Qual a diferença de Quiropraxia e osteopatia?

Perguntado por: Fábio Carlos Reis Valente  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

Ambas são terapias manuais dentro da profissão de Fisioterapeuta. A Osteopatia consegue acessar informações viscerais, cicatrizes, disfunções de órgãos e funcionamento destes, além da parte estrutural (musculos, ossos, etc); A Quiropraxia atua basicamente na parte estrutural. Ambas atuam com manipulações.

O que é melhor quiropraxia ou osteopatia?

Enquanto o maior objetivo da osteopatia é devolver o equilíbrio do corpo e recuperar funções, a atuação da quiropraxia é mais específica. A terapia criada por Daniel David Palmer, em 1890, tem o intuito de aliviar as queixas provenientes da coluna vertebral.

Quando a osteopatia é indicada?

Normalmente, a osteopatia é indicada como tratamento complementar de dores na coluna, espasmos musculares e lesões esportivas pequenas. Não sendo recomendada quando há risco elevado de lesionar ossos e ligamentos, por exemplo, como em casos graves de osteoporose ou fraturas.

Quais os problemas que a osteopatia trata?

Em sua maioria, a osteopatia pode tratar problemas no nervo ciático, na lombar e no ombro, além de luxações, espasmos musculares e dores no nervo ciático. Além disso, pode tratar problemas no corpo causados pelo sedentarismo, má postura, lesões esportivas, dores de cabeça, tensão pré-menstrual ou estresse.

O que os médicos dizem sobre quiropraxia?

Em geral, a quiropraxia é considerada segura quando realizada por profissionais treinados e licenciados. No entanto, como em qualquer forma de tratamento, existem riscos associados. Algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais temporários após um ajuste quiroprático, como dor ou desconforto leve.

Qual a Diferença Entre Osteopatia e Quiropraxia | Dr. Fábio Bastos

26 questões relacionadas encontradas

Quem não deve fazer a Quiropraxia?

A quiropraxia não é indicada para pessoas com:
  • Tumores malignos;
  • Fraturas;
  • Osteoporose severa;
  • Infecções ósseas;
  • Espondilite anquilosante;
  • Instabilidades na medula espinhal;
  • Risco elevado de acidente vascular cerebral;
  • Pessoas com histórico de cirurgia na coluna;

Quando a Quiropraxia é indicada?

Indicações para quiropraxia na saúde ortopédica

Dores nas costas e pescoço: A quiropraxia é frequentemente procurada para tratar dores crônicas nas costas e no pescoço, incluindo aquelas decorrentes de má postura, tensões musculares e problemas na coluna vertebral.

Quem não pode fazer osteopatia?

É claro que existem restrições. A técnica é contra-indicada quando o paciente apresenta uma patologia de base como, por exemplo, osteoporose muito severa.

Quem precisa de osteopatia?

As técnicas manuais utilizadas pelos fisioterapeutas ajudam a melhorar a movimentação das articulações, aliviam a tensão muscular e melhoram a circulação sanguínea e são indicadas para mulheres grávidas que precisam reduzir os sintomas de dor nas costas e inchaço nas pernas.

É normal sentir dor após uma sessão de osteopatia?

Questões de porque estou dorido ou porque me sinto pior após um tratamento de osteopatia, são questões normais em alguns pacientes. A abordagem do osteopata na tentativa de ajudar o paciente pode passar por várias abordagens.

Quantas vezes pode fazer osteopatia?

O tempo do tratamento osteopático varia. Em alguns casos, com duas sessões de osteopatia o corpo estará melhor. Em outros, pode ser necessário um acompanhamento mais longo.

Quantas sessões de osteopatia é preciso fazer?

Apesar de ser possível notar uma melhora na primeira consulta, em média são necessárias 5 sessões para ter um bom resultado. No entanto, a evolução é muito individual, com cada organismo respondendo de forma distinta. os resultados são muito individuais. O intervalo entre as sessões é de cerca de 1 semana.

O que é melhor para coluna pilates ou quiropraxia?

Pilates: A Revolução da Flexibilidade e Fortalecimento

Ele complementa perfeitamente a quiropraxia, pois enquanto a quiropraxia cuida da saúde do corpo através da coluna, o pilates fortalece e tonifica os músculos que suportam a coluna.

O que melhora com a quiropraxia?

Os profissionais da quiropraxia, chamados de quiropratas, realizam uma série de análises e, principalmente, movimentos com as mãos para restaurar o alinhamento correto da coluna e outros locais do corpo. Isso, permite que dores sejam aliviadas, pois a tensão muscular da região e a pressão arterial diminuem.

O que substitui a quiropraxia?

A Osteopatia atua sobre todos os sistemas do corpo ( músculo esquelético e neural; visceral e craniano) normalizando a função daquela estrutura que se encontra alterada.

Como é feita a sessão de osteopatia?

Durante a terapia, com a aplicação de técnicas manuais, com massagens, por exemplo, o fisioterapeuta osteopata pode fazer movimentos nas articulações, músculos, ligamentos e nervos do paciente para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo.

Quanto tempo osteopatia faz efeito?

Normalmente, as sessões são de 60 minutos, verificam-se resultados logo na primeira sessão mas em média podem ser necessárias 5 sessões para melhores resultados.

O que vestir para uma consulta de osteopatia?

3 dicas para aproveitar ao máximo sua sessão de osteopatia

Vá com uma roupa confortável: os profissional realizará técnicas manuais e avaliações físicas durante o atendimento, portanto, estar com roupas leves facilita o processo.

Quem tem hérnia de disco pode fazer osteopatia?

Para melhoria dos sintomas é frequente recorrer-se a osteopatia para hérnia de disco lombar e na maioria dos casos pode ser resolvido sem recorrer a cirurgia. A coluna vertebral é composta por vértebras e discos intervertebrais. Estes discos têm a função de amortecimento do impacto que ocorre entre as vértebras.

Tem algum risco fazer quiropraxia?

A quiropraxia consiste em uso de pressão sobre vértebras do paciente e, segundo o estudo, pode resultar em danos às artérias que correm junto à espinha. Alguns desses danos podem ser seguidos de sangramentos internos ou formação de pseudo-aneurismas, que podem resultar em trombose, embolia ou espasmo arterial.

Qual o valor de uma sessão de quiropraxia?

O valor de uma sessão de quiropraxia pode variar entre R $100 (cem reais) e R $300 (trezentos reais), uma vez que a primeira sessão do tratamento pode ter uma valor superior por causa da avaliação. As seguintes consultas podem variar de preço, levando em conta as diversas formas de abordagens que podem ser realizadas.

Quantas vezes ir no quiropraxia?

As visitas à clínica podem ser marcadas de 1 a 3 vezes por semana e o intervalo entre as sessões será definido pelo profissional. Dependendo do tratamento, o especialista pode solicitar o uso de compressas na região e a prática de alguns exercícios.

Quais as desvantagens da Quiropraxia?

Quais os riscos da quiropraxia? O professor de fisioterapia alerta sobre os riscos da manipulação vertebral, que incluem: fraturas, formação de edema, danos na inervação e danos vasculares. "Isso aumenta a importância de contar com um profissional qualificado", destaca o Dr. Almir.

O que a Quiropraxia faz na coluna?

O tratamento vai muito além do estalar dos ossos que aliviam a dor. Sua função é devolver mobilidade à coluna, diminuindo a rigidez e os espasmos musculares, aumentando os movimentos e proporcionando sensação de relaxamento e bem-estar ao paciente.

Artigo anterior
Qual é o Titã mais forte?
Artigo seguinte
Quais são as características do clima tropical alternadamente úmido e seco )?