Quais são as formas de caução?

Perguntado por: Salomé Marques Lourenço  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)

Os exemplos mais clássicos são: cheque caução, hipoteca, poupança caução e penhor. A garantia fidejussória, por sua vez, é uma garantia pessoal. É uma fiança dada por alguém, que assume o compromisso de cumprir com as obrigações mantidas em contrato.

Quais as formas de caução?

A caução pode ser: real, se for prestada sob uma das formas de garantia real, como hipoteca, penhor etc.; ou fidejussória, se a garantia dada for pessoal, mediante fiança de terceiro (ou seja, uma pessoa alheia à relação processual garante por outra, partícipe da relação processual, que vai cumprir a obrigação).

Quais são os tipos de caução para locação de imóveis?

Quais são as principais opções para caução de locação?
  • Fiador. A figura do fiador sempre aparece como opção na hora de fechar um contrato de locação com caução. ...
  • Seguro fiança locatícia. ...
  • Cessão fiduciária.

Como colocar caução no contrato de aluguel?

O depósito será feito em conta-poupança conjunta, não solidária, em nome do LOCADOR e LOCATÁRIO, a ser aberta no primeiro dia útil subsequente a assinatura do presente contrato. Parágrafo Único. O valor da caução será usado em todas as hipóteses em que se façam necessários recursos provenientes do LOCATÁRIO.

Como funciona uma conta caução?

Como funciona a caução em dinheiro? A lei do inquilinato fala que o valor máximo permitido da caução em dinheiro é de até 3 vezes o valor do aluguel. ... O locador, por sua vez, deposita ou não o dinheiro em uma conta poupança particular. E ao final do contrato devolve esse dinheiro, com as devidas correções, ao locatário.

Caução nos Contratos de Locação

39 questões relacionadas encontradas

Quando posso usar o caução?

Somente poderá utilizar a caução após a devolução das chaves e avaliação de possíveis débitos do inquilino (locatário), como por exemplo, débito de aluguéis, encargos (IPTU, condomínio, etc) e danos no imóvel. A garantia realizada pela caução em dinheiro está pautada no artigo 38, § 2º da Lei 8.245/91.

Quando o locador não devolve caução?

O que fazer quando o proprietário não quer devolver o depósito caução? ... A não devolução do caução se caracteriza crime de apropriação indébita, pelo fato do proprietário se apropriar desse dinheiro indevidamente.... A primeira medida a ser tomada é notificar o proprietário para que faça a devolução.

Como fazer um contrato caução?

É preciso que o fiador tenha um imóvel registrado no nome e tenha o crédito aprovado. Normalmente, o caução de aluguel será um cheque preenchido e assinado pelo locador. O cálculo de devolução de caução de aluguel costuma ser feito com base no valor de três aluguéis.

Como funciona o caução imóveis?

A caução é uma forma de garantia que permite ao locador mais segurança na hora de alugar o imóvel. Essa garantia é paga pelo locatário durante o período de contratação do aluguel, ou seja, logo após assinar o contrato e antes de entrar no imóvel.

Como funciona a caução em dinheiro na locação de imóveis?

Caução em dinheiro: de acordo com a Lei do Inquilinato, o valor máximo que pode ser solicitado como garantia é o equivalente a 3 meses de aluguel. O valor deve ser depositado em conta poupança, de preferência conjunta entre locador e locatário.

Quais os tipos de fiança?

Tipos de fiança para aluguel
  • Fiador: Essa modalidade de fiança é a mais tradicional do mercado e permanece em alta por conta dos seus benefícios: sem custos para o locatário e garantia em dobro para o locador. ...
  • Seguro Fiança: ...
  • Título de Capitalização: ...
  • Depósito Caução:

Qual a diferença entre caução e calção?

As palavras caução e calção existem no português e estão corretas. Apresentam, contudo, significados diferentes, devendo ser utilizadas em situações diferentes. Caução: cheque caução, depósito caução, seguro caução, caução legal,... Calção: calção de futebol, calção de corrida, calção de árbitro, saia calção,...

O que é título de caução?

