O que é rolamento axial de esferas?

Perguntado por: Diogo Diogo Baptista Matos Nogueira  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)

Os rolamentos axiais de esferas são formados por anéis que dispõe arruelas, estas que possuem canal e gaiolas com esferas dentro. Além disso, são projetados com o objetivo de aguentar cargas axiais durante as operações de alta velocidade e não podem ser submetidos a cargas radiais.

O que é um rolamento axial de esferas?

Rolamento axial de esferas

Os rolamentos axiais de esferas são projetados para suportar cargas axiais (no sentido do seixo). Ou seja, não devem ser usados quando houver qualquer carga radial. Ele é composto por arruelas desmontáveis (de eixo e de mancal) para facilitar a manutenção.

Onde é usado rolamento axial?

APLICAÇÃO DO ROLAMENTO AXIAL DE ROLOS CILÍNDRICOS. Dentre as principais aplicações do rolamento axial de rolos cilíndricos estão motores de grande e médio porte, geradores, motores de combustão interna, fusos de máquinas operatrizes, motores de tração, ferramentas para transporte de cargas e redutores de velocidade.

Qual a diferença entre radial e axial?

Sobre a carga radial podemos dizer que, é a carga que o rolamento recebe no sentido vertical, ou seja, sobre o rolamento. Já a carga axial, é a carga que o rolamento recebe no sentido do eixo, ou seja, lateral.

Quais as diferenças entre rolamentos de esferas e rolos?

Regra geral os rolamentos de rolos têm uma capacidade de carga maior e os rolamentos de esferas uma menor resistência ao atrito.

SÉRIE - TIPOS DE ROLAMENTOS - Rolamento axial de esferas

41 questões relacionadas encontradas

Qual rolamento é melhor para rotações mais elevadas de rolos ou de esferas por quê?

Geralmente, quando se comparam os rolamentos de esferas com os de rolos com as mesmas dimensões, os rolamentos de esferas exibem uma resistência ao atrito menor, devido a superfície de contato de esfera/pista, e também por isso: uma menor variação de rotação que os rolamentos de rolos.

Qual o melhor tipo de rolamento?

Os Melhores Rolamentos Existentes no Mercado: Conheça Eles!
  • Rolamentos. ESFERA. Rígidos de Esferas. CILINDRICOS. Radiais de Rolos. CÔNICOS. Uma Fileira de Corpos Rolantes. AUTOCOMP. De Esferas. AXIAIS. Esferas de Escora Simples. MANCAIS. Mancal Monobloco. BUCHAS. Bucha Montagem/Fixação.
  • DISTRIBUIDOR AUTORIZADO. Timken. REVENDEDOR. SKF.

O que é uma força radial?

Radial: A força radial é a que se estende ou se move de um ponto central para fora.

Qual a diferença de folga axial e radial?

A folga interna radial é a distância entre as esferas e o anel externo. Já a folga axial seria a diferença entre o alinhamento dos anéis. Além da folga C3 há outras indicações de folga, como C2, C4, C5, C9NA, etc.

O que é uma carga radial?

Carga radial (fig. 1) é qualquer carga que atue em ângulos retos em relação ao eixo do rolamento, e carga axial (fig. 6) é qualquer carga que atue ao longo do eixo do rolamento.

Qual rolamento é indicado onde existem esforços radiais e poucos esforços axiais?

rolamento de rolos cônicos: nesse caso, há o suporte para cargas radiais e axiais em um sentido só; rolamento axial de esfera: ele aguenta cargas axiais altas; rolamento de agulha: indicado em casos em que há pouco espaço radial; rolamento com proteção: feitos com placas.

Quais os tipos de rolamentos e suas aplicações?

Quais os tipos de rolamentos e suas aplicações?
  • Rolamentos Axiais.
  • Rolamentos Radiais.
  • rolamento de esferas: podem ser rígidos de esferas, uma ou mais carreiras e de contato angular;
  • rolamento de rolos: podem ser cilíndricos, uma ou mais carreiras, cônicos e de agulhas;
  • rolamentos autocompensadores: de rolos e de esferas;

Qual o rolamento mais indicado para suportar cargas axiais?

Os rolamentos de rolos cónicos conseguem suportar cargas radiais, axiais e combinadas (isto é, simultaneamente radiais e axiais). Graças à sua robustez, possuem habitualmente uma elevada capacidade de carga.

Para que serve o rolamento autocompensador de esferas?

O rolamento autocompensador de esfera conta com muitas vantagens. Ele consegue se alinhar sozinho, compensar possíveis irregularidades e erros; e é perfeito para eixos longos.

Quantas esferas têm em um rolamento?

Os rolamentos autocompensadores de esferas têm duas carreiras de esferas, uma pista esférica comum no anel externo e duas ranhuras de pista profundas e ininterruptas no anel interno. Eles estão disponíveis abertos ou vedados.

O que é um rolamento autocompensador?

Os rolamentos autocompensadores são conhecidos por ajustar e absorver forças radiais e axiais, por isso são encontrados em máquinas onde não há nenhuma exigência quanto à tolerância dos guias axiais, como, por exemplo, conversores, laminadores, engrenagens, entrada de cilindros, ajustagem e máquina de fundição contínua ...

Qual a diferença entre folga C3 e C4?

C3 é o nome dado à uma folga interna, que é maior que a normal. Assim, como a C3, há outras indicações de folgas, como C2, C4, C5, entre outras. Essa folga interna de um rolamento é definida pela distância total através do anel que pode ser removido em relação ao outro, na direção radial ou axial.

O que é uma força axial?

Resultante das forças que atuam na direção do eixo perpendicular ao plano da secção de uma barra (eixo longitudinal). O esforço axial é positivo, denominando-se esforço axial de tração, se tiver um sentido que determine a tração dos extremos da barra (“puxe” as extremidades).

O que é sobrecarga axial?

Sobrecarga Axial – esta compressão da coluna ocorre mais comumente quando a cabeça atinge um objeto e o peso do corpo, ainda em movimento, vai de encontro à cabeça.

O que significa o sufixo C3 em um rolamento?

Sendo assim, a folga C3 é uma folga interna levemente maior que a folga normal. A folga interna de um rolamento deve ser selecionada com muito cuidado sempre avaliando os ajustes de eixo e alojamento. Alguns fabricantes até recomendam que, em operações de acima de 80°C, a folga aplicada deverá ser a C3.

Como escolher o rolamento certo?

Diversos fatores influenciam na escolha do rolamento ideal para cada aplicação:
  1. Espaço disponível.
  2. Cargas (sentido, intensidade, oscilações, impacto)
  3. Velocidade.
  4. Precisão necessária.
  5. Atrito.
  6. Alinhamento entre o eixo e o alojamento.
  7. Ruído e Torque.
  8. Rigidez necessária.

Quais os rolamentos mais vendidos?

Mais vendidos Rolamentos SKF
  • Honda.
  • INA.
  • NSK.
  • Riffel.
  • Seven.
  • SKF.
  • Vetor.
  • Volkswagen.

Qual rolamento aguenta mais carga?

Rolamentos de Rolos

Diferentemente dos rolamentos de esferas, devido à maior área de contato e, consequentemente, maior atrito, um rolamento de rolos pode suportar cargas mais pesadas. No entanto, isso acontece em velocidades mais baixas.

Artigo anterior
Como alterar a classe processual no PJe?
Artigo seguinte
Quais são os países que mais produzem lixo plástico?