Qual a diferença entre arquivo morto e inativo?

Perguntado por: Alice Cristiana Freitas Carneiro Nogueira  |  Última atualização: 29. März 2022
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Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto:
O arquivo ativo se mantém inconclusivo. Ele pode ser alterado, alimentado e modificado a qualquer momento. O Arquivo inativo é acessado esporadicamente, não é alimentado e não é usado para consulta com frequência.

Qual a diferença entre arquivo morto e arquivo inativo?

Arquivo Ativo: mantém arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referência constantes e atuais. Arquivo Morto: armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência nula. Arquivo Inativo: guarda documentos e papéis que oferecem frequência de uso, consulta ou referência nula.

O que é um arquivo morto?

Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.

O que é arquivo inativo?

Entenda o que é arquivo inativo e sua importância

E o arquivo inativo, que é composto por documentos que apresentam importância para o negócio, como rescisões de contrato, mas que não são consultados ativamente ou que não têm um papel primário na operação da empresa.

O que significa quando o processo fica inativo?

O processo inativo do sistema (em inglês system idle process) não é um processo propriamente dito, corresponde aos recursos disponíveis do sistema. Assim, a sua taxa de utilização do processador é, na realidade, a taxa de inatividade do processador!

Não acumulo mais papelada no meu arquivo inativo (antigo "arquivo morto")

33 questões relacionadas encontradas

Como saber se o processo foi encerrado?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

O que significa processo inativo na Justiça do Trabalho?

Quando NÃO houver nenhuma pendência.

Como organizar arquivos inativos?

Como organizar o arquivo inativo da empresa?
  1. Faça a classificação de documentos. Para começar, é preciso classificar os documentos corretamente por meio da indexação. ...
  2. Tenha um espaço adequado para armazená-los. ...
  3. Faça a manutenção do arquivo. ...
  4. Tenha o suporte de uma empresa especializada.

Quais são os três tipos de arquivos?

Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto:

Existem classificações também que indicam a frequência de uso dos arquivos.

Quais são os tipos de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico. ...
  6. Método temático.

O que é um arquivo morto no Windows?

Arquivo morto = Especifica se o arquivo ou pasta deve ser arquivado. Alguns programas utilizam esta opção para controlar de quais arquivos e pastas foi feito backup.

O que fazer com o arquivo morto?

O que fazer com os arquivos mortos da empresa? Confira nossas dicas para se organizar
  1. Planeje-se: saiba para onde a papelada vai. ...
  2. Organização: depósito é diferente de arquivo. ...
  3. Estabeleça regras e treine sua equipe. ...
  4. Crie métodos de identificação. ...
  5. Digitalize o que for possível.

Como acessar arquivo morto?

Como encontrar a pasta Arquivo Morto? Sua pastaArquivo Morto está na lista de pastas. Para exibir a lista de pastas, selecione Exibir > Painel de pastas > Normal.

Quais são os 4 tipos de arquivos?

Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?
  1. TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do . ...
  2. DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ...
  3. PDF. ...
  4. PPT. ...
  5. JPEG. ...
  6. PNG. ...
  7. EPS. ...
  8. PSD, CDR e AI.

Quais são as classificações dos arquivos?

Os arquivos possuem inúmeras características. ... Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou distritais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.

Quanto tempo deve ser mantido um arquivo recorrente?

23 da Lei nº 8.036/1990 prevê que os registros permaneçam arquivados por 30 anos, porém o Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que esse período deve corresponder a apenas 5 anos.

Quais são os tipos de arquivos e sua aplicabilidade?

Tipos de arquivo
  • Arquivo corrente: documentos relacionados aos objetivos imediatos de sua produção ou recepção. ...
  • Arquivo intermediário: documentos cujo uso é pouco frequente e que, por isso, são destinados a um depósito de armazenamento temporário até que seja dada sua destinação final.

Como são organizados os arquivos?

Os métodos de classificação e codificação podem ser alfabéticos ou numéricos, isto é, através de letras ou números. Assim, os documentos podem ser classificados e codificados por nomes de pessoas, cidades, assuntos ou por datas ou códigos numéricos.

Quais são as funções de um arquivo?

Função do arquivo: guardar e organizar os documentos, tornando disponí- veis as informações mantidas sob a sua guarda. Finalidade do arquivo: servir de apoio à administração e servir de base para a história.

Como organizar um arquivo de pastas suspensas?

Pastas suspensas: 5 dicas para organizar seus arquivos
  1. Prefira as pastas suspensas com muitas divisões internas. ...
  2. Estabeleça as divisórias em ordem alfabética. ...
  3. Observe as dimensões da pasta suspensa e de onde ela será guardada. ...
  4. Organize as pastas por frequência de uso. ...
  5. Elimine todos os excessos.

Qual a melhor forma de organizar arquivos?

4 dicas para organizar os documentos na empresa
  1. Estabeleça um local específico para guardar os documentos.
  2. Organize e armazene seus documentos.
  3. Tenha uma ferramenta para auxiliar nesta tarefa.
  4. A importância da segurança no armazenamento de arquivos.

Como organizar arquivo passivo?

Espaço físico

Um ponto essencial para organizar o arquivo morto é ter um espaço adequado para ele. O local precisa comportar a quantidade de documentos, caixas e pastas e ainda precisa permitir a circulação de pessoas. Nele, qualquer papel deve ser encontrado facilmente.

Quanto tempo demora uma petição para ser analisada pelo juiz?

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

Tem como uma empresa saber que coloquei outra na Justiça?

Atualmente, uma empresa não tem acesso se um profissional está movendo uma ação trabalhista. Entretanto, ela consegue somente identificar se o trabalhador está sendo processado, ou seja, é réu em alguma ação, mas não o contrário.

O que acontece quando o processo volta para a vara de origem?

Que o processo já foi julgado no Tribunal em se estava e que agora ele voltou para onde se iniciou a discussão. ... Desta forma, o termo "remetidos os autos para a vara de origem" quer dizer que os recursos apresentados já foram apreciados, tendo o processo retornando ao Juízo onde teve início.

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