Qual a diferença entre confissão real e ficta em quais situações pode ocorrer a confissão ficta?

Perguntado por: Sofia Luciana Matias  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

Confissão real é a feita expressamente sobre os fatos alegados pela parte contrária e ficta é a que decorre da revelia (art. 319, CPC), da falta de impugnação específica dos fatos (art. 302), da falta de comparecimento ou recusa de depor (343, § 2º) ou da recusa de exibir documento por determinação judicial (art.

Em quais situações pode ocorrer a confissão ficta?

No processo civil, a confissão ficta pode decorrer da ausência de defesa (arts. 344 e 34111 do CPC), vez que esta pode ser apresentada antes da audiência (art. 335 do CPC ), ou pela ausência do réu à audiência que deveria comparecer para depor (art. 385, § 1º, do CPC).

Qual a diferença entre revelia e confissão ficta?

A revelia significa falta de defesa em razão a ausência da Reclamada na audiência em que deveria apresentar sua defesa. A confissão ficta significa falta de depoimento pessoal, interrogatório das partes. O momento da revelia é o da contestação; o momento da confissão ficta é o do depoimento pessoal.

O que é confissão ficta novo CPC?

Ocorre quando alguém reconhece a existência de um fato contrário ao seu interesse e favorável ao do seu adversário. É, portanto, uma declaração voluntária de ciência de fato; não se trata de declaração de vontade para a produção de determinado efeito jurídico.

O que quer dizer artigo 844?

844. O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato. Parágrafo único. Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poderá o presidente suspender o julgamento, designando nova audiência.

Espécies de Confissão: Judicial ou extrajudicial, espontânea ou provocada, real ou ficta e complexa

38 questões relacionadas encontradas

O que é a pena de confissão no CPC?

A pena de confesso permanece prevista no referido dispositivo legal para a parte que, intimada pessoalmente para prestar depoimento pessoal e advertida da referida pena, não comparecer ou, comparecendo, se recusar a depor (§ 1º).

O que significa sob pena de revelia e confissão?

PENA DE CONFISSÃO. ART. 844 DA CLT . A revelia e a consequente pena de confissão aplicada à reclamada, que não compareceu à audiência para o qual estava regularmente notificada, induz à presunção de veracidade quanto aos fatos alegados na petição inicial, diante da ausência de elementos de prova em sentido contrário.

Quando se dá à revelia?

DA REVELIA

Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

O que é a pena de revelia?

Revelia, prevista nos arts. 344 a 346 do CPC/15, é a falta de contestação do réu às alegações do autor da ação judicial proposta em seu desfavor. Por isso, ela presume a veracidade das alegações formuladas.

Quando ocorre a confissão no processo do trabalho?

Na justiça do trabalho, a confissão é um dos meios de prova judiciária que decorre quando a parte reconhece e admite que o fato contra ela alegado é verdadeiro, ou quando ela se omite em provar o contrário. A empresa demandada deverá comparecer em todos os atos do processo, inclusive em audiências, para se defender.

O que é confissão presumida?

Diz-se ficta porque presumida, imposta por vontade legal e não por atitude deliberada do representante do réu em confessar ou o reconhecimento jurídico do pedido.... presumida pelo próprio art. 844 da CLT .

O que é confissão ficta do reclamante?

CONFISSÃO FICTA DO RECLAMANTE. A confissão ficta do reclamante, por ausência à audiência de instrução, gera presunção relativa de veracidade dos fatos declinados pela reclamada, podendo ser elidida por prova contrária pré-constituída nos autos.

O que acontece quando o processo da revelia?

A revelia ocorre com a ausência de contestação e, como consequência, gera presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.”

Quais são os efeitos da revelia no processo penal?

Ora, sabe-se que a revelia gera dois efeitos distintos: O efeito material, que consiste na presunção de veracidade das teses alegadas na exordial; e o efeito formal, que consiste na ausência de intimação do réu para os atos processuais.

Tem como reverter à revelia?

Se a sentença foi proferida sem que o réu tenha sido citado ou num caso em que a citação foi inválida (hipóteses em que, rigorosamente, a revelia reconhecida no processo não teria sequer acontecido), pode o réu propor uma demanda autônoma, por meio da qual impugnará a sentença.

Quais os efeitos da pena de confissão?

APLICAÇÃO DOS EFEITOS DA PENA DE CONFISSÃO. CABIMENTO. Deixando o autor, injustificadamente, de comparecer à audiência de instrução e julgamento, devem ser aplicados os efeitos da pena de confissão, ante os termos da Súmula 74, item I, do C. TST.

O que fazer quando o réu não contesta a ação?

'Art. 344 Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

O que é artigo 385?

Artigo385. - Cabe à parte requerer o depoimento pessoal da outra parte, a fim de que esta seja interrogada na audiência de instrução e julgamento, sem prejuízo do poder do juiz de ordená-lo de ofício.

Quais são os requisitos da confissão?

São eles: 1) a verossimilhança, isto é, a probabilidade da ocorrência do fato da forma como admitido; 2) a credibilidade e coincidência, ou seja, que a confissão tenha um cunho de veracidade, movida unicamente pela intenção do confitente em dizer a verdade.

Como funciona o depoimento pessoal CPC?

386, CPC/2015). O depoimento pessoal é ato personalíssimo. A parte responderá pessoalmente sobre os fatos articulados, não podendo servir-se de escritos previamente preparados; o juiz lhe permitirá, todavia, a consulta a notas breves, desde que objetivem completar esclarecimentos (art. 387, CPC/2015).

O que acontece quando o réu não se manifesta?

344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor. Este efeito deverá ser visto de forma relativizada, pois nesse caso a lei não quis simplesmente punir o réu revel.

Quando o réu revel pode produzir provas?

O réu revel pode comparecer no processo a qualquer tempo, recebendo o processo na fase em que se encontrar, assim, desde que aberta a fase instrutória, comparecendo o réu antes do final desta fase, poderá produzir provas a seu favor, conforme entendimento da súmula 231 do STF.

Como ocorre a intimação do réu revel no Processo Civil?

346 determinar que o réu revel não precisa ser intimado dos atos processuais, o art. 513, § 2º, inciso II, do CPC/2015, preceitua que no início do cumprimento de sentença o réu revel (exceto o que foi citado por edital) deve ser intimado para cumprimento da decisão judicial por meio de carta com aviso de recebimento.

Qual é a pena de confissão?

PENA DE CONFISSÃO. ART. 844 DA CLT . A revelia e a consequente pena de confissão aplicada à reclamada, que não compareceu à audiência para o qual estava regularmente notificada, induz à presunção de veracidade quanto aos fatos alegados na petição inicial, diante da ausência de elementos de prova em sentido contrário.

O que significa confissão tácita?

Trata-se de mais uma forma de confissão ficta, decorrente de padrão normativo, que importa na admissão integral do fato não impugnado.

Artigo anterior
Qual bitola de fio para tomada 220V?
Artigo seguinte
Como é formada a estrofe?