Qual a diferença entre aditivo para radiador orgânico e Inorganico?

Perguntado por: Inês Araújo de Lourenço  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (12 avaliações)

Os produtos inorgânicos utilizam produtos como o silicato, que tendem a degradar-se ao longo do tempo, diminuindo a sua eficácia e arriscando a ser uma fonte de avarias no futuro. Os orgânicos, por sua vez, têm um período de duração mais longo e são biodegradáveis, sendo por isso menos prejudiciais para o ambiente.

Qual o melhor aditivo para radiador orgânico ou inorgânico?

O aditivo orgânico tem maior durabilidade e também possui fórmula biodegradável, o que é benéfico para o meio ambiente, pois sua deterioração ocorre de forma natural.

Para que serve o aditivo inorgânico?

Existem dois tipos do produto, o orgânico e o sintético (inorgânico), o que difere um do outro é a composição e alguns benefícios. Apesar de possuírem a fabricação diferente, a função entre eles é a mesma: não permitir que haja danos por conta de superaquecimento no motor quando estiver rodando.

Para que serve solução de arrefecimento orgânico?

Evita fervura, congelamento e a formação de espuma. Promove lubrificação no sistema, aumentando o tempo de vida útil das mangueiras, bombas d'água e juntas.

Qual a diferença entre os aditivos de radiador?

Seja a durabilidade, proteção do sistema ou a eficácia durante as mudanças de temperatura. Então, a diferença entre aditivo e fluido é clara: enquanto o aditivo está preparado para oferecer uma maior durabilidade, proteção e desempenho, o fluido não oferece a mesma eficiência.

Aditivo de radiador Inorgânigo vs. Orgânico vs. Híbrido: O que são?

40 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor aditivo orgânico ou sintético?

Aditivos orgânicos

Em geral, a sua durabilidade é maior que a dos aditivos sintéticos, já que eles não contam com fosfatos e silicatos em sua composição — substâncias que costumam estar presentes nos aditivos inorgânicos.

Qual o melhor aditivo para botar no radiador?

As marcas mais recomendadas de aditivo de radiador: STP. Paraflu. ACDelco.

Qual a diferença entre aditivo rosa e azul?

Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.

Pode colocar aditivo puro no radiador do carro?

Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo.

Qual a diferença de etilenoglicol e Monoetilenoglicol?

Isso se deve à presença de dois grupos hidroxila em sua estrutura. Ao navegar na literatura ou nas ofertas dos fabricantes, pode-se encontrar o termo monoetilenoglicol (MEG). No entanto, lembre-se de que o monoetilenoglicol e o etilenoglicol são, de fato, a mesma substância.

Pode colocar água filtrada no radiador do carro?

E se não tiver água destilada? Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento. Nos veículos que contém marcador de temperatura analógico, a escala poderá variar de 50 a 130 °C.

Pode misturar água com o aditivo no radiador?

Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.

Pode misturar aditivo de radiador de cores diferentes?

Em geral, é melhor evitar misturar aditivos de marcas diferentes, pois cada marca pode ter sua própria fórmula e a mistura pode afetar a eficiência dos aditivos. No entanto, se os aditivos são da mesma marca e tipo, é geralmente seguro misturá-los, mesmo se forem de cores diferentes.

Pode misturar aditivo orgânico e inorgânico?

Não é recomendado misturar aditivos orgânicos e inorgânicos no sistema de resfriamento do veículo. Isso porque as composições químicas são diferentes e podem não ser compatíveis e prejudicar o arrefecimento do motor.

É melhor colocar água ou aditivo no radiador?

O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.

Quando não usar aditivo no radiador?

Quando realizar a troca do aditivo? As próprias montadoras indicam realizar a troca nos intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada um ano.

O que acontece se não diluir o aditivo de radiador?

corrosão do sistema de arrefecimento.

O que acontece se não diluir o aditivo?

Na reposição da mistura, é importante ficar atento à proporção de 50% de aditivo e 50% de água. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d'água.

Quanto tempo deve durar a água do radiador?

Troca do líquido de arrefecimento

Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.

Qual a diferença entre os aditivos Paraflu?

A diferença entre os tipos de aditivo (inorgânico, orgânico e híbrido) está na composição do seu pacote anticorrosivo. O pacote anticorrosivo é o conjunto de matérias primas responsável por proteger o sistema da corrosão e desgaste.

Pode misturar aditivo orgânico com sintético?

Não se deve misturar os diferentes modelos, já que isso compromete negativamente o sistema do carro, influenciando diretamente na vida útil do motor e na própria eficiência do produto. Caso você tenha começado a usar um aditivo orgânico, por exemplo, busque realizar a troca pela mesma opção.

Quanto tempo tem que colocar aditivo no radiador?

Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.

Quantos litros de aditivo vai no radiador de um carro?

O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.

Qual a diferença do aditivo concentrado e diluído?

De modo geral, não existe uma diferença na função entre esses tipos de aditivos, o que muda é exatamente a composição. Aditivo de radiador concentrado tem apenas o aditivo em sua forma bruta, ou seja, precisa ser diluído antes de ser colocado no radiador.

Qual é a melhor marca de água desmineralizada para radiador?

Ao comprar água desmineralizada da Aeromaxx, sua empresa terá a segurança de que usará um insumo eficiente, prático, seguro e que gera excelentes resultados. A Aeromaxx distribui muito mais do que água desmineralizada.

Artigo anterior
Como limpar bolsa de couro sintético bege?
Artigo seguinte
Quem é o mais rico de Belo Horizonte?