Qual a diferenca entre ácidos graxos saturados e insaturados?

Perguntado por: Lucas Carneiro Henriques  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

Saturados (quando os átomos de carbono são ligados entre si apenas através de ligações simples) e; Insaturados (quando ao menos uma dupla de átomos de carbono da cadeia está ligada através de ligação dupla). ... E os que possuem duas ou mais ligações duplas são denominados ácidos graxos poli- insaturados.

Quais são as diferenças entre ácidos graxos saturados insaturados monoinsaturados e Poli-insaturados?

A cadeia carbônica pode ser saturada ou insaturada. OS ÁCIDOS GRAXOS SATURADOS não possuem duplas ligações e são geralmente sólidos à temperatura ambiente. ... OS ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS possuem uma ou mais duplas ligações sendo mono (uma ligação dupla) ou poliinsaturados (duas ou mais ligações duplas).

Qual a importância dos ácidos graxos saturados e insaturados?

A importância destes ácidos graxos está na sua capacidade de se transformar em substâncias biologicamente mais ativas, com funções especiais no equilíbrio homeostático, e em componente estrutural das membranas celulares e do tecido cerebral e nervoso.

Como são divididos os ácidos graxos insaturados?

A forma insaturada dos ácidos graxos é subdividida em dois tipos. Veja abaixo: Monoinsaturados (AGMIs): aqueles que têm apenas uma dupla ligação na cadeia de carbono; Poliinsaturado (AGPIs): aqueles que têm mais de uma dupla ligação na cadeia de carbono.

Quais as consequências da saturação dos ácidos graxos na formação dos lipídeos?

Ácidos graxos com ligações saturadas diminuem a fluidez da membrana e com ligações insaturadas aumentam a fluidez. As cadeias de ácidos graxos insaturados dos fosfolipídeos podem ser oxidados pelo gás oxigênio em uma ​reação radicalar em cadeia podendo levar a degradação das membranas.

O Que é Ácido Graxo / Ácido Graxo Saturado e Insaturado

25 questões relacionadas encontradas

Qual a consequência das duplas ligações para os ácidos graxos?

Uma ligação dupla cis gera uma dobra no ácido graxo, uma característica que tem consequências importantes para o comportamento das gorduras. ... Isso resulta em gorduras que são sólidas na temperatura ambiente (têm um ponto de fusão relativamente alto). Por exemplo, a maior parte da gordura da manteiga é saturada 2.

Qual o ácido graxo que está associado ao risco de desenvolver DCV?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão arterial é uma doença com alta prevalência e é considerado um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (TAVARES et al., 2010). Os ácidos graxos ω-3 têm mostrado efeitos benéficos sobre a hipertensão.

Como se dá a classificação dos ácidos graxos?

Ácidos graxos saturados – apresentam ligações simples entre os átomos de carbono. Ácidos graxos insaturados – possuem duplas ligações entre os átomos de carbono. Os ácidos graxos insaturados são ainda subdivididos em: Ácidos graxos monoinsaturados (MUFA) – apresentam uma única dupla ligação.

O que são ácidos graxos e como podem ser classificados?

Os ácidos graxos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo carboxila em uma de suas extremidades (são monocarboxílicos), de cadeias abertas, longas, com 4 a 22 átomos de carbono (geralmente um número par), que podem ser saturadas ou insaturadas.

Qual a importância dos ácidos graxos Poli-insaturados?

Pesquisas mostram que esses ácidos graxos são capazes de ajudar no controle da lipidemia e conter reações inflamatórias, entre outros benefícios. Dessa forma, podem ser coadjuvantes no tratamento de doenças cardiovasculares, artrite, psoríase, etc.

Qual a importância dos ácidos graxos?

Os ácidos graxos fazem parte da classe lipídica, amplamente difundida na natureza, alimentos e organismos, sendo um importante constituinte da membrana celular. Eles têm importantes funções biológicas, papéis estruturais e funcionais, e representam uma fonte de energia fundamental para o corpo humano.

Por que alguns ácidos graxos são chamados de essenciais?

De uma forma geral, os ácidos graxos são chamados de essenciais por não serem produzidos pelo organismo.

