Qual a diferença entre a conjuntivite viral e bacteriana?

Perguntado por: Andreia Neuza Melo de Ribeiro  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (58 avaliações)

Mas há diferenças: A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira.

Como saber qual o tipo de conjuntivite?

Principais tipos de conjuntivite: bacteriana, viral ou alérgica
  1. Conjuntivite viral. ...
  2. Conjuntivite bacteriana. ...
  3. Conjuntivite alérgica.

Como é a conjuntivite viral?

A conjuntivite viral é um tipo muito comum de conjuntivite e é altamente contagiosa, o vírus causador pode ser transmitido através da saliva, secreções respiratórias além da própria lágrima e que entram em contato direto com os olhos.

O que é conjuntivite bacteriana?

A conjuntivite bacteriana é uma infecção da camada externa do olho. A conjuntivite bacteriana pode ocorrer em todos os grupos etários, mas ocorre mais frequentemente em crianças do que em adultos. A conjuntivite bacteriana é muito contagiosa, por isso é importante tomar cuidado para não espalhar a infecção.

Como diferenciar conjuntivite viral de alérgica?

Embora ambas apresentem vermelhidão e sensação de coceira nos olhos, outros sintomas são diferentes. No caso da infecciosa, é comum que haja uma secreção branca ou amarelada causada por uma ação bacteriana. Já no caso da alérgica, o máximo que há é uma secreção clara, consistente e em pouca quantidade.

Qual a diferença de Conjuntivite Viral e Bacteriana | Dr. Salim CRM 43.163

16 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura conjuntivite alérgica?

A conjuntivite dura, em média, até 15 dias e é caracterizada por dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos.

Qual colírio usar para conjuntivite alérgica?

Opções de colírio para conjuntivite
  • Conjuntivite viral: deve-se usar apenas lubrificantes, como o Moura Brasil;
  • Conjuntivite bacteriana: Maxitrol, tobradex, vigamox, biamotil, zypred;
  • Conjuntivite alérgica: Octifen, patanol, ster, lacrima plus.

O que pode causar conjuntivite bacteriana?

Etiologia. A conjuntivite bacteriana costuma ser causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus spp ou, menos comumente, Chlamydia trachomatis. Neisseria gonorrhoeae provoca conjuntivite gonocócica, que geralmente resulta de contato sexual com uma pessoa que tem infecção genital.

Como se pega conjuntivite bacteriana?

1. O contato com a secreção de uma pessoa doente é a forma mais comum. No caso da conjuntivite infecciosa, que inclui a viral e a bacteriana, a interação com secreções contaminadas leva ao contágio. É o caso, por exemplo, de quem utiliza a mesma toalha de alguém que está com conjuntivite.

Qual antibiótico é usado para conjuntivite?

2. Conjuntivite bacteriana. Os remédios usados para a conjuntivite bacteriana são colírios ou pomadas oftalmológicas que contêm antibióticos associados a corticoides, como o Maxitrol ou o Garasone, que agem combatendo a infecção e aliviando sintomas como desconforto ocular, inflamação e vermelhidão.

O que a conjuntivite viral pode causar?

A conjuntivite viral é uma inflamação do olho causada por vírus, como o adenovírus ou o herpes, que causam sintomas como intenso desconforto nos olhos, vermelhidão, coceira e produção excessiva de lágrimas.

Quanto tempo a conjuntivite é transmitida?

Em média, esse tempo vai do primeiro até o quarto dia de contato com outra pessoa com conjuntivite. A partir do quinto dia os sintomas surgem e podem ficar ativos até quinze dias depois. Durante todo esse tempo os cuidados com higiene e contato devem ser criteriosos.

Quais os 3 tipos de conjuntivite?

Doença bastante comum no inverno, a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma fina membrana que recobre os olhos (a parte branca). De acordo com o oftalmologista Arnaldo Gesuele, existem três tipos de conjuntivite: bacteriana, viral e alérgica. A conjuntivite viral é a mais comum e também mais branda de todas.

Como acontece a conjuntivite?

A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra.

Qual é o agente causador da conjuntivite?

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.

É possível pegar conjuntivite em apenas um olho?

A conjuntivite bacteriana é, como o nome diz, causada por bactérias. Pode atingir um olho apenas, mas geralmente contamina os dois.

Quais são os colírios Antialergicos?

Colírios Antialérgicos

Os colírios antialérgicos estão indicados para aliviar os sinais e sintomas da conjuntivite alérgica como vermelhidão, coceira, irritação, lacrimejamento e inchaço. Alguns exemplos de colírios antialérgicos são o Relestat, Zaditen, Lastacaft ou Florate.

Como tratar a conjuntivite alérgica?

Como o próprio nome já sugere, a conjuntivite alérgica é causada pelo contato de agentes alergênicos com o olho, sendo os mais comuns a poeira, os ácaros e o pólen. Determinados medicamentos, alimentos e produtos de beleza também podem desencadear a doença, embora sejam agentes menos comuns.

O que é conjuntivite alérgica crônica?

A conjuntivite alérgica é uma inflamação conjuntival aguda, intermitente ou crônica geralmente causada por alérgenos aerotransportados. Sintomas incluem prurido, lacrimação, secreção e hiperemia conjuntival. O diagnóstico é clínico. O tratamento é com anti-histamínicos tópicos e estabilizadores de mastócitos.

Como fica o olho com conjuntivite alérgica?

A conjuntivite alérgica é uma inflamação do olho que surge quando se está exposto a uma substância alergênica, como pólen, poeira ou pêlos de animais, por exemplo, causando sintomas como vermelhidão, coceira, inchaço e produção excessiva de lágrimas.

Quantos dias dura uma conjuntivite em gatos?

Em geral, a recuperação completa chega em uma ou duas semanas. Sendo assim, mesmo que o gato com conjuntivite apresente uma significativa melhora em poucas dias após o início do tratamento, é necessário dar continuidade pelo tempo recomendado pelo veterinário.

O que pode acontecer se a conjuntivite não for tratada?

Se não tratada corretamente, com uso de colírios antibióticos específicos, a conjuntivite bacteriana pode evoluir para uma úlcera de córnea e até para a perda da visão. Já a conjuntivite viral pode demorar para ser curada.

O que fazer para não pegar conjuntivite de outra pessoa?

Confira todos os cuidados que são indicados para evitar a transmissão da conjuntivite:
  1. Limpar os olhos com soro fisiológico. ...
  2. Evitar esfregar os olhos com as mãos. ...
  3. Lavar as mãos várias vezes por dia. ...
  4. Evitar o contato próximo. ...
  5. Separar o travesseiro.

Como tratar conjuntivite viral e bacteriana?

Para cuidar da conjuntivite bacteriana são utilizados colírios com antibióticos em sua composição, os quais ajudam a eliminar a infecção. No caso da conjuntivite alérgica e viral, não há tratamentos específicos. A primeira pode até administrar medicamentos anti-histamínicos, mas a segunda não tem tratamento próprio.

Qual o Cid conjuntivite bacteriana?

CID 10 H10. 3 Conjuntivite aguda não especificada – Doenças CID-10.

Artigo anterior
Porque as baratas não tem sangue?
Artigo seguinte
Como fazer a primeira venda?