EXPRESSÕES Caução de títulos , Jur : garantia de pagamento feita com a entrega de duplicata de vendas, usual em sistemas de empréstimos bancários. Caução fidejussória , Jur : garantia de pagamento ou fiança, prestada por terceiro, junto a um credor, para abonar dívida ou promessa de pagamento.

Qual a diferença de penhora e caução?

Penhor é uma garantia dada pelo devedor, espontânea ou por imposição legal, de obrigação assumida. ... Exemplo: o cheque caução emitido em um hospital como forma de garantia de atendimento é uma espécie de penhor, ou seja, caso o paciente não efetue o pagamento pelo tratamento, o cheque caução garante o pagamento.

Quantos dias a imobiliária tem para devolver o caução?

Hebert Reis, especializado em direito imobiliário e vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), explica que a lei não dá prazo para devolução da caução, entretanto, alerta que isso deve ser feito imediatamente. Ele estipula 48 horas como prazo ideal.

O que é melhor caução ou fiança?

Mas qual a diferença entres entre elas? Pode-se afirmar que o seguro fiança é uma modalidade mais ampla e segura, enquanto a caução é extremamente restritiva e ineficaz. Em síntese, a caução, se trata de um depósito em dinheiro, acordado entre inquilino e locador, equivalente a três meses de aluguel.

Quando o inquilino paga o primeiro aluguel?

No geral, o primeiro aluguel costuma ocorrer em 30 dias após a locação ou no dia 5 do mês vigente, após a assinatura do contrato. Em caso de não fechamento dos 30 dias de locação, o aluguel deve ser cobrado proporcionalmente.

Como fazer um contrato de aluguel direto com proprietário?

Como alugar imóvel direto com o proprietário de forma segura?
  1. Tenha atenção ao contrato de locação. ...
  2. Conheça seus deveres. ...
  3. Faça uma vistoria completa no imóvel. ...
  4. Inclua as garantias locatícias no contrato. ...
  5. Mantenha uma relação harmoniosa com o proprietário.

Como fazer um contrato de aluguel?

Mas, antes de começar...
  1. Passo 01: Entenda qual o tipo de contrato você irá realizar.
  2. Passo 02: Defina o prazo do aluguel.
  3. Passo 03: Defina o valor do aluguel.
  4. Passo 04: Defina quais os tipos de garantia você irá exigir.
  5. Passo 05: Monte o esqueleto do contrato.
  6. Passo 06: Revise o contrato.

É obrigatório devolver o caução?

Ao final do aluguel, se estiver tudo certo com os pagamentos e o estado do imóvel, o proprietário deve devolver o dinheiro da caução, junto com os rendimentos da poupança. É nesse momento que o proprietário e o inquilino fazem o resgate do dinheiro que está na caderneta de poupança.

Quem devolve o caução?

O locador tem o direito de exigir com garantia uma caução de até 03 aluguéis que deverá ser depositada em conta poupança aberta pelo locador e devolvida ao final do contrato com os rendimentos desta poupança.

Pode descontar o aluguel do caução?

Assim, caso o locatário deixe de pagar o aluguel, o proprietário poderá usar o caução para cobrir o prejuízo. Ele também é utilizado para cobrir qualquer dano que possa ser causado ao imóvel. No entanto, o caução não é obrigatório no momento de realizar o aluguel. ... Ele pode ser um fiador, caução ou até seguro fiança.

Como não pagar multa de quebra de contrato de aluguel?

O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.

O que é caução de aluguel de carros?

Trata-se de uma quantia que a locadora retém no cartão de crédito do condutor na retirada do veículo, para caso ocorra algum dano. O valor caução é basicamente uma garantia que a locadora exige para caso venham a ocorrer custos extras.

Como resgatar título de capitalização aluguel?

Vale lembrar que o inquilino poderá resgatar o valor do título de capitalização de forma integral somente após o prazo de vigência. Se, ao final do contrato, o inquilino devolver o imóvel sem avarias e não inadimplente, então o valor integral poderá ser resgatado.

Artigo anterior
Como a sociedade relaciona com a diversidade cultural?
Artigo seguinte
Quais os dois principais tipos de raízes?