrendamento, são o arrendador (ou arrendante) e o arrendatário.

Como funciona o contrato de parceria agrícola?

A parceria agrícola é uma modalidade de contrato agrário prevista no Estatuto da Terra, pelo qual um imóvel rural é cedido para a exploração agrícola, pecuária ou agroindustrial, mediante à partilha entre as partes (pessoas físicas ou jurídicas, proprietário e produtor) de forma isolada ou cumulativa dos seguintes ...

Qual o prazo do contrato de comodato?

Caso não seja determinado o tempo de duração, presume-se que o acordo irá durar pelo período necessário para o uso do bem concedido, sendo vedado ao comodante encerrar o comodato antes do fim do prazo, seja ele determinado ou presumido, a não ser em caso de necessidade imprevista e urgente.

Quanto custa registrar um contrato de comodato?

Nos termos do artigo 130 da LRP, o contrato deve ser registrado no domicílio das partes; O comodato por ser gratuito não tem valor.

Como se classifica o contrato de comodato?

Empréstimo a título gratuito, pelo qual alguém entrega a outrem bem infungível, para ser usado temporariamente e depois restituído. Comodante - Quem empresta a coisa; continua responsável pelas despesas extraordinárias e necessárias. Comodatário - Quem recebe a coisa.

Artigo anterior
O que podemos fazer para ter uma boa qualidade de vida?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura a afta na boca?