Qual a diferença entre borderline e depressão?
Perguntado por: Sérgio Baptista | Última atualização: 2. Januar 2025Pontuação: 4.2/5 (58 avaliações)
Olá, Há possibilidade, sim. A depressão é um transtorno de humor, enquanto o transtorno de personalidade borderline está ligado apenas à personalidade. Essa presença de duas ou mais doenças é chamada comorbidade.
Quem tem borderline tem depressão?
Eles podem recorrer a ações extremas para fazer o cônjuge, parente ou amigo permanecer ao seu lado. Pessoas com borderline também experimentam episódios depressivos, ansiosos e raivosos. Eles podem durar por dias ou somente algumas horas e não ter nenhuma explicação para a mudança de humor.
O que pode ser confundido com borderline?
O borderline pode vir acompanhado de outras comorbidades, como depressão e ansiedade, além de ser frequentemente confundido com transtorno bipolar e esquizofrenia.
Como é a crise de um borderline?
Nas crises, a pessoa tem um comportamento imprevisível. Pode acontecer de no mesmo dia estar em um estado de euforia e, logo em seguida, de depressão. Quando ocorre uma manifestação intensa de paranoia, o indivíduo com Borderline pode cometer violência física, mesmo contra pessoas queridas.
O que é mais grave bipolar ou borderline?
Ainda, o paciente com bipolaridade apresenta crises mais intensas e mais graves que o com Borderline, podendo ter sérios resultados para sua vida. É possível ter ambos os transtornos, sendo um comorbidade do outro.
DIFERENÇA ENTRE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE E TRANSTORNO BIPOLAR
Quais os 4 tipos de borderline?
- Borderline Desencorajado. O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão. ...
- Borderline Petulante. ...
- Borderline Impulsivo. ...
- Borderline Autodestrutivo.
Quem tem borderline mente muito?
“As pessoas que sofrem deste transtorno ignoram a distinção que a maior parte de nós faz entre certo e errado e tendem a usar mentiras frequentemente, inclusive por simples prazer”, declara o professor. Outro quadro em que as mentiras são comuns, adianta, é o transtorno de personalidade borderline.
O que passa na cabeça de um borderline?
Transtorno Borderline e o Cérebro: Amígdala
Contudo, as varreduras do cérebro mostraram que as pessoas com Síndrome Borderline têm amígdalas visivelmente menores que a população em geral e podem até sofrer atrofia. Quanto menor a amígdala, mais hiperativa.
Como deixar uma pessoa com borderline feliz?
Como deixar uma pessoa com borderline feliz? Tenha paciência, procure ver a intenção delas nos atos, lembre-se que elas tem qualidades positivas (quando estão bem, podem ser pessoas engraçadas, e boas companhias), merecem serem amadas e terem uma boa rede de apoio (pessoas que estarão presentes quando precisarem).
O que um borderline deve evitar?
Comportamentos impulsivos podem incluir o consumo de drogas, álcool, sexo sem proteção e compulsão alimentar. Muitas vezes, os borderlines realizam atos impulsivos com o objetivo de gerar alívio ou relaxamento momentâneo.
Quais são os 9 sintomas de borderline?
- Mudanças súbitas de humor. ...
- Irritabilidade. ...
- Sensação de solidão. ...
- Medo do abandono. ...
- Impulsividade. ...
- Insegurança. ...
- Pensamentos Suicidas. ...
- Comportamentos de dependência.
É possível deixar de ser borderline?
Quem tem a Síndrome de Borderline costuma enfrentar o problema pelo resto da vida, mantendo os mesmos padrões em diferentes contextos. Embora o Transtorno de Personalidade Borderline seja considerado crônico, ele pode ser controlado e tratado.
O que um borderline é capaz de fazer?
São rancorosos e não sabem perdoar ou reparar os conflitos. Além disso, apresentam dificuldade de perceber a si mesmos e seus estados emocionais internos. As coisas que não toleram em si, projetam e buscam no outro. Para isso, usam o mecanismo de defesa que se chama “Identificação Projetiva”.
Porque Borderline sofre tanto?
Alterações no cérebro. Alterações no cérebro também podem contribuir para o surgimento de traços Borderline. Isso porque, a parte do cérebro responsável por regular as emoções são menores e mais ativas do que o normal nas pessoas com Borderline. Ou seja, isso é o que pode explicar a intensidade dos sentimentos.
O que é Borderline nos olhos?
Sensações diferentes e extremas em um piscar de olhos. A instabilidade emocional elevada ao grau máximo é um sério problema de saúde mental denominado Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). No Brasil, 3 milhões de pessoas sofrem com esse problema.
Quando o Borderline se afasta?
Por vivenciar intensos medos do abandono, reage de forma inadequada com mudanças profundas na autoimagem, no afeto, na cognição e no comportamento. Assim, a pessoa com o transtorno de personalidade borderline pode reagir com rispidez, sarcasmo e irritação na fala, além de comportamentos impulsivos (detalhados abaixo).
Qual o medicamento mais indicado para borderline?
Tratamento da síndrome de borderline
Nesse sentido, os fármacos mais utilizados são os antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos. Enquanto os antidepressivos tratam o característico sentimento de vazio dos pacientes, os estabilizadores visam reduzir as oscilações de humor.
O que é borderline vazio?
A sensação de vazio é um relato recorrente de quem sofre com esse transtorno. O vazio se torna tão intenso ao ponto de não conseguir preenche-lo com a própria companhia, e sempre necessitando do outro, promovendo uma dependência afetiva cada vez maior e causando cada vez mais sofrimento.
O que é borderline explosivo?
A maneira como os comportamentos se expressam determinam o tipo de borderline: explosivo ou implosivo. Os explosivos sentem muita raiva e irritabilidade quando contrariados ou frustrados, manifestando agressividade. Já os implosivos também sentem raiva, mas guardam para si e se automutilam.
Como acalmar uma pessoa com crise de borderline?
- Demonstre que você se importa.
- Tenha clareza na comunicação.
- Não utilize palavras de acusação.
- Sempre pense com empatia.
- Preste atenção aos gatilhos.
- Não contribua nos ataques de fúria.
- Reconheça sempre que possível.
Como descobrir se a pessoa tem borderline?
Para saber se é síndrome de Borderline, também conhecida por transtorno de personalidade limítrofe, é necessário estar atento a sintomas como oscilações de humor e impulsividade, e sempre que houver suspeita desse transtorno psicológico, deve consultar um psicólogo ou psiquiatra para diagnosticar o problema e iniciar o ...
Como psiquiatra diagnóstica borderline?
O diagnóstico do Borderline é feito por um psiquiatra, após a análise da presença de, pelo menos, cinco sintomas do transtorno de maneira constante e persistente. Ainda, a presença de ansiedade, depressão e compulsão alimentar também são indícios do problema de saúde.
Porque o borderline se machuca?
Automutilação: Não raramente, pacientes com transtorno de personalidade borderline se machucam propositalmente. Esse comportamento pode estar ligado a sentimentos negativos, assim como pode ser feito a fim de impedir que uma pessoa vá embora (vide “Esforços para evitar abandono”);
Qual o melhor estabilizador de humor para borderline?
Contudo, o estabilizador de humor (como lítio ou lamotrigina) é uma alternativa medicamentosa indicada para grande parte dos casos de transtornos de ansiedade, depressão, transtorno bipolar e borderline.
O que é borderline no exame de sangue?
O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.
Porque o Venom vermelho é mais forte?
Qual a resistência para um LED?