Qual a diferença entre a teoria de Locke e de Rousseau?

Perguntado por: Kevin Martim Marques  |  Última atualização: 23. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

Locke acreditava na soberania do indivíduo e que nós somos “capitães de nós mesmos”, enquanto Rousseau argumentava que o grupo era mais importante do que o indivíduo e que a “vontade geral” era superior à consciência solitária.

Qual a diferença entre Locke e Rousseau?

Enquanto Rousseau não acredita em um retorno ao estado de natureza, Locke propõe que este se dá através do surgimento de um estado tirânico que coloca a preservação da propriedade privada em risco.

Qual a principal diferença teórica entre Hobbes Locke e Rousseau?

Desse modo, o objetivo da criação do Estado para Hobbes é preservar a vida, é deixar de viver sob o constante medo, para Locke é preservar a propriedade que já existe desde o estado de natureza, e para Rousseau é preservara liberdade civil.

Quais são as diferenças entre o pensamento de Rousseau e de Locke em relação a proprie dade privada?

Resposta: Para Locke, o direito à propriedade e aos frutos do nosso trabalho é o pilar fundamental de uma sociedade livre e justa. Já para Rousseau, a propriedade privada é o grande pecado da civilização, e o “todo” deve administrar a propriedade em prol da comunidade.

Qual é a diferença entre a ideia de estado de natureza em Hobbes e Rousseau?

Enquanto em Hobbes há o medo da própria natureza e uma visão negativa (em duplo sentido) da liberdade, em Rousseau a natureza é o ponto de referência moral e a liberdade é o que permite a expressão de tal natureza benigna.

Contrato Social - Hobbes, Locke e Rousseau | FILOSOFIA

18 questões relacionadas encontradas

Quem foi Hobbes Locke e Rousseau?

Foram filósofos contratualistas os ingleses Thomas Hobbes e John Locke, e o suíço Jean-Jacques Rousseau.

O que John Locke defendia e criticava?

Locke era defensor da Monarquia Constitucional e criticava a teoria hobbesiana de direito divino dos reis. De acordo com Locke, a soberania não reside no Estado, mas na população, que através de representantes escolhidos, deveria formular e promulgar leis a serem cupridas pelos monarcas.

Qual a visão de Rousseau sobre o Estado?

Se a vontade do corpo político for feita, tem-se um Estado legítimo. Estado esse que é guiado pela vontade geral, e preza pela preservação da liberdade e dos bens de cada associado. O homem natural, que vivia isolado e bastava a si mesmo, agora, através do pacto, faz parte de um todo maior, o corpo político.

O que é o Estado Para Locke?

Então, Locke entende que o estado de natureza é um estado de perfeita liberdade e igualdade, mas que está submetido a algumas leis de responsabilidade dos próprios homens, que são as leis da natureza (II, §s. 6,7,8,9,10,11): Não prejudicar a outrem em suas vidas, saúde, liberdade ou posses.

Quais são as principais diferenças entre o pensamento de Hobbes e Rousseau?

Assim como Hobbes acredita no sistema contratualista para reger e organizar a os seres em sociedade. O que Rousseau queria era criar um sistema que levasse o ser a ser livre em sociedade como em seu estado natural, mesmo que obedecendo as leis do estado.

O que diz o contrato social de Rousseau?

O contrato social é fundamentado em um pacto convencional, por meio do qual os cidadãos, em condições justas, abrem mão de seus direitos individuais e consentem com o poder de uma autoridade na qual depositam confiança. O Estado, resultante desse acordo tem o dever de proteger os cidadãos.

Quais são as principais ideias de Rousseau?

As principais ideias de Rousseau. Rousseau era a favor da ideia de formação da sociedade através do “contrato social”. Segundo ele, os homens eram livres e bons, até que se uniram para formar sociedades e assim foram corrompidos e aprisionados pela propriedade privada.

Quais os princípios de Rousseau?

A ênfase é dada nos dois princípios fundamentais, quais sejam: o princípio da natureza benigna do homem e o da liberdade.

Quais as principais características de Rousseau?

Rousseau é filósofo iluminista precursor do romantismo no Séc. XIX, e apesar de ser iluminista, era um crítico ao movimento. Sendo característico do iluminismo, pensava que a sociedade havia pervertido o homem natural que vivia harmoniosamente com a natureza, livre de egoísmo, cobiça, possessividade e ciúme.

O que o Rousseau era contra?

O primeiro grande ataque frontal contra o Iluminismo foi realizado por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Rousseau possui uma merecida reputação de ser um bad boy da filosofia francesa do século XVIII. No contexto da cultural intelectual do Iluminismo, Rousseau foi uma importante voz discordante.

Como seria a vida sem o Estado para Rousseau?

Ouça o texto abaixo! No estado de natureza, afirma Rousseau, o homem tinha uma vida essencialmente animal. A rude existência das florestas fez dele um ser robusto, ágil, com os sentidos aguçados, pouco sujeito às doenças, das quais a maioria nasce da vida civilizada.

O que o Hobbes defendia?

Grande defensor do absolutismo, Hobbes defende essa forma de governo utilizando argumentos lógicos e estritamente racionais (excluindo quaisquer preceitos ou argumentos religiosos). Sua teoria baseia-se na ideia de que é necessário um Estado Soberano para controlar a todos e manter a paz civil.

Por que surge o Estado para John Locke?

Enquanto Hobbes coloca o medo da morte violenta como fonte da organização dos homens, Locke impõe a defesa da propriedade como principal fonte de formação do Estado. Esta propriedade já existia anteriormente à formação do Estado. Dedicou-se também à filosofia política.

Qual era a religião de John Locke?

593) Mas além dessa perspectiva, Locke baseia uma grande parte de sua filosofia na fé em Deus. incluíam a existência de Deus, percebido a partir do Empirismo, corrente da qual o autor era integrante.

Qual a teoria de Hobbes e Rousseau?

O único aspecto que une Hobbes e Rousseau é que ambos são chamados de contratualistas, ou seja, defendem que um CONTRATO dá origem ao Estado. Para ambos, há necessidade desse contrato para que seja possível a vida social.

Como é a natureza humana para Rousseau?

Rousseau tem uma concepção de homem dualista, ou seja, o homem é constituído de matéria e alma. Para Sade, o homem se resume apenas à matéria. Se para Rousseau é essa alma que permite o livre arbítrio, e torna o homem diferente dos animais.

Artigo anterior
Quando não cabe ação rescisória?
Artigo seguinte
O que é hpv e quais os sintomas?