Quais são os ácidos graxos Poli-insaturados?

Os ácidos graxos poliinsaturados abrangem as famílias de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Os ácidos graxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico, desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina.

Porque a gordura insaturada faz bem?

Elas são consideradas gorduras 'do bem' pois podem desempenhar um papel positivo na saúde do corpo como um todo. Em geral, as gorduras insaturadas elevam o colesterol considerado “bom” (HDL) e diminuem o considerado “ruim” (LDL), sendo associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares.

O que são ácidos graxos como eles se diferenciam?

Quais são as características dos ácidos graxos? Podem ser saturados (quando os carbonos apresentam ligações simples) ou insaturados (quando apresentam pelo menos uma ligação dupla). Na maioria das vezes, as gorduras já apresentam ácidos graxos saturados e os óleos, insaturados.

São consideradas fontes de ácidos graxos insaturados os alimentos?

São alimentos ricos em ácidos graxos insaturados: óleo de soja, de milho, de girassol, de canola e de oliva. Além disso, os ácidos graxos insaturados são divididos em monoinsaturados (quando possuem apenas uma dupla ligação) ou poli-insaturados (quando possuem duas ou mais duplas ligações).

Quais são os alimentos ricos em ácidos graxos?

Alimentos ricos em ácidos graxos essenciais que você precisa ter na sua dieta
  • Peixes - Um dos alimentos com maior concentração de ômega 3 sem dúvida é o peixe, especialmente os de água salgada. ...
  • Sementes de chia - O maior exemplo de que o consumo de gordura não necessariamente irá impedi-lo de perder peso é a chia.

O que são ácidos graxos qual a sua composição e suas funções biológicas?

Os ácidos graxos consistem em um tipo de lipídio formado por cadeias longas de carbonos (C) com um grupamento carboxila (–COOH) em uma de suas extremidades. Eles são a parte dos lipídios utilizada como combustível pelas células, constituindo uma das principais fontes de energia junto com a glicose e as proteínas.

Como o corpo absorve ácidos graxos?

Desta forma, os ácidos graxos podem ser absorvidos pelas células que compõem o intestino, os enterócitos, e reconvertidos em triacilgliceróis, onde juntamente com o colesterol e apoliproteínas, irão formar o quilomícron.

Quais os tipos de óleos que contém ácidos graxos?

O óleo de girassol apresentou o maior teor de ácidos graxos insaturados (86,10%) seguido pelo óleo de soja 84,15% e sendo o óleo mais saturado, o de algodão (24,23%). A manteiga apresentou grande número de ácidos graxos, desde 4 até 22 átomos de carbono, apresen- tando 58,00% de saturados.

Como os ácidos graxos essenciais podem contribuir positivamente com o sistema cardiovascular?

Diminui o colesterol: os ácidos graxos são fundamentais para alterar a composição química do sangue, auxiliando no aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e redução dos níveis de LDL (colesterol ruim), capaz também de diminuir os níveis de triglicérides no sangue.

Por que a ingestão de ácidos graxos aumenta a incidência de doença cardiovascular?

O principal efeito metabólico dos ácidos graxos trans em relação às doenças coronarianas refere-se à sua ação hipercolesterolêmica, elevando o colesterol total e a lipoproteína de baixa densidade (LDL-c), reduzindo a lipoproteína de alta densidade (HDL-c) e resultando em significativo aumento na relação da LDL-c/HDL-c.

Onde é encontrado o ácido esteárico?

O ácido esteárico se encontra maioritariamente na carne, depois a pescada, os cereais e os laticínios. Apesar de ser um ácido gordo saturado, o ácido esteárico parece que não apresenta os efeitos negativos associados a este tipo de gordura.

Porque os lipídios são hidrofóbicos?

Isso ocorre pelo fato de os lipídios serem apolares. Ou seja, as moléculas dos lipídios não formam polos positivos e negativos como as moléculas de água. Os lipídios mais comuns nos alimentos são compostos de moléculas formadas de álcoois unidos a ácidos de cadeias longas, que chamamos de ácidos graxos.

Artigo anterior
Dejeto é o que?
Artigo seguinte
O que é cofins?