Qual a diferença entre consumidor vulnerável e consumidor hipossuficiente?
Perguntado por: Kelly Lara Magalhães de Coelho | Última atualização: 14. Juli 2024Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)
A diferença entre a vulnerabilidade e a hipossuficiência ocorre quando verificadas no caso concreto. No caso da vulnerabilidade, sua presunção deve ser total quando tratar-se de pessoa física. Ou seja, deve ser verificada uma das espécies e encaixada no consumidor que é vulnerável.
Qual a diferença entre vulnerabilidade e hipossuficiência do consumidor?
Outro ponto a ser esclarecido: a vulnerabilidade é inerente ao consumidor, mas pode ser comprovada por uma Pessoa Jurídica. Por outro lado, a hipossuficiência é um critério para inversão do ônus da prova e pertence ao ramo do Direito Processual. Aqui a presunção é relativa, já que nem todo consumidor é hipossuficiente.
O que é um consumidor vulnerável?
Tema atualizado em 25/8/2021. A vulnerabilidade é o conceito que fundamenta todo o sistema consumerista, o qual busca proteger a parte mais frágil da relação de consumo, a fim de promover o equilíbrio contratual.
O que é hipossuficiência do consumidor?
"Uma situação permanente ou provisória, individual ou coletiva, que fragiliza, enfraquece o sujeito de direitos, desequilibrando a relação de consumo.
Por que o consumidor é hipossuficiente?
A hipossuficiência no contexto consumerista pode estar relacionada a um conceito fático ou jurídico, pautado sempre na disparidade das relações contratuais. Por isso, a doutrina aponta que, todo consumidor será sempre vulnerável, no entanto, nem todos serão hipossuficientes.
O que é Vulnerabilidade e Hipossuficiência nas RELAÇÕES DE CONSUMO?🤔Direito do Consumidor⚖️ENTENDA!
Qual a diferença entre vulnerabilidade e hipossuficiência explique e justifique indicando todo o diploma legal pertinente?
A hipossuficiência é auferida casuisticamente. Já a vulnerabilidade pode ser presumida no caso de pessoa física, podendo ser, também, percebida no caso concreto, no caso de pessoa jurídica. São duas as principais noções de hipossuficiência, segundo a lei. A primeira, mais geral, é a aplicação do art.
Quem são as pessoas hipossuficientes?
A pessoa hipossuficiente é aquela que não tem condições financeiras de pagar as custas do ingresso à justiça sem comprometer seu sustento. Informalmente e de forma incorreta, a declaração de hipossuficiência é conhecida como “atestado de pobreza”.
O que significa Hipossuficiencia?
A pessoa considerada hipossuficiente é aquela que está na condição de incapacidade financeira para arcar com custos relacionados ao acesso à justiça sem prejudicar seu sustento. Não há objetivamente um limite de renda para que uma pessoa seja considerada hipossuficiente.
Como saber se sou hipossuficiente?
A Resolução nº 140, de 24 de junho de 2015, editada pela Defensoria Pública do Distrito Federal, estabelece como pessoa hipossuficiente aquela que recebe renda mensal correspondente ao valor de até 5 (cinco) salários mínimos.
Como provar que é hipossuficiente?
- Apresentação da sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), comprovando que está desempregado;
- Extrato bancário dos últimos três meses com baixa movimentação;
- Comprovante de despesas com água, luz, remédios, alimentação e outros itens essenciais.
Quais os 4 tipos de vulnerabilidade?
A vulnerabilidade é o conceito que representa todo o sistema consumerista, no que busca proteger a parte mais frágil da relação de consumo com o fim de promover o equilíbrio contratual. Existem 4 espécies de vulnerabilidade do consumidor; fática, técnica, informacional e jurídica.
Quais são as características consideradas para identificar um cliente vulnerável?
Foi apresentado, ainda, um rol com exemplos de características que, isolada ou conjuntamente, são indicativas de vulnerabilidade: capacidade civil; deficiência física ou mental; acometimento de doença grave, conforme previsto na legislação; superendividamento; grau de escolaridade; habilidade ou maturidade digital; ...
Qual o valor para ser considerado hipossuficiente?
DPU passa a considerar hipossuficiente quem tem renda mensal de até R$ 2 mil.
Qual o sinônimo de hipossuficiência?
Falta de recursos para se autossustentar: 1 carência, insuficiência, desprovimento, pobreza, privação, ausência, falta, escassez.
O que diz a Súmula 463 do TST?
TRANSCENDÊNCIA POLÍTICA RECONHECIDA. O art. 5º, LXXIV, da Constituição da Republica garante o direito à assistência judiciária integral e gratuita prestada pelo Estado aos que comprovarem insuficiência de recursos.
O que diz a Súmula 481 do STJ?
Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais.
Qual a renda máxima para ser atendido pela Defensoria Pública?
Em geral, são atendidas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês.
Como comprovar Hipossuficiencia novo CPC?
- Declaração de Hipossuficiência assinada pelo requerente ou seu advogado.
- Cópia integral da CTPS – Carteira de Trabalho;
- Últimos 03 (três) contracheques;
O que diz o art 98 do CPC?
Art. 98. A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.
O que diz o artigo 99 do CPC?
O art. 99, caput e § 1º, do CPC/2015 estabelece que o pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, no requerimento para ingresso de terceiro no processo, no recurso ou até por simples petição.
Precisa comprovar Hipossuficiencia no Juizado Especial?
2- Consoante o disposto no art. 5º , inciso LXXIV , da Constituição Federal , aquele que requer a justiça gratuita deve provar a situação de hipossuficiência. Seja através de contracheque, ou qualquer tipo de documento que comprove a sua miserabilidade.
É correto afirmar que o consumidor é a parte vulnerável da relação de consumo?
É correto afirmar que o consumidor é a parte vulnerável da relação de consumo? Ademais, tratando-se de relação de consumo, o consumidor é a parte vulnerável na demanda e, portanto, a interpretação da lei lhe deve ser feita de forma mais favorável.”
O que é reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo?
Assim, o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor é a principal razão da existência e do desdobramento dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, preponderantemente protecionista, ou seja, se o consumidor é a parte vulnerável (mais fraca), faz-se mister equacionar sua relação perante o fornecedor ...
Em que hipótese pode o juiz negar o pedido de gratuidade de justiça?
Porque meu cartão não autoriza compra online?