Qual a diferença entre condomínio pro diviso e pro indiviso?

Perguntado por: Rúben Nuno Reis Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (9 avaliações)

Em relação ao condomínio, existem dois tipos: Condomínio pro diviso : existe a divisão física do imóvel entre os condôminos ou é aquele imóvel que pode ser feita a divisão.... Condomínio pro indiviso : não existe a divisão física do imóvel e também não é possível fazer a divisão, é um imóvel indivisível....

Quais as diferenças entre o condomínio pro diviso E o pro indiviso?

pro diviso: os comunheiros localizam-se em uma parte certa e determinada do imóvel, onde exercem o direito de propriedade de maneira exclusiva; pro indiviso: a indivisibilidade é tanto de direito como de fato, sendo que o direito a propriedade é exercido em comum por meio de quotas ideias.

O que é pro diviso e pro indiviso?

pro diviso, quando os possuidores, que têm direito à posse de todo o bem, delimitam áreas para o seu exercício; pro indiviso, quando os possuidores, indistintamente, exercem, simultaneamente, atos de posse sobre todo o bem.

O que é um condomínio pro indiviso?

Os problemas se intensificam quando estamos diante de um Condomínio Pro Indiviso, que significa que cada condômino possui uma parte/percentual ideal do todo, não existindo divisão de área privativa materialmente.

O que determina se o condomínio e diviso ou indiviso e a posse?

Chamamos condomínio pro-diviso quando os condôminos exercem posse individual de cada uma de suas áreas ideais, com exclusividade e delimitação pública, ao passo que no condomínio pro-indiviso pende de divisibilidade fática a coisa comum, não sendo possível dizer qual a direito de cada condômino dentro do todo maior.

Espécies de posse. Posse pro diviso e pro indiviso.

25 questões relacionadas encontradas

O que caracteriza o condomínio voluntário?

a) Condomínio voluntário ou convencional – decorre do acordo de vontade dos condôminos, nasce de um negócio jurídico bilateral ou plurilateral, como exercício da autonomia privada. Ex.: Alguns amigos compram um imóvel para investimentos em comum.

Como se classificam os condomínios?

Os condomínios são divididos em residenciais e comerciais, de acordo com a natureza da utilização, e em verticais e horizontais, conforme o modelo de construção.

Quais são as espécies de condomínio?

A maioria das propriedades registradas nos cartórios de Registro de Imóveis brasileiros pode ser enquadrada como condomínio civil. Ele é subdivido em duas espécies: o comum, que, por sua vez, é dividido em voluntário e necessário; e o especial ou edilício.

Como funciona o regime de multipropriedade?

Por meio desta recente lei, instituiu-se a Multipropriedade Imobiliária no Direito Civil Brasileiro que, em linhas gerais, trata da possibilidade de vários proprietários possuírem, conjuntamente, um mesmo bem imóvel, utilizando-o total e exclusivamente numa parcela de tempo determinada.

O que é condomínio forçado?

1.2) CONDOMÍNIO NECESSÁRIO (FORÇADO OU LEGAL)

Trata-se de uma modalidade forçada ou compulsória de compartilhamento da propriedade, que tem por objeto a meação de paredes, cercas, muros e valas, aos quais se aplicam as normas dos arts. 1.297 e 1.298 e 1.304 a 1.307, todos do Código Civil.

O que pro diviso?

Quanto à forma (pro diviso ou pro indiviso; transitório; permanente): o condomínio pro diviso é aquele em que o bem comum é fracionado entre os titulares e sobre cada porção se exerce a posse com autonomia...

O que é Compôs-se pro diviso?

Na composse pro diviso, os possuidores têm direito à posse de todo o bem e delimitam as áreas para o seu exercício, ou seja, as áreas de uso de cada um.

Quais são as classificações da posse?

  1. Posse Direta e Indireta: Posse direta: é aquela exercida de forma direta sobre o bem, em sua forma material. ...
  2. Posse Justa e Posse Injusta: ...
  3. Posse de Boa-fé e Posse de Má-fé: ...
  4. Posse com Justo Título e Posse sem Justo Título: ...
  5. Posse Nova e Posse Velha: ...
  6. Posse “Ad Interdicta” e Posse “Usucapionem”: ...
  7. BRASIL.

