Qual a diferença entre a teoria da ética deontológica e da ética teleológica?

Perguntado por: Mia Francisca Castro Lourenço  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (17 avaliações)

A deontologia considera que o valor das ações não reside nas suas consequências ou nos seus efeitos, mas sim na intenção e na boa vontade, isto é, no cumprimento do dever. São morais não consequencialistas. A teleologia, por sua vez, considera que o objetivo da moral é alcançar uma vida boa, virtuosa e feliz.

Qual a diferença entre ética racionalista e ética teológica?

Diferente da ética racionalista, a ética teológica não acredita na razão como um aspecto que controla as vontades ou atitudes do ser humano. Neste caso, a ética está fundamentada na fé. Assim, os princípios éticos e a orientação para as ações encontram-se explicados na Bíblia, o livro sagrado do cristianismo.

O que é a teoria teleológica?

As teorias teleológicas são as que identificam primeiro o que é bom nos estados de coisas, caracterizando depois os actos correctos apenas em termos desse bem. ... Apesar de as teorias teleológicas terem de identificar o bem independentemente do que é correcto ou não, reconhecem muitos bens distintos do prazer.

O que é ética teleológica exemplos?

A ÉTICA TELEOLÓGICA, defendida por autores com ARISTÓTELES é uma Ética consequencialista. Isto significa que a boa acção se deve medir pelas consequências. ... Por isso se diz que é uma Ética do Concreto, que diria com se deve atingir a felicidade e com se deveria ajudar a velhinha a passar a estrada.

Qual o objetivo da teoria deontológica?

O que é Deontologia:

É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito. ... Para Kant, agir por dever é a maneira de dar à ação o seu valor moral; e por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma livre vontade.

Éticas teleológicas x deontológicas

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios da deontologia?

Por isso, há que distinguir os princípios deontológicos de caráter universal (probidade, desinteresse, decoro) e os que resultam vinculados a cada profissão jurídica em particular: a independência e imparcialidade do juiz, a liberdade no exercício profissional da advocacia, a promoção da justiça e a legalidade cujo ...

Quais são as bases dos princípios da deontologia?

A deontologia é regida pelos princípios éticos em vigência na sociedade (ZUBIOLI, 2004). ... - Ética X Moral: o vocábulo Ética deve ser reservado para o reino dos valores éticos, incluindo os princípios, as categorias e as normas e Moral para o comportamento concreto e a vivência que os homens tem dos valores éticos.

Por que a ética aristotélica é chamada de teleológica?

A ética aristotélica é também conhecida como “Ética Teleológica”. Esse termo é de origem grega da palavra “Telos”, que significa “finalidade”. Aristóteles afirma que tudo possui uma finalidade, que é ser feliz. ... Um homem só é virtuoso quando alcança a felicidade e para tal, ele precisa seguir a Justa Medida.

Qual a ética aristotélica?

A ética de Aristóteles (384 a.C — 322 a.C.) é uma teoria da virtude, isso quer dizer que os princípios éticos estão determinados pelo caráter, ou melhor, pelo caráter virtuoso de uma pessoa. ... Assim, a ética aristotélica é uma ética teleológica (busca um fim) e eudaimônica (o fim é identificado como felicidade).

O que defendem os Consequencialistas?

O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências. ...

O que significa dizer que a filosofia aristotélica e teleológica?

Podemos ver aqui que a filosofia aristotélica é teleológica, ou seja, está orientada por uma finalidade (telos, em grego, significa “fim”). Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.

O que Aristóteles entende como explicação teleológica?

A causa teleológica tem como função explicar o fim ao qual determinado ser ou acontecimento está destinado. Por intermédio dessa explicação, Aristóteles en- dossa que todas as coisas tendem naturalmente a um fim.

O que é o racionalismo ético?

Resumo: A Ética Racionalista de Antônio Sérgio e Raul Proença é um estudo que se debruça sobre o primado ético que os dois filósofos defendem na suas obras. ... No fundo, visa-se discutir o substrato ético das suas teorias sociais e políticas. Palavras-chave: Antônio Sérgio; Raul Proença; Racionalismo; Ética; Democracia.

O que é a ética religiosa?

A ética religiosa está ligada ao realismo moral, pela qual os comportamentos corretos decorrem da vontade de Deus, que nos é dada através dos profetas, contendo a Bíblia e o Alcorão vários comandos decorrentes dessa revelação profética. ... Ética implica a análise da ação e seu resultado, resulta de um estudo causalidade.

Quais são os tipos de ética?

Os estudos teóricos da Filofofia Moral subdivide a Ética em diversas categorias, as principais são três: Ética Descritiva, Ética Metaética e Ética Normativa.

Quais os princípios da ética aristotélica?

A ética é um saber prático e pressupõe três elementos fundamentais da filosofia aristotélica: o uso correto da razão, a boa conduta (eupraxia) e a felicidade (eudaimonia). ... Uma atividade conforme a razão – realização do que há de mais característico do ser humano – e a virtude (ARISTÓTELES, 1987, Livro I).

Qual é a moral de Aristóteles?

A característica fundamental da moral aristotélica é, portanto, o racionalismo, visto ser a virtude ação consciente segundo a razão, que exige o conhecimento absoluto, metafísico, da natureza e do universo, natureza segundo a qual e na qual o homem deve operar.

Quais são as virtudes aristotélicas?

Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.

Qual a importância da teleologia?

A teleonomia pode ser compreendida com uma analogia ao conceito de programa, pelo qual, através de uma organização especial do sistema em questão, o torna apto a buscar certas metas de maneira mais ou menos eficiente, as quais, portanto vão regular os processos e ações deste sistema.

Onde se aplica a deontologia?

A deontologia profissional aplica-se ao jornalismo, entre outras áreas. ... Os códigos deontológicos adaptam aos costumes, hábitos e culturas de cada país, bem como de cada categoria profissional, como já fora dito.

Qual é a diferença entre ética e deontologia?

Os princípios éticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. ... Sendo assim, a deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional.

O que é a pauta deontológica?

O conteúdo da Pauta Deontológica do serviço público compreende um conjunto de deveres de índole ético-profissional e social que impendem sobre os trabalhadores públicos no exercício das suas actividades, nas relações destes com os cidadãos e de mais identidades particulares bem como, os diferentes órgãos do Estado em ...

Qual é a importância da deontologia?

A deontologia e a ética profissional servem de um lado, para controlar a ação dos membros de um grupo profissional e, de outro lado, para orientar sua conduta, colaborando para a formação de um grupo que se identifica e é identificado por um modo de agir.

Qual o princípio do respeito?

O respeito pelas pessoas é um dos princípios fundamentais da pesquisa: é o reconhecimento de uma pessoa como um indivíduo autônomo, único e livre. Significa também o reconhecimento de que cada pessoa tem o direito e a capacidade de tomar suas próprias decisões.

Qual a diferença entre axiologia e deontologia?

Regras deontológicas são mandatos definitivos e os princípios são mandatos de otimização, ao passo que, no nível axiológico, a distinção ocorre entre regras de valoração, que devem ser ou não seguidas, não podendo ser objeto de ponderação, e valores, que podem ser objeto de ponderação.

Artigo anterior
Qual a diferença entre profissão e atividade profissional?
Artigo seguinte
Como se inscrever no Capes 2021?