Quais as vantagens que o fortalecimento do poder real trouxe para a burguesia?
Perguntado por: Melissa Ema Cunha de Batista | Última atualização: 28. Januar 2025Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)
- Burguesia ganhou o direito de participar do Grande Conselho, que passou a se chamar Parlamento em 1265. - Permitiu a todos que fossem condenados por um tribunal da nobreza recorrerem - Conquistou feudos imensos casando-se por interesse. - Comprou terras dos nobres e usou o exército para fortalecer seu poder.
Por que a burguesia apoiou o fortalecimento do poder real?
Com o objetivo de assegurar seus privilégios e manter a servidão, parte da nobreza apoiou o fortalecimento do poder real. Já a burguesia, com o objetivo de aumentar seus lucros, também passou a apoiar o fortalecimento do poder real, além de financiar diversas empreitadas do Estado.
Quais foram as vantagens da aliança entre o Estado e a burguesia?
Nessa aliança, a burguesia contribuía com o dinheiro e o rei, com medidas políticas que favoreciam o comércio. O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal.
Quais eram os interesses da burguesia ao apoiar o fortalecimento do rei?
O apoio da burguesia no fortalecimento dos Reis e seu interesse principal. Além disso, ao apoiar a monarquia do estado contra os senhores feudais, os habitantes da cidade apostavam que, se prevalecessem, seriam recompensados com a lealdade do rei.
Quais eram os interesses da burguesia em apoiar o fortalecimento dos Reis durante o período de formação do Estado Moderno na Europa?
Resposta verificada por especialistas
Para a burguesia era interessante apoiar esta mudança política pois a centralização política aboliria as "barreiras" que existiam no comércio entre os feudos e garantiria a segurança nas estradas.
Absolutismo e Mercantilismo | DEIXA QUE EU DESENHO
Quais os principais motivos que levaram a burguesia ao apoiar e financiar o iluminismo?
A burguesia também apoiava o iluminismo devido às profundas críticas que os economistas iluministas faziam ao mercantilismo e às práticas econômicas do Estado absolutista. Enquanto absolutistas, o controle dos monarcas sobre as economias e o comércio era muito grande.
Por que a burguesia apoiava a centralização do poder nas mãos de um rei?
Isso porque a burguesia sentia-se prejudicada pelos senhores feudais, que cobravam altos tributos e não ofereciam as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade mercantil. Desta forma, a classe burguesa que ganhava poder apoiou a centralização do Estado na figura de um rei absolutista.
Quais eram os interesses de parte da nobreza ao apoiar o fortalecimento dos Reis?
Resposta: Os nobres que apoiaram o fortalecimento dos Reis desejavam expandir as suas posses de terras e adquirir cargos administrativos. ...
O que foi o fortalecimento do poder real?
O fortalecimento do poder real passou diretamente pela formação de exércitos profissionais. Antes do absolutismo, os monarcas não tinham exércitos profissionais, dependendo dos nobres para formar os exércitos nos períodos de guerra.
O que foi o fortalecimento do poder dos reis?
O fortalecimento dos reis passa pela formação de exércitos profissionais. Com esses exércitos permanentes, os reinos não dependiam mais da nobreza a fim de garantir tropas para defender seu reino. Além disso, dispunham de forças para reprimir revoltas e conspirações que pudessem acontecer.
Qual foi a importância da aliança entre a burguesia e os reis?
Nessa aliança, a burguesia contribuía com o dinheiro e o rei, com medidas políticas que favoreciam o comércio. O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal.
Quem é a burguesia nos dias de hoje?
Burguesia refere-se atualmente aos grandes proprietários de terras, de serviços e produções. As principais características da burguesia são: posse dos meios de produção, acumulação de capital, controle comercial e industrial e influência política.
O que ocorreu com o fortalecimento da burguesia?
O fortalecimento da Burguesia ocorreu com a reabertura do Mar Mediterrâneo, que permitiu o Renascimento comercial e urbano, ou seja com o desenvolvimento das cidades, que contribui para o maior desenvolvimento de atividades financeiras e Mercantins praticadas pelos burgueses.
Qual foi o papel da burguesia no processo de consolidação do poder real e na formação dos Estados Nacionais absolutistas?
Os comerciantes burgueses surgiram enquanto classe social interessada na formação de um regime político centralizado. As leis de caráter local, instituídas em cada um dos feudos, encareciam as atividades comerciais por meio da cobrança de impostos e pedágios que inflacionavam os custos de uma viagem comercial.
Que conflito surgiu com o fortalecimento da burguesia?
Com a Revolução Gloriosa, os burgueses dispensaram o apoio real, ao contrário do que se viu na transição da Idade Média para a Idade Moderna, ocorrida 200 anos antes, quando a burguesia apoiou a formação dos Estados nacionais na Europa e o poder dos reis.
O que é fortalecimento da burguesia e do absolutismo?
A formação dos estados absolutistas aconteceu justamente nos momentos em que ocorria o fortalecimento da burguesia. Ao contrário da Idade Média, onde os nobres tinham mais poder do que o rei, a transição do feudalismo para o capitalismo influenciou na ascensão econômica da burguesia por meio do mercantilismo.
Como foi o processo de fortalecimento do poder real na Inglaterra?
A Inglaterra teve seu processo de centralização política iniciado a partir da Baixa Idade Média, momento em que a Bretanha estava politicamente dividida em quatro reinos distintos. Sob o comando do rei Henrique II, o processo de unificação territorial foi iniciado com relativa eficácia durante o século XII.
Como ocorreu o apoio da burguesia em relação ao rei?
Resposta:Era uma relação de interesses, O rei dava a burguesia proteção contra os impostos altos dos senhores feudais e criavam medidas favoráveis ao comércio e em troca a burguesia que era rica dava apoio financeiro ao rei.
Como a burguesia dominava o governo?
A burguesia conquista espaço no poder e no controle político representando o livre comércio, sem interferências, assim como as liberdades individuais de cada indivíduo, bem como a escolha da própria religião e o modo de vida.
Quais eram os interesses que levaram os reis e a burguesia a estabelecerem alianças no final da Idade Média?
Resposta. Resposta: Aos reis interessava os amplos recursos que os burgueses controlavam, algo especialmente útil no início da Idade Moderna, em que o comércio vivia uma “era de ouro”.
Quais eram os interesses da burguesia com a centralização do poder real?
A burguesia tinha grande interesse no estabelecimento de um poder forte e centralizado, que superasse o particularismo feudal, estabelecesse um padrão monetário e unificasse as leis e os impostos.
Por que parte da nobreza apoiou a centralização do poder real?
Com o objetivo de assegurar seus privilégios e manter a servidão, parte da nobreza apoiou o fortalecimento do poder real. Já a burguesia, com o objetivo de aumentar seus lucros, também passou a apoiar o fortalecimento do poder real, além de financiar diversas empreitadas do Estado.
O que é a centralização do poder real?
Na forma extrema de centralização do poder que ficou conhecido como Absolutismo, o rei assumiu para si o controle das principais instituições do Estado, estabelecendo leis e decidindo questões da justiça, sendo que sua autoridade não estava limitada por outros poderes a não ser as leis de Deus.
O que é preciso para desfazer uma sociedade?
Quem tem direito a Meia-entrada elo?