Qual o conceito de condomínio edilício?

CONDOMINIO EDILICIO. A expressão "condomínio edilício" é utilizada no Código Civil Brasileiro para referir-se a condomínios verticais (prédios, os chamados "condomínios de edifícios"), quanto para condomínios horizontais (também conhecidos como "condomínios residenciais").

Quando ocorre a Compôs-se?

A composse se verifica quando duas ou mais pessoas exercem, ao mesmo tempo, poderes possessórios sobre a mesma coisa. ... 1.199 do Código Civil , "se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores".

Quais as vantagens da multipropriedade?

3 vantagens da multipropriedade
  • Ter um aproveitamento maior da sua casa de praia. Um dos usos mais comuns de imóveis que seguem o sistema de multipropriedade é como casas de praia. ...
  • Custos muito reduzidos. ...
  • Oportunidade de conhecer o mundo. ...
  • 4 motivos para morar na Praia Brava, em Itajaí

Como é administrada a multipropriedade?

Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada.

São direitos do Multiproprietário?

Por fim, o Art. 1.358-K equipara aos multiproprietários os promitentes compradores e os cessionários de direitos relativos a cada fração de tempo, ou seja, todas esses direitos e obrigações também cabe a eles, desde usar, gozar, ceder, alienar até a possibilidade de votação em assembleia geral.

O que é um condomínio convencional e um condomínio eventual?

a) Condomínio voluntário ou convencional – decorre do acordo de vontade dos condôminos, nasce de um negócio jurídico bilateral ou plurilateral, como exercício da autonomia privada. ... b) Condomínio incidente ou eventual – origina-se de motivos estranhos à vontade dos condôminos.

Qual a diferença entre os três tipos de condomínios?

Tipos tradicionais de condomínio

A diferença entre eles é que, no condomínio edilício, há o exercício simultâneo do direito de propriedade das áreas comuns, mas há áreas de propriedade exclusiva de cada um dos condôminos. Já no caso do condomínio comum, inexiste essa exclusividade.

Quais as espécies de condomínios previstos em nossa legislação?

No Código Civil (Lei nº 10.406/2002) são previstos quatro tipos de condomínio: o voluntário (art. 1.314 ao art. ... Nesse tipo de condomínio estão, por exemplo, os com casas térreas, sobrados, triplex, e os edifícios com apartamentos, lojas térreas, sobrelojas, conjuntos, salas comerciais.

Qual a diferença entre condomínio de proprietários e condomínio de edifícios?

Condômino é exclusivamente o proprietário. ... Portanto, condomínio geral aplica-se a qualquer coisa (móvel ou imóvel) que possua mais de um dono e condomínio edilício apenas aos edifícios (residenciais ou comerciais) nos quais se identifique partes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum.

Como é constituido um condomínio?

O condomínio é constituído na assembleia de instalação, na qual são eleitos o sindico, a administradora e a votação da convenção e regimento. O CNPJ só pode ser solicitado depois que se elege o sindico.

Qual a diferença entre condomínio vertical e condomínio horizontal?

Se a parede que separa as unidades for horizontal, então o condomínio é horizontal, porém se for para cima, então a edificação será vertical. O importante é o plano no qual a construção foi divida”, ressalta.

São direitos e deveres dos condôminos voluntários?

Direitos e deveres dos condôminos:
  • usar a coisa, conforme a sua destinação. Um condômino não pode alterar, de modo algum, a destinação da coisa, sem a anuência dos demais condôminos.
  • reivindicar a coisa de terceiros. ...
  • alienar a sua quota-parte. ...
  • gravar com ônus real a sua quota-parte. ...
  • conservação da coisa.

Artigo anterior
Quais são as hipóteses de suspensão do crédito tributário?
Artigo seguinte
O que a repetição da mesma consoante provoca em um poema?