Qual a diferença entre CCM e inscrição municipal?

Perguntado por: Sebastião William de Ferreira  |  Última atualização: 12. März 2022
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Pode ser conhecida também como: Cadastro Mobiliário, Inscrição Municipal, CCM (Cadastro do Contribuinte Mobiliário), Alvará, entre outras denominações que representam o mesmo significado, dependendo da aplicação e da localidade. É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal.

O que é o CCM da prefeitura?

O que é o Cadastro de Contribuintes Mobiliários - CCM? É o cadastro da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo onde são registrados os dados cadastrais de todos os contribuintes de tributos mobiliários do Município.

O que é a Inscrição Municipal?

É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Ela tem relação direta com o ISS, que é o imposto sobre prestação de serviços. ... É pela inscrição do ISS que a prefeitura controla o alvará de localização, funcionamento e atividades de prestação de serviços da empresa.

Como saber o número da Inscrição Municipal?

Como encontrar o número da Inscrição Municipal e onde ela consta? A Inscrição municipal aparece no alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura da cidade onde sua empresa está localizada. Este documento deve ficar exposto, bem visível na sede da sua empresa.

Quando a empresa precisa de Inscrição Municipal?

A Inscrição Municipal é obrigatória para todas as pessoas jurídicas que tenham atividades que configurem hipótese de incidência de tributação municipal. Por isso, ainda que a empresa esteja isenta ou seja imune ao imposto, deve inscrever cada um de seus estabelecimentos autônomos antes de iniciar suas atividades.

MEI: saiba o que é a Inscrição Estadual/Municipal | MEI Fácil

15 questões relacionadas encontradas

Como conseguir a inscrição municipal de uma empresa?

Para consultar a Inscrição Municipal de uma empresa você deverá pesquisar se a prefeitura do município da empresa disponibiliza algum site para consulta de informações.

Como obter a inscrição municipal de uma empresa?

Para obtê-la, o empreendedor responsável pela empresa precisa encaminhar-se ao órgão da prefeitura de sua cidade que emite esse documento. Em alguns casos, o preenchimento de formulários da inscrição municipal é realizado de maneira online e totalmente gratuita, mas há municípios em que fazem apenas presencialmente.

Como consultar Inscrição Municipal de um CNPJ?

Em resumo, para consultar a inscrição municipal basta se dirigir até a prefeitura da cidade onde a empresa foi aberta munido de todos os documentos pertinentes à sua empresa, ou seja, cartão de CNPJ e alvarás devem sempre estar visíveis, impressos e expostos em um quadro.

O que é o número de Inscrição Municipal do MEI?

É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Normalmente ela é obtida nas prefeituras de maneira presencial e no sites de cada município, a partir dos dados providos pelo empreendedor. É o mesmo que Comprovante de Inscrição Municipal.

Como descobrir Inscrição Municipal pelo CNPJ RS?

Como funciona este serviço

Informe seu CPF/CNPJ utilizando somente números, sem pontos ou traços e clique em “Consultar”. Após enviar os dados o sistema preencherá automaticamente os campos “Inscrição CMC” e “Nome/Razão Social” e habilitará o botão “IMPRIMIR”.

Como saber se a inscrição e estadual ou municipal?

Em muitos casos, temos o CNPJ e gostaríamos de descobrir ou confirmar a Inscrição Estadual da empresa. Para fazer isso, o governo possui um serviço aberto, o site do Sintegra. Acesse http://www.sintegra.gov.br/, escolha o estado ao qual a empresa pertence, preencha o formulário e pronto!

Como fazer a inscrição municipal do MEI?

Veja como fazer a inscrição municipal MEI na prefeitura

Você vai precisar se dirigir à prefeitura, porém já leve o CCMEI ( Certificado da Condição do Microempreendedor Individual ) aberto no site do portal do empreendedor e seus documentos pessoais e um comprovante de endereço igual ao local onde o CNPJ foi aberto.

Como consultar inscrição municipal MEI?

