Qual a diferença do Catgut simples e cromado?

Perguntado por: Mélanie Almeida Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (10 avaliações)

Em razão da sua constituição, o fio de Catgut é facilmente absorvido pelo organismo. O Catgut Cromado difere do Simples pelo tratamento com sais de cromo que recebe durante sua produção, aumentando sua resistência tênsil e, consequentemente, o tempo de absorção pelo corpo.

Para que serve o fio Catgut cromado?

O Catgut cromado é uma sutura cirúrgica constituída por fitas de colágeno provenientes do intestino de bovinos, selecionadas, purificadas, torcidas, secadas, polidas e esterilizadas. O Catgut cromado é processado para fornecer maior resistência à absorção.

Para que serve o fio Catgut simples?

A sutura do Catgut Simples é indicada para uso em: Cirurgias gerais, Ginecologia/Obstetrícia; Aparelho digestivo, Urologia.

Como podem ser os fios de sutura Catgut simples e cromado?

Diferença entre fio catgut simples e cromado
  1. Absorvíveis: são aqueles que perdem gradualmente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. ...
  2. Não absorvíveis: são aqueles que se mantêm no tecido onde foram implantados.

Qual fio de sutura mais usado?

Fio de sutura não absorvível: existem dois tipos, os sintéticos e os biológicos. Um dos mais utilizados é o fio cirúrgico de nylon — uma das suas principais características é a elasticidade e a resistência à água. Atua na cicatrização de ferimentos leves, evitando que o machucado fique exposto a infecções.

Fio de sutura Catgut simples x Catgut cromado

39 questões relacionadas encontradas

Qual fio usar para sutura de pele?

Fios de sutura finos 6-0 a 4-0 são indicados para uso em cirurgias plásticas, microcirurgias, reconstruções de estruturas finas, suturas de pele e cirurgias vasculares. Já os fios de sutura intermediários, entre 3-0 a 1-0 são usados em cirurgias abdominais e ginecológicas.

Quais são os tipos de fios cirúrgicos?

Classificação dos fios cirúrgicos
  • Fios cirúrgicos absorvíveis: ...
  • Fios cirúrgicos absorvíveis biológicos: ...
  • Fios cirúrgicos absorvíveis sintéticos: ...
  • Polímeros sintéticos monofilamentares mais recentes: ...
  • Fios cirúrgicos não absorvíveis: ...
  • Fios cirúrgicos não absorvíveis biológicos: ...
  • Fios cirúrgicos não absorvíveis sintéticos:

Quais as principais características dos fios de sutura?

Características do fio de sutura ideal
  • Boa segurança para o nó
  • adequada resistência tênsil: importante escolher o diâmetro correto.
  • fácil manuseio.
  • baixa reação tecidual.
  • não possuir ação carcinogênica.
  • não provocar reação alérgica.
  • não provocar ou manter infecção.
  • não ser eletrolítico.

Quais são as características ideais de um fio de sutura?

Qualidades do fio de sutura ideal

Não facilitar a infecção e permanecer estável na sua presença. Calibre e resistência constantes. Coeficiente de atrito adequado. Capacidade de manter a resistência até quando necessária.

Como são classificados os fios de acordo com sua estrutura natureza e absorção?

De acordo com o material, podem ser: sintético ou natural; Em relação a sua configuração física, ou seja, de acordo com o seu filamento: monofilamento (associado a menor risco infeccioso e menor trauma tecidual) e multifilamento (associado a maior resistência a tensão, mais flexível e mais fácil de manusear).

Quando usar Vicryl?

A Sutura VICRYL Revestida é indicada para uso em aproximação e/ou ligação de tecidos moles em geral, incluindo uso em procedimentos oftálmicos, mas não é indicada para uso em tecidos cardiovasculares e neurológicos.

Em que tipo de cirurgia o fio metálico pode ser indicado?

O produto está indicado para a redução, alinhamento, estabilização e fixação de fragmentos ósseos em procedimentos de osteosíntese dos membros inferiores e superiores.

