Qual a diferença de polissemia é ambiguidade?

Perguntado por: Vitória Maria Oliveira Sousa Moreira  |  Última atualização: 17. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (10 avaliações)

A polissemia acontece quando uma mesma palavra apresenta dois ou mais sentidos. Ocorre ambiguidade se o duplo sentido dificultar o entendimento do enunciado. Uma única palavra pode apresentar vários sentidos.

Qual a diferença entre polissemia é ambiguidade?

A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.

Como identificar a ambiguidade?

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

O que gera ambiguidade?

A ambiguidade ou anfibologia é quando ocorre uma duplicidade de sentido em um texto. Ela pode ser entendida de duas formas: a primeira delas é como um recurso de construção, muito comum em textos de humor, por exemplo; a segunda é como um problema de construção fruto de uma má organização das ideias.

Como saber se a frase é ambígua?

A ambiguidade é um problema de construção na produção da mensagem. Ela se dá a partir de vários fatores. Como você deve ter observado, o pronome “ela" pode ter vários referentes (pode ser “ambiguidade", “construção", “produção" ou “mensagem"), por isso, essa construção é considerada ambígua.

POLISSEMIA E AMBIGUIDADE: DIFERENÇAS - NUNCA MAIS CONFUNDA - Aula 5 - Profa. Pamba - Semântica

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de ambiguidades?

Tipos de ambiguidade
  • Existem quatro tipos de ambiguidades: a ambiguidade lexical, a ambiguidade sintática, a ambiguidade semântica e a ambiguidade pragmática. ...
  • Surge quando uma palavra ou expressão pode ser interpretada de diferentes maneiras.

Quando ocorre a polissemia?

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original.

O que é polissemia 10 Exemplos?

As palavras polissêmicas são aquelas que têm mais de um significado. Por exemplo: Dama (mulher adulta) – dama (carta do baralho) – dama (jogo de tabuleiro). Banco (entidade financeira) – banco (assento para várias pessoas).

Qual é o objetivo da polissemia?

Uma mesma palavra assume a capacidade de ser multifuncional, ou seja, pode ser utilizada em vários textos com variedades de sentidos. Polissemia é a possibilidade de uma palavra ter associado a ela mais de um significado, uma única palavra com várias possibilidades de significação.

Qual é o sinônimo da palavra ambiguidade?

1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

Quais são as palavras de duplo sentido?

Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo:
  • Adoro suco de manga (se referindo à fruta)
  • Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)
  • Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).

Qual é a diferença de duplo sentido e ambiguidade?

A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor. Aparece muitas vezes na publicidade. Além disso, piadas, anedotas e outros textos humorísticos também trabalham com o duplo sentido.

Como retirar a ambiguidade da frase?

Para evitar que frases desse tipo se tornem ambíguas é importante evitar o uso do pronome seu ou sua. O mais indicado é usar dele ou dela, confira abaixo: “Fernanda pediu a César que pegasse o casaco dele/dela na sala”.

O que fazer para evitar a ambiguidade?

A solução mais comum para solucionar esse problema é a utilização de palavras alternativas, que não gerem dúvidas, ou uma maior especificidade, que também elimine o múltiplo sentido. Outra possível raiz desse vício de linguagem é a forma como as palavras estão posicionadas.

O que é pergunta ambígua?

Uma pergunta ambígua é feita sobre um tópico muito amplo para que os respondentes possam dar uma resposta útil. Como não é suficientemente específica para um determinado tópico, perguntas ambíguas são abertas à interpretação e as respostas a este tipo de pergunta são muitas vezes imprecisas.

O que é uma cacofonia exemplo?

Cacofonia ou cacófato

Aproximação entre palavras que gera um som desagradável ou um vocábulo com sentido ridículo ou obsceno. Exemplos: Ué, a Júlia estava aqui perto de mim! Cadê ela, gente!

Como se chama uma frase sem sentido?

Absurdo e falta de sentido são geralmente estudados como categorias filosóficas e/ou lógicas.

O que é uma redundância?

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

O que é ambiguidade na Bíblia?

Em Português, ambíguo significa equívoco, incerto, impreciso. O antônimo é: claro, preciso, firme. Vamos, agora, ao mais importante e seguro: O que diz a Bíblia Sagrada? Disse Nosso Senhor Jesus Cristo: “Seja o vosso falar: sim, sim; não, não.

Artigo anterior
Quem venceu BBB 2017?
Artigo seguinte
O que é tramitação de um documento?