Qual a diferença do hífen para o travessão?

Perguntado por: Laura Érika Leite Barbosa  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

O hífen está restrito ao âmbito do vocábulo; serve para separar sílabas ou unir os elementos que formam um vocábulo composto. O travessão é um sinal de pontuação da frase, com vários empregos importantes que serão examinados oportunamente em artigo sobre a pontuação.

Qual é a diferença entre travessão é hífen?

Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...

Quando se usa o hífen?

O que é e quando usar o hífen?
  1. unir palavras compostas;
  2. juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
  3. separar as sílabas de um dado vocábulo;
  4. ligar algumas palavras precedidas de prefixos.

Qual a diferença entre travessão e meia-risca?

Hífen, meia-risca e travessão podem ser parecidos, mas são usados em situações distintas. As diferenças não se limitam ao tamanho do sinal gráfico – o hífen é o menor, a meia-risca é o intermediário e travessão é o maior – pois têm funções específicas num texto. Hífen.

Tem que dar espaço antes do travessão?

O travessão (ou risca) não é o mesmo que um hífen nem que uma meia-risca (ou traço “de ligação”, ou risca de meio-quadratim). Diferentemente desses dois últimos, onde não há um espaço antes e após seu uso, no travessão este é obrigatório.

APA, 7ª edição – Aula 003 | Diferenças de Usos do Hífen, do Travessão e do Traço

29 questões relacionadas encontradas

Como utilizar o travessão no texto?

Usos do travessão
  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Quando usar o travessão na frase?

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.

Quando se usa a meia-risca?

Muito confundido com o hífen e com o travessão, a meia-risca ou meio-traço [ – ] é um sinal gráfico usado para unir elementos enumerados em série, como letras ou números, separando as extremidades de um intervalo e indicando ausência.

Quando se usa o meia-risca?

A meia-risca (também chamada de traço de ligação, meio-traço ou traço médio) é um sinal de pontuação que serve para unir os valores extremos de uma série, como números (1–10), letras (A–Z) ou outras, indicando ausência de intervalos na enumeração.

O que é meio-traço?

A meia-risca ou meio-traço é o que tem um tamanho médio entre os três, funciona para expressar extremidades ou um intervalo. Exemplo: 1–10, Norte–Sul. Já o hífen é o conhecido como “sinal de menos”.

Quando usar hífen em palavras compostas?

Uso do hífen nas palavras compostas
  1. Usa-se hífen nas palavras compostas cujos elementos perderam a sua significação própria: ...
  2. Usa-se hífen nas palavras compostas que possuam como primeiro elemento um adjetivo de forma reduzida ou não:

Quais as palavras que perderam o hífen?

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Quando separar com hífen?

Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.

Qual é o sinal de hífen?

O hífen (-) é um sinal gráfico utilizado para: Formar palavras compostas; Ligar pronomes oblíquos ao verbo; Separar sílabas, bem como na translineação das palavras.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando usar traço na redação?

Sem mais delongas, o travessão pode ser utilizado para:
  1. Substituir os dois-pontos;
  2. Destacar termos;
  3. Isolar frases, aposto extenso e frase, substituindo a vírgula ou os parênteses;
  4. Iniciar um diálogo (contudo, lembre-se que o gênero do Enem é dissertativo-argumentativo!).

Como fazer o com um traço no meio?

Teclas de atalho: Ø - ø

No teclado Windows para a língua portuguesa, a letra ø é produzida carregando na tecla ALT e escrevendo 0248, e a forma maiúscula Ø pressionando a tecla ALT e escrevendo 0216.

Como se chama o traço que separa as palavras?

Hífen. Sinais gráficos: O hífen - Português.

Pode usar vírgula antes de travessão?

Assim como ocorre com parênteses, não se utiliza vírgula antes do travessão, embora seja permitido utilizá-la após o segundo travessão, caso a vírgula seja necessária para a oração.

Qual o significado do uso da Barra?

Tradicionalmente, a barra tem sido utilizada para substituir o sinal horizontal nos números fraccionários (barra de fracção, ex.: ½), ou para abreviaturas (barra de abreviatura, ex.: a/c [aos cuidados de], s/ [sem], etc.) Além disso, a barra passou também a ser usada com função disjuntiva (ou).

Como colocar a fala de uma pessoa em um texto?

A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério.

Quando foi o último acordo ortográfico?

A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1° de janeiro de 2016.

Como escreve Contra-regra na nova ortografia?

Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-regra. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarregra.

O que mudou no uso do hífen?

Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.

Porque pé de moleque não tem hífen?

A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.

Artigo anterior
Qual a diferença de Rivotril em gotas e em comprimido?
Artigo seguinte
O que significa Hyabak?