Você pode consultar a inscrição municipal da sua MEI de duas maneiras:
  1. Consultando o alvará de funcionamento do seu negócio – Neste documento, é possível encontrar a inscrição municipal da sua MEI;
  2. A partir do carnê do IPTU – aqui o número inscrição municipal aparece como “Cadastro do Imóvel”.

Como saber o CCM?

A consulta deve ser realizada com o nº do CNPJ de sua inscrição de MEI (Micro Empreendedor Individual), fornecido pela Receita Federal do Brasil (RFB).

Como conseguir o CCM?

Inscrição On-line

Preencha e envie pela internet o requerimento de inscrição no CCM. O protocolo deve ser enviado por meio do Fale com a Fazenda, opção sem Senha Web, com os demais documentos comprobatórios exigidos.

Qual a diferença entre CCM e MEI?

O MEI é obrigado a se registrar em São Paulo? Sim. Toda atividade exercida na cidade de São Paulo precisa ser registrada junto à Prefeitura. No caso do MEI, será emitido automaticamente o registro, que é o CCM – Cadastro do Contribuinte Mobiliário.

Quanto tempo demora para sair a inscrição municipal do MEI?

Para o MEI o fornecimento do número de inscrição do CCM, tem o prazo de 30 dias, contados da disponibilização automática dos dados cadastrais repassados pela Receita Federal.

Como tirar inscrição municipal MEI SP?

precisa cadastrar senha web MEI no site da prefeitura, enviar o requerimento assinado, o RG e comprovante de inscriçao do MEI pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br.

Como fazer inscrição municipal MEI Manaus?

Cada município tem um procedimento próprio e a relação de documentos necessários pode variar de um local para outro. Contudo, de modo geral os documentos pedidos para a realização da Inscrição Municipal do MEI costumam ser: RG, CPF, CCMEI, Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência.

Como obter inscrição municipal RJ?

Os procedimentos de baixa de inscrição municipal ou de exclusão de todas as atividades de serviços, exceto para os contribuintes autônomos, deverão ser iniciados no Cartório da Gerência de Cadastro do ISS por meio do endereço eletrônico iss_baixa@smf.rio.rj.gov.br.

Como fazer a inscrição municipal BH?

Confira o passo a passo:
  1. Acesse o portal digital no endereço: www.pbh.gov.br/bhissdigital;
  2. Selecione o “link” NFS-e;
  3. Digite o “login” (CNPJ ou CPF)e a senha;
  4. Clique no botão “Entrar”;
  5. Clique no botão “Selecionar Empresa”, se existir mais de uma Inscrição Municipal;
  6. Clique no serviço “Geração”;

Como saber a inscrição municipal Fortaleza?

A inscrição no CPOM é realizada junto à Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza, exclusivamente pela Internet, por meio do Portal de Serviços do Contribuinte (e-SEFIN). Para acessar o e-SEFIN, o usuário deverá realizar o credenciamento prévio.

Como saber o número da Inscrição Estadual de uma empresa?

1 - Acesse o site do SINTEGRA: http://www.sintegra.gov.br/ 2 - No Mapa do Brasil exibido, clique sobre o Estado (UF) onde a IE está cadastrada, ou na lista de Estados à direita: 3 - Será exibido uma página para consulta usando a CCE (IE), CNPJ ou CPF.

Como alterar CNAE MEI na prefeitura?

Caso, você já tenha um CNAE para MEI, mas precise alterá-lo, é preciso acessar o seu cadastro no Portal do Empreendedor, através do campo “Atualize seus dados”. A alteração não tem custo e pode ser feita a qualquer momento.

Onde fica localizado o número da Inscrição Estadual?

Você também pode encontrar o número da IE no site do SINTEGRA. No mapa do Brasil exibido na tela, clique sobre o Estado (UF) em que a IE está cadastrada ou na lista de Estados à direita. Será exibido uma página para consulta usando a CCE (IE), CNPJ ou CPF. Então, clique em consultar.

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