O que é granuloma de fio cirúrgico?

O granuloma ocorre de uma reação do seu organismo contra o material estranho dos fios de sutura, se o fio for absorvível logo ele será eliminado e o granuloma tende a sumir, se o fio não for absorvível será necessário retirá-lo para que melhora a inflamação local.

Quais são os fios cirúrgicos Absorviveis?

Os fios de sutura estão divididos em dois grandes grupos:

Absorvíveis: são aqueles que perdem gradualmente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. Eles podem ser de origem animal (catgut simples e cromado) ou sintéticos multi ou monofilamentares (poliglactina, poliglecaprone e polidioxanona).

Qual a diferença dos fios de sutura?

Eles são divididos basicamente em dois grupos: os absorvíveis e os não absorvíveis. A diferença entre os dois é básica: os absorvíveis perdem gradualmente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. Já os não absorvíveis se mantêm no tecido onde foram implantados.

O que são fios cirúrgicos?

Os fios cirúrgicos ou fios de sutura, são itens de primeira necessidade, usado para ligar as bordas de ferimentos de natureza cirúrgica ou causado por trauma, tendo como objetivo a cicatrização mais rápido.

Como é classificado o fio de sutura de algodão?

absorvível. semiabsorvível. de absorção lenta.

Quais são os tipos de suturas?

As suturas podem ser classificadas quanto à junção das bordas, quanto à inclusão das camadas e quanto à sua continuidade.

O que é fio Monocryl?

Monocryl®- constituído por um copolímero de poliglicaprona 25 (ácido glicólico + ácido caprolactónico), é um fio com boa segurança (força tênsil previsível 21 a 28 dias), alta resistência, pouca memória, causador de pouco traumatismo tecidular e a sua absorção é feita por hidrólise.

Para que serve o fio polipropileno?

A sutura de Polipropileno é uma sutura cirúrgica do tipo não absorvível de origem sintética, monofilamentar, superfície com lubrificante natural, alta resistência tênsil, com o mínimo de reação tissular e ótimo deslizamento nos tecidos. Apresenta-se na coloração azul, providas ou não de agulhas cirúrgicas de aço inox.

O que é fio nylon?

A sutura de Nylon é uma sutura cirúrgica não absorvível de origem sintética, obtido por extrusão de poliamida, resultando em um monofilamento de superfície lisa e uniforme e preparada através de processos químicos sintéticos resultando em fios incolores ou de coloração preta, providos ou não de agulhas cirúrgicas de ...

Quais os fios poderiam ser utilizados para sutura de músculo e pele por quê?

Suturas em pele devem ser feitas cuidadosamente pois correspondem à “apresentação do cirurgião”, devem ser utilizados fios inabsorvíveis tipo nylon ou poliéster que promovem menor reação tecidual e, consequentemente, cicatrizes mais estéticas.

Como é feita a cirurgia de granuloma?

O granuloma pode ser retirado com anestesia local apenas, ou com auxílio de uma sedação por meio de anestesista. Isso dependerá do tamanho do granuloma e de sua profundidade. O tempo de recuperação varia entre cada paciente mas costuma ser rápido e pouco doloroso.

Como tratar granuloma Pós-cirurgia?

Como é feito o tratamento
  1. Curetagem e cauterização: a lesão é raspada com um instrumento chamado cureta e o vaso sanguíneo que a alimentava é queimado;
  2. Cirurgia laser: remove a lesão e queima a base para que não sangre;
  3. Crioterapia: é aplicado frio na lesão para matar o tecido e fazê-lo cair sozinho;

O que acontece se não tratar o granuloma?

O granuloma de corpo estranho pode permanecer seco se não estiver inflamado ou infectado e eventualmente ser expulso do corpo se estiver próximo da superfície. É aquele que "sai sozinho". O problema é que muitas vezes ele se inflama e/ou infecta.

Artigo anterior
Como agir numa parada cardiorrespiratória em crianças?
Artigo seguinte
O que fazer quando o cabelo está muito ressecado?