Qual a diferença entre bonificação e gratificação?

Perguntado por: Mara Neuza Simões de Nogueira  |  Última atualização: 6. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

A bonificação é geralmente atrelada ao desempenho, enquanto a gratificação está mais associada a um reconhecimento ou ocasião especial. Periodicidade: Bonificações podem ser mais frequentes e variar conforme os resultados da empresa ou do colaborador.

O que diz a CLT sobre bonificação?

O que diz a CLT sobre bonificação? A bonificação e a gratificação são valores que acrescem ao salário, mas não contam como um valor recorrente, e nem podem sofrer os descontos de tributação normais do salário.

O que pode ser considerado bonificação?

Como a bonificação pode ser considerada uma forma de remuneração adicional, que integra o salário do colaborador, ele pode ser considerado, de acordo com a CLT, gorjeta, gratificações e outras recompensas.

O que é considerado gratificação?

A gratificação é um pagamento adicional que pode ser concedido aos colaboradores com base em certos critérios, como: tipo de função, tempo de serviço ou resultados alcançados. Tempo de serviço: a gratificação por tempo de serviço é concedida aos colaboradores que atingem um determinado tempo de serviço na empresa.

Que tipo de gratificações que não integram o salário?

Pelo exposto, vê-se que a Lei 13.467/17 não considera parcelas salariais as diárias, os prêmios e abonos. Assim sendo, parcelas habituais como ajuda de custo, auxílio-alimentação, diárias para viagem, etc. não podem ser incorporadas ao contrato de trabalho.

Qual a diferença entre gratificação e prêmio?

28 questões relacionadas encontradas

Quais os três tipos de gratificações legais?

gratificações legais: são aquelas previstas em lei e fazem parte do salário; gratificações ajustadas: deixaram de compor o salário; prêmios: passaram a ser previstos em separado, ou seja, foram destacados das gratificações derivadas de outras causas, como eventos, exercício de função de chefia etc.

Quando a gratificação incorpora ao salário?

Segundo a Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, o período de uma década recebendo a gratificação é suficiente para garantir a sua incorporação no salário do trabalhador.

Quais são os tipos de gratificações?

Tipos de gratificação salarial
  • Gratificação funcional. ...
  • Gratificação de Balanço. ...
  • Gratificação de Eventos. ...
  • Gratificação por Habilidade. ...
  • Defina seus objetivos. ...
  • Tenha transparência. ...
  • Documente a bonificação. ...
  • Fique de olho no aspecto financeiro.

O que diz a lei sobre gratificação?

Art. 1º - No mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus. § 1º - A gratificação corresponderá a 1/12 avos da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente.

Como funciona a gratificação na folha de pagamento?

Gratificação de função

Nesse tipo de gratificação salarial, o funcionário receberá um valor como forma de bonificação, após passar um tempo trabalhando na empresa. No entanto, o valor deve ser estipulado anteriormente pelo empregador.

Quais são os tipos de bonificação?

Quais são os tipos de bonificação?
  1. Bonificação por desempenho. A empresa pode estabelecer um perfil do que considera ser um bom desempenho. ...
  2. Bonificação por alcance de metas. ...
  3. Bonificação por evolução na carreira. ...
  4. Bonificação por equipe. ...
  5. Bonificação por criatividade e inovação.

Como funciona bonificação para funcionários?

A bonificação pode ser oferecida aos trabalhadores em diversos formatos (valor somado ao salário, valor separado do salário, voucher, viagens, participação de lucros, etc.) e diferentes periodicidades (semanal, mensal e assim por diante).

Pode ser descontado INSS de gratificação?

4. Não deverá incidir contribuição previdenciária sobre as parcelas de gratificação pelo exercício de cargo em comissão ou função e confiança, nos termos do art. 40 , § 3º , da Constituição Federal com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 20 /1998. 5.

Qual o valor máximo de gratificação?

Ressaltamos que a legislação trabalhista em vigor não estabelece limites mínimos ou máximos com relação aos valores correspondentes às gratificações pagas pelo empregador a seus empregados, bem como não estabelece os procedimentos que devem ser adotados pela empresa, para efetuar tal pagamento.

Como calcular o valor de uma bonificação?

Para realizar o cálculo, deve-se obter a remuneração total de cada mês (salário + RETP+Quinquênio+Sexta Parte) e somar esta remuneração total dos 12 meses (janeiro a dezembro) e multiplicá-la pelo percentual da bonificação 8,34%, o resultado deve ser multiplicado pelo IACM (Índice agregado de cumprimento de metas) que ...

O que é valor da bonificação?

Esta é a distribuição de um valor monetário aos acionistas de uma empresa, algo semelhante aos dividendos. Este valor refere-se à reservas até então não incorporadas pela empresa.

O que é bonificação na folha de pagamento?

Bonificação é uma recompensa financeira baseada em desempenho ou resultados, enquanto gratificação é um pagamento adicional, em reconhecimento a esforços excepcionais.

Como fica a gratificação com a reforma trabalhista?

Com a Reforma Trabalhista, a incorporação dos prêmios, gratificações e bonificações por habitualidade foi extinta, fazendo com que o benefício não seja mais uma parte irredutível do salário por ser oferecido algumas vezes. Os prêmios então passam a ser considerados de forma separada, evitando que integrem o salário.

Quem tem direito a gratificação?

Servidores públicos, efetivos ou comissionados, podem receber gratificação por exercer função de fiscal de contrato.

Como é feito o cálculo de gratificação?

Como se calcula a gratificação de função? Em contrapartida, o salário, compreendendo a gratificação de função, deve ser igual ou superior ao salário básico acrescido de 40% do seu valor. Se o percentual for menor, aplicam-se as normas gerais sobre duração do trabalho.

Qual a diferença entre gratificação e salário?

Assim, remuneração é gênero que compreende as espécies de salário. No âmbito do direito do trabalho, em regra, a gratificação caracteriza-se como uma forma de agradecimento ou reconhecimento pelos serviços prestados pelo empregado (metas) ou como recompensa pelo respectivo tempo de serviço na empresa.

Qual a porcentagem da gratificação?

Em contrapartida, o salário, compreendendo a gratificação de função, deve ser igual ou superior ao salário básico acrescido de 40% do seu valor.

Quem recebe gratificação de função tem direito a horas extras?

Se o profissional receber a gratificação de 40% a mais do seu salário anterior, quanto passar a atuar no cargo, ele não tem direito de receber horas extras.

Quais são os tipos de gratificações dos servidores públicos?

7 São elas: (i) gratificação natalina; (ii) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas e penosas; (iii) adicional pela prestação de serviço extraordinário; (iv) adicional noturno; e (v) adicional de férias.

Qual artigo da CLT fala sobre gratificação?

O artigo 457 da CLT diz que o salário é composto pelo valor fixo estipulado em contrato, gratificações legais e comissões.

Artigo anterior
Como atualizar a versão do Netflix na TV?
Artigo seguinte
Como começar um relatório frases?