Qual a diferença entre CFOP 5949 e 6949?
Perguntado por: Telmo Pedro Faria Esteves | Última atualização: 12. März 2025Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)
Nesse contexto, ao emitir a nota de saída, é recomendável utilizar o CFOP 5949 para transações entre empresas dentro do mesmo estado. Para operações interestaduais, o CFOP apropriado é o 6949, enquanto para transações internacionais, o CFOP indicado é o 7949.
Quando usar CFOP 5949 e 6949?
- 5.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
- 6.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.
O que é o CFOP 6949?
[Resolvido] CFOP 6949 - Recolhimento do ICMS ST
Um contribuinte, Lucro Real, recebeu mercadorias do estado de GO com o CFOP 6949 - Outras saídas não especificadas e alguns itens constam na Portaria 195/2019 e no Apêndice do Anexo X do RICMS/MT. Neste caso, a empresa irá realizar o recolhimento do ICMS ST.
Qual o CFOP para nota fiscal de simples remessa?
O CFOP para simples remessa é o 5.949, e ele é utilizado para indicar operações em que não há a transferência de propriedade, como remessas para conserto, retorno de mercadorias em garantia, entre outros casos semelhantes.
Qual o CFOP de remessa de locação?
5.908 - Remessa de bem por conta de contrato de comodato ou locação. Classificam-se neste código as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato ou locação.
CFOP 5949 - Como e quando utilizar
Qual a tributação do CFOP 5949?
A nota fiscal CFOP 5949 está isenta de impostos. Mas, na hora de fazer o lançamento do sistema, não é possível deixar em branco os campos relativos a eles. As empresas enquadradas no Lucro Presumido ou no Lucro Real devem preencher esses espaços com o CST 41 (Código de Situação Tributária).
Qual CFOP para retorno do 5949?
Nesse contexto, ao emitir a nota de saída, é recomendável utilizar o CFOP 5949 para transações entre empresas dentro do mesmo estado. Para operações interestaduais, o CFOP apropriado é o 6949, enquanto para transações internacionais, o CFOP indicado é o 7949.
Quando o CFOP 6949 é tributado?
Em relação à tributação, o CFOP 6949 segue as mesmas regras gerais aplicáveis às demais operações e prestações. Os impostos e obrigações fiscais serão determinados de acordo com a natureza da operação ou prestação, considerando a legislação vigente e os regimes tributários aplicáveis à empresa em questão.
Qual CST ICMS usar para CFOP 5949?
CST 41 ou CSOSN 400
Então, para as empresas que fazem parte do Lucro Presumido ou Lucro Real, deve-se colocar o código CST 41. Já para aquelas que participam do Simples Nacional, preencher com CSOSN 400.
Qual o Csosn para o CFOP 6949?
CST o correto seria 010.
Qual CST para 6949?
2 - se o material é nacional o CST poderia ser 041 porque é uma operação não tributada.
Qual o CFOP de devolução para o CFOP 6949?
Havendo devolução de mercadoria recebida como amostra no CFOP 6949, na devolução utilizará este mesmo CFOP (6949), debitando os impostos quando for o caso. Caso seu cliente for do Simples Nacional, tais impostos deverão constar no corpo da NF. Hugo.
Para que serve a nota fiscal de simples remessa?
A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. Na indústria de maneira geral, alguma hora o produto precisa circular para fora da fábrica ou da loja, ainda que não tenha sido vendido de fato.
Qual entrada do CFOP 6949?
Quando o CFOP 6949 é tributado? CFOP: 6949 - Outra Saída de Mercadoria ou Prestação de Serviço não Especificado - 19.0% - Não Gera Débito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) - Não Há Destaque da Alíquota e do Valor do ICMS na Referida Nota Fiscal.
Quando usar CFOP de simples remessa?
- Quando os produtos precisarem sair do seu estabelecimento em caráter permanente ou momentâneo;
- Quando uma mercadoria não vendida que não possui nota fiscal, como amostras grátis, por exemplo, estiver sendo transportada até o seu estabelecimento;
Qual CFOP não movimenta estoque?
Esses dias um dos contadores de nossos clientes nos informou sobre um outro CFOP de entrada que não deve movimentar o estoque. O citado é o CFOP 2949. No caso, ele seria usado quando uma empresa fornecedora possui um armazém geral que é um estabelecimento diferente.
O que significa outras saídas não especificadas?
Esta nota esta com natureza: Outras saídas não especificadas, porque se trata de produto faltante em nota de venda (do mesmo fornecedor), ai fizeram esta nota para guiar o produto. Ou seja, já consta o mesmo produto na nota de venda, ai emitem esta nota pelo produto faltante no físico.
Como saber se o produto é tributado pelo CFOP?
Em resumo, o CFOP indica se há ou não recolhimento de impostos sobre produtos transportados e como isso deve ocorrer. Há uma lógica no posicionamento de cada número na sequência: primeiro dígito: evidencia se o produto ou a atividade é de entrada ou de saída.
Qual CFOP usar para retorno de remessa em garantia?
Assim, para efetivação dos procedimentos de garantia, orientou o cliente a remeter, até seu estabelecimento, a mercadoria com defeito, acompanhada de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) consignando a operação como “remessa em garantia” ou “outras saídas”, sob o CFOP 5.949/6.949, destacando os impostos regularmente. 4.
Quais os Cfops que se paga diferencial de alíquota?
Os CFOP's 2555, 2406, 2550, 2551, 2552, 2553, 2554, 3550, 3550, 3551 e 3553 já vem com a o opção do cálculo do difal habilitado.
Qual CFOP para devolução de mercadoria fora do Estado?
O CFOP de devolução para ele é o 5202, que indica devolução de compra para comercialização, caso a operação aconteça dentro do mesmo estado. Para transações interestaduais, o CFOP de devolução de compra para comercialização é o 6202 e, para transações internacionais, 7202.
Qual é o NCM do CFOP 5949?
5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
Quando não destacar ICMS na nota fiscal?
Na saída de mercadoria adquirida com o imposto retido por substituição tributária, com destino a consumidor final, não deverá ser destacado o ICMS no respectivo documento fiscal emitido pelo contribuinte substituído.
O que significa CST 090 na nota fiscal?
CST 090 – Nacional com tributação “outras” de ICMS, entenda o que significa. O CST 090 é um código utilizado no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para identificar operações com origem nacional e cuja tributação se classifica como “outras”.
Qual a primeira fase da gestação?
O que fazer para abaixar o cabelo do bebê?