Qual a importância da educação profissional para o desenvolvimento do sujeito da sociedade?

Perguntado por: Gustavo Nogueira de Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
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Sendo assim, educação não apenas contribui para o desenvolvimento do país, como também é a principal forma de inserção social e sua ausência, ou deficiência gera desigualdades. A educação é fundamental para preparar cidadãos de maneira a que eles possam contribuir crítica e criativamente para o futuro da sociedade.

Qual o papel da educação e da educação profissional para a sociedade?

A educação profissional no Brasil é uma das principais apostas para melhoria da competitividade da indústria brasileira. O investimento no ensino profissionalizante vai permitir a retomada do crescimento econômico do país de forma contínua, gerando melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos.

Como a educação profissional é vista hoje em dia?

Atualmente a educação profissional está sendo oferecida formalmente através de instituições públicas ou privadas, seja como oferta regular, seja por meio de programas e cursos, alguns contando com apoio financeiro dos governos e outros com apoio de empresários interessados na qualificação de mão de obra.

Qual o principal objetivo da educação profissional como essa modalidade de ensino pode contribuir para o desenvolvimento econômico?

Assim, é fundamental que a educação profissional e tecnológica vincule-se a um projeto de desenvolvimento econômico e social, com vistas a atender à diversidade de situações da população brasileira (em especial das periferias das cidades e do campo) contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

O que diz a LDB sobre educação profissional?

A nova redação dos artigos 37, 39, 41 e 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) propõe que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

Qual a importância da educação profissional para o século XXI? | Entrevista com Priscila Cruz

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O que diz o artigo 39 da LDB?

Art. 39. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Parágrafo único.

O que diz o artigo 4 da LDB?

Art. 4º-A. É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, conforme dispuser o Poder Público em regulamento, na esfera de sua competência federativa.

Quais os principais objetivos da educação profissional e tecnológica e suas possíveis contribuições?

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Quais os objetivos para a educação profissional apresentados pelo Decreto nº 2208 de 1997?

A educação profissional tem por objetivos: IV – qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores, com qualquer nível de escolaridade, visando a inserção e melhor desempenho no exercício do trabalho. Art.

Como contribuir para o mercado de trabalho?

Veremos a seguir algumas dicas de como se destacar no mercado de trabalho.
  1. Estabeleça um objetivo profissional. Assim como na vida pessoal, também precisamos estabelecer objetivos profissionais. ...
  2. Saia da zona de conforto. ...
  3. Invista em conhecimento. ...
  4. Elabore um bom currículo. ...
  5. Observe sua postura e comportamento.

Qual é a visão sobre EPT no Brasil?

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Quais os desafios da educação profissional?

Os 5 maiores desafios do profissional de educação
  • 1 1. A diferença entre um especialista e um professor.
  • 2 2. Os diferentes perfis de estudantes.
  • 3 3. A falta de tempo.
  • 4 4. A tecnologia e a batalha pela atenção.
  • 5 5. A busca por alternativas.

Como está organizada a educação profissional em nosso país?

De acordo com a LDB, os caminhos legais da formação profissional poderão ocorrer de duas formas: "incorporados à organização do ensino formal, particularmente no Ensino Médio; outra também passível de certificação, que é desenvolvida nos ambientes de trabalho, mas não exclusivamente nele" (Tupy, 2007, p. 111).

Qual a importância do profissional da educação?

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.

Qual a importância da formação profissional para o jovem e o adulto?

Segundo pesquisa realizada pelo SENAI, ensino profissional é visto pelos jovens como uma boa forma de começar uma carreira, de ter boa aceitação nas empresas e de se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Qual a importância da educação superior para a ascensão profissional?

Ter o ensino superior completo também ajuda o profissional a receber as melhores oportunidades de crescimento na carreira escolhida. Afinal, uma formação desse tipo representa que o funcionário está capacitado com as práticas e técnicas necessárias para o bom exercício de suas funções.

O que diz o decreto 2208 97?

DECRETO Nº 2.208, DE 17 DE ABRIL DE 1997.

Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Quais são os três níveis da educação profissional?

2.208/97, concebendo a articulação entre ensino médio e educação profissional como entre dois segmentos distintos, definindo para este último segmento três níveis: básico, técnico e tecnológico.

Quais as Concepções e Princípios da educação profissional?

2º A educação profissional observará as seguintes premissas: I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica; II - articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia; III - a centralidade do trabalho como princípio educativo; ...

Quais são as principais especificidades do currículo na educação profissional e tecnológica?

De acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 11/2012, o currículo de Educação Profissional e Tecnológica “deve considerar os saberes e as experiências incorporados pelo trabalhador, o qual tem o seu próprio saber sobre a tecnologia e seu processo de produção.”(2012, p. 28).

Qual é a diferença entre educação profissional técnica e tecnológica?

Para tanto devemos considerar também os chamados cursos livres em diversas áreas, os cursos técnicos, como veremos abaixo e outras formações de caráter profissional. Já a educação tecnológica é mais empregada na educação superior com os cursos de tecnologia ou de curta duração, como também são chamados.

Como é organizada a educação profissional e tecnológica?

2º A Educação Profissional e Tecnológica é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos, em consonância com a estrutura sócio-ocupacional do ...

Qual Lei que proíbe professor segurar aluno depois do sinal?

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

O que diz a LDB sobre a educação infantil?

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O que diz a Lei 12796?

Lei nº 12.796, DE 04 DE ABRIL DE 2013

Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.

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