Qual a diferença de switch L2 e L3?
Perguntado por: Denis Marcos Cruz | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)
Os Switch's L3 são reservados para distribuição e os Switch's L2 (camada-2 ou layer-2) para conectar os usuários à rede, ou seja, prefira Switch's L2 para a camada de acesso, o L3 é importante porem mais caro que o L2 pois suportam IPv4 e IPv6, roteamento entre VLANs, roteamento estático e dinâmico para ambas as ...
O que significa switch L2?
Ser um Switch L2 significa que ele atua na camada de Enlace do Modelo OSI e faz o encaminhamento utilizando os Frames ou Quadros de camada-2. Basicamente aprendendo os endereços MAC de origem dos quadros que estão trafegando em suas portas e guardando em uma tabela de endereços MAC.
O que é um switch que opera em camada 2 ou 3?
O switch layer 3 trabalha na camada 3 do modelo OSI, que é a camada de rede. É na camada de rede aonde fica o protocolo TCP/IP tanto na versão 4 como na versão 6. ... Como esse tipo de switch trabalha nas duas camadas, ele continua tendo a sua tabela MAC. Entretanto, além disso ele também possui uma tabela de roteamento.
Como funciona um switch Layer 3?
Simplificando, um switch de camada 3 combina a funcionalidade de um switch e um roteador. Ele atua como um comutador para conectar dispositivos que estão na mesma sub-rede ou LAN virtual à velocidade da luz e possui inteligência de roteamento IP incorporada para dobrar como roteador.
Como saber se um switch e gerenciável?
A grande diferença entre estes dois tipos de switches está no tamanho do projeto em que eles serão utilizados. Um switch gerenciável contém recursos superiores a um switch não gerenciável pois neste dispositivo é possível controlar alguns aspectos da rede que são importantes para a economia e segurança dos dados.
Switch Gerenciável L2 ou L3? Quais são as diferenças?
O que são switches gerenciáveis?
Os switches gerenciáveis permitem a criação de grupos específicos na rede, através de VLAN. Em outras palavras, você poderá dar acesso ao time comercial apenas aos arquivos que são importantes para o setor, o mesmo serve para o financeiro ou o setor jurídico.
O que é um switch não gerenciável?
Já o switch não gerenciável é aquele que funciona como um “plug and play”, ou seja, ao ser conectado na rede viabiliza a transmissão de dados entre dispositivos, mas não dispõe de nenhum tipo de configuração avançada.
Como funciona um switch de rede?
Um switch é um dispositivo que simplesmente conecta todos os elementos da sua rede. Ele atua como ponte ou unidade de controle para que computadores, impressoras, servidores e todos os outros tipos dispositivos possam se comunicar.
Em que camada trabalha o switch?
Um switch tem as seguintes características: Operam na camada 2 de enlace do protocolo OSI, abaixo da camada de Rede. O chaveamento é feito no Hardware ou firmware do processador.
Como configurar switch L3?
- Switch(config)#ip routing.
- Algumas outras configurações extras e verificando se o comando foi aceito com “show run”: ...
- Crie as VLANs que serão roteadas pelo switch layer 3 Cisco no modo de configuração global: ...
- Switch#configure terminal.
O que é camada 2?
A Camada 2, também conhecida como Camada de Enlace de Dados, é o segundo nível do modelo de referência de OSI de sete camadas para design de protocolo de rede. A Camada 2 é equivalente à camada de enlace (a camada mais baixa) do modelo de rede TCP/IP.
Qual a função de switch Camada 2 em uma rede local?
Switches de capa 2
Seu principal objetivo é dividir uma LAN em vários domínios de colisão ou, no caso de redes em anel, segmentar a LAN em diferentes anéis. Eles baseiam sua decisão de envio no endereço MAC de destino que cada quadro contém.
Por que um switch de camada 2 precisaria de um endereço IP?
Por que um switch da Camada 2 precisaria de um endereço IP? ... O endereço IP deve ser aplicado a uma interface virtual e não a uma interface física. Roteadores, não comutadores, funcionam como gateways padrão.
O que é L2 ou L3?
Um switch L3, por outro lado, é um switch igual a um switch L2 (tem portas, cria VLANs, gerenciável, etc) mas ele tem uma funcionalidade que os switches L2 não tem: permite interconectar as VLANs. Um comentário antes de continuarmos: um switch L3 é um roteador.
Quais são os tipos de switch?
Os switches podem ser classificados em Gerenciáveis e Não-Gerenciáveis: Não-Gerenciável: Sem opções ou interfaces de configuração. Geralmente usados em pequenos ambientes SOHO. Gerenciável: Possuem opções para alterar o modo de funcionamento do dispositivo.
O que é um switch Layer?
Os Switches Layer 3 (também conhecidos como Switches Camadas 3) são importantes em redes que fazem o uso de VLANs. ... Apenas de terem a mesma funcionalidade básica, chamamos de roteador o equipamento que conecta toda a rede à Internet, e chamamos de switch layer 3 o equipamento que interconecta as VLANs.
Em qual camada do modelo TCP IP o switch ópera?
Não vou destacar aqui cada uma das camadas do modelo, mas o que devemos saber é que um switch (layer 2) funciona na camada 2 e que o protocolo TCP/IP que o protocolo de comunicação utilizado em redes de computadores funciona na camada 3.
Em qual camada fica o firewall?
Seguindo a arquitetura padrão de redes, que é formada por 7 camadas definidas pelo modelo OSI, um firewall pode ser implementado na camada de rede ou na camada de aplicações.
Qual a diferença de switch e roteador?
Um switch vai ser o responsável pela comunicação entre os seus dispositivos na sua rede privada. Já o roteador, vai ser o responsável por gerenciar o acesso dos seus dispositivos a sua internet. Em um outro artigo irei explicar como escolher corretamente os switches e roteadores para sua empresa.
Quando usar um switch?
Geralmente é usado para redes com até 24 computadores. Então se você for montar uma rede pequena, para ligar três computadores, por exemplo, um Hub-Switch já é suficiente. O preço deste equipamento é praticamente equivalente ao de um hub.
Qual a diferença entre um switch Gerenciavel é um não Gerenciavel?
Apesar de enviarem informações do mesmo modo, os modelos contam com diferenças. Switch Gerenciável é o melhor e mais indicado para redes com um número maior de computadores e em que se preza pela proteção das informações. Já o Não Gerenciável não conta com essas configurações que podem ser cruciais.
Como funciona o cascateamento e empilhamento de switch?
A forma mais simples e usual de conectar switches é fazer o cascateamento, em inglês “Daisy Chain”, que nada mais é que conectar um switch a outro para formar um conjunto de switches utilizando portas de LAN, muitas vezes chamadas de Uplink, conforme ilustração a seguir.
O que são switches gerenciáveis quais são as vantagens e desvantagens de Utilizá-lo?
Os switches gerenciáveis podem isolar o tráfego de dados com base em diferentes grupos como usuários, convidados, backups, gerenciamento e servidores. Isto não só oferece aos gestores uma melhor maneira de controlar o tráfego de dados, mas também fornece uma forte proteção para toda a rede.
Quais são as 9 notas musicais?
O que o vício na internet pode causar?