Qual a diferença entre a filosofia de Platão e Aristóteles?

Perguntado por: Letícia Loureiro  |  Última atualização: 10. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

A filosofia de Platão é mais abstrata e idealista, enfatizando o reino das formas e as limitações da experiência sensorial. A filosofia de Aristóteles é mais empírica e prática, focando no mundo natural e na importância da observação e análise.

Quais as diferenças entre a filosofia de Aristóteles e Platão?

Platão partia do princípio de que a realidade em sua essência não está presente nas experiências do cotidiano. Por outro lado, Aristóteles considerava que o mundo cotidiano era mais autêntico que o chamado mundo das ideias de seu professor.

Qual é a diferença entre as filosofias de Platão e Sócrates?

Suas diferenças nos aspectos filosóficos estava na busca pelas respostas, onde um lidava com a maiêutica e o outro entendia a perfeição como parte do mundo das ideias. Platão contribuiu para a ciência e a filosofia sendo um dos grandes pensadores clássicos a existirem.

O que é filosofar para Platão e Aristóteles?

Resposta: Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

Qual é a principal diferença entre as concepções de realidade de Platão e Aristóteles?

“Platão seria tido como um idealista e Aristóteles, um realista. Na verdade, ambos são realistas, só que o real é distinto para um e para outro. O real para Platão é a ideia; o real para Aristóteles é a realidade sensível.

🔴Ignorância é uma Benção?! Pondé

23 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença principal entre Platão e Aristóteles quanto ao pensamento político?

Aristóteles já está mais preocupado com o mundo físico e analisou a política de uma maneira muito mais realista. Podemos dizer, grosso modo, que Platão se preocupou mais em analisar como a política deve ser. Já Aristóteles se preocupou mais em analisar como a política é de fato.

Qual era a relação entre Platão e Aristóteles?

Platão foi discípulo de Sócrates. As ideias socráticas marcaram a trajetória intelectual de Platão, que, por sua vez, foi mestre de Aristóteles. Aristóteles foi fortemente influenciado por Platão, mas não se manteve na mesma linha de pensamento de seu mestre, tendo modificado e discordado de muitas teorias platônicas.

O que diz a filosofia de Aristóteles?

Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

O que é a filosofia de Platão?

Para Platão, Filosofia é e sempre será a busca de um saber e não meramente um certo saber que se condensa numa doutrina fixa e imutável. Sendo assim, é possível falar de uma Filosofia da linguagem em Platão, ainda que se trate de saber, neste autor, como foram criados os nomes.

Em que consiste a filosofia de Platão?

Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.

Qual foi a principal ideia de Platão?

Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata. Essas são as ideias de Platão, as principais e que caem nos vestibulares e Enem.

Quais são os três pensamentos filosóficos de Platão?

Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.

Qual o principal pensamento filosófico de Sócrates Platão e Aristóteles?

Pensar Sócrates, Platão e Aristóteles, é, antes de tudo, continuar dentro dessa perspectiva social e humana. Teremos um enfoque distinto, de fato, mas ainda dentro da ideia de sociedade, coletividade, formas de governo e uma tentativa de estabelecer soluções para um melhor convívio social.

Por que Platão aponta para cima e Aristóteles para baixo?

Platão aponta para cima, numa clara referência ao mundo inteligível. Aristóteles tem sua mão direcionada para baixo, referindo-se à realidade sensorial.

Quais são as principais ideias de Aristóteles?

Principais ideias de Aristóteles
  • → Democracia. Ao contrário de Platão, que era um crítico do sistema político democrático ateniense, Aristóteles reafirmou e defendeu a democracia como a forma mais justa de se governar.
  • → Sistematização. ...
  • → Metafísica. ...
  • → Ética. ...
  • → Lógica. ...
  • → Empirismo.

Qual é a corrente filosófica de Platão?

Platonismo é a corrente filosófica criada por Platão, pensador influenciado por Sócrates e considerado um dos mais importantes da Grécia Antiga (428 a.C. 347 a.C). Com uma teoria idealista, o filósofo acreditava que quanto mais pensada uma ideia, mais chances teria para concretizá-la.

O que é o ser humano para Platão?

Para Platão, o homem é a união de alma e corpo, e nunca está pronto, perfeito, havendo, portanto, a possibilidade de mudança. E uma boa educação, pensada cuidadosamente para fazer o homem agir com justiça e equilíbrio, é vista como a possibilidade de desprendimento da alma em relação às paixões do corpo.

O que é Deus para Aristóteles?

Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa. No entanto, para Aristóteles, além de causa primeira, Deus é também a causa final que cria a ordem do universo.

Qual é a frase mais famosa de Aristóteles?

“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”

Qual era a religião de Aristóteles?

A RELIGIÃO E A ARTE

Também Aristóteles, como Platão, se exclui filosoficamente o antropomorfismo, não exclui uma espécie de politeísmo, e admite, ao lado do Ato Puro e a ele subordinado, os deuses astrais, isto é, admite que os corpos celestes são animados por espíritos racionais.

Qual a crítica que Aristóteles faz a Platão?

No fundo, Aristóteles critica Platão não só por teorizar uma região de essências aparte - o mundo Inteligível, acima do céu visível - mas também por não hierarquizar, em termos de anterioridade e posterioridade, a essência- substância (exemplo: a árvore) como anterior à essência- acidente (exemplo: o belo) no mundo dos ...

Quem foi Aristóteles E o que ele defendia?

Aristóteles foi o primeiro a abordar a importância do conhecimento prático para a compreensão do mundo. Ele foi chamado de empirista porque defendeu que o conhecimento da verdade passa pelos sentidos do corpo e depois é recebido pelo intelecto.

Quais eram os pensamentos de Platão e Aristóteles?

Platão acreditava que a essência da realidade não se encontra nas experiências do dia a dia. Já Aristóteles acreditava que o mundo cotidiano era mais autêntico em comparação com o mundo das ideias proposto por Platão. Aristóteles baseava o seu trabalho filosófico nos seus conhecimentos morais.

Artigo anterior
Como faço para saber qual é o meu processador?
Artigo seguinte
Como melhorar os equipamentos de bruxo?