O que é tumor benigno condroma?

Perguntado por: Vítor Batista Campos  |  Última atualização: 23. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

O encondroma ou condroma é uma lesão cartilaginosa benigna central do osso medular, em outras palavras, trata-se de um tumor benigno no osso.

Que tipo de tumor é o condroma?

O condroma extraesquelético ou de partes moles é um tumor cartilaginoso benigno de crescimento lento, que provavelmente origina-se do estroma fibroso e não dos tecidos ósseos ou cartilaginosos maduros1. Essa lesão acomete preferencialmente mãos e pés em 90% dos casos, sendo os quirodáctilos o local mais acometido2-4.

O que causa condroma?

Causas: Os condromas desenvolvem-se a partir de aglomerados de cartilagem que ficam aprisionados no canal medular da metáfise ou na junção metafiso-diafisária. Estas proliferações hamartomatosas persistem como ilhas no osso e desenvolvem-se da ossificação endocondral.

Qual o tratamento para tumor benigno no joelho?

A maioria dos tumores ósseos benignos de células gigantes é tratada por curetagem radical, adjuvantes, e preenchimento com metilmetacrilato ou enxerto ósseo.

Qual o tratamento para quem tem encondroma?

O tratamento mais comum nos casos em que o tumor é único é a ressecção intralesional através da curetagem. Outras maneiras de tratar o encondroma é através do acompanhamento periódico com exames de imagem para lesões pequenas e assintomáticas.

Tumores Ósseos Benignos. Tipos mais comuns na infância, tratamento e cirurgias

15 questões relacionadas encontradas

Como se chama o tumor benigno no osso?

O osteocondroma é um tumor benigno da superfície do osso, como uma protuberância óssea coberta por uma capa de cartilagem. É o tumor benigno ósseo mais frequente. A maior parte do diagnóstico é feito na idade jovem, antes dos 20 anos. Em muitos casos, é assintomático.

Quem tem encondroma pode fazer academia?

A resposta para a sua pergunta é: PROVAVELMENTE SIM!!! É extremamente importante a avaliação do seu médico para que as atividades físicas sejam liberadas sem riscos, mas no geral, um osteocondroma único sem sintomas não limita qualquer atividade física!

É necessário retirar um tumor benigno?

Em muitos casos, os tumores benignos não precisam de tratamento. O médico pode preferir apenas acompanhá-los para verificar seu desenvolvimento. Se eles causarem sintomas, é possível realizar tratamentos que vão desde a cirurgia até através de procedimentos realizados pelo radiologista intervencionista.

Pode tirar tumor benigno?

O tratamento de uma neoplasia não maligna

Em muitos casos, o tumor benigno poderá apenas ser acompanhado pelo médico do paciente, que observará evolutivamente se há aumento de suas dimensões e a relação com órgão adjacentes. A cirurgia para remoção pode ser indicada em alguns casos.

Como eliminar um tumor benigno?

O tratamento dos tumores benignos é realizado, na maioria das vezes, por meio de cirurgia. O médico retira todo o tumor e, em geral, isso resolve o problema, curando o paciente. No caso dos tumores malignos, o tratamento pode seguir a linha tradicional, com radioterapia, quimioterapia e, eventualmente, cirurgia.

O que piora a condromalácia?

Na condromalácia patelar, o osso fica mais desgastado e fraco, em decorrência de uma série de condições, que podem ser desde um trauma (uma batida, por exemplo) forte, desalinhamento do joelho, atividade física de alto impacto, sedentarismo, excesso de peso e idade avançada.

Onde dói na condromalácia patelar?

Principais sintomas da condromalácia patelar

No geral, o sintoma predominante é a dor, que pode ser sentida ao redor da patela, especialmente ao dobrar a perna. Esse é um dos principais sintomas e, normalmente, está relacionado à atividade física.

Como é a dor do encondroma?

Não dói nem incha, e geralmente é descoberto a partir de exames feitos por outro motivo, como dores articulares após um trauma. Nas mãos, por exemplo, por acometer ossos menores, pode aparecer após uma fratura, já que o tumor enfraquece o osso.

O que é tumor benigno no joelho?

Os tumores ósseos benignos são massas que se formam nos ossos, mas que crescem com lentidão e não se espalham para outras partes do corpo.

Qual é o nome do câncer de osso?

Osteossarcoma. Também conhecido como sarcoma osteogênico, é o tumor ósseo primário mais comum. A incidência anual é de aproximadamente 4,4 para 1 milhão de indivíduos entre 0 a 24 anos de idade. Se inicia nas células ósseas e se desenvolve com mais frequência nos ossos das pernas, pelve e braços.

O que pode ser massa no osso?

Os tumores ósseos são crescimentos de células anormais nos ossos. Os tumores ósseos podem ser cancerosos (malignos) ou não cancerosos (benignos). Os tumores cancerosos podem começar no osso (câncer primário) ou em outros órgãos (como na mama ou próstata) e se disseminar para os ossos (câncer metastático).

Qual a chance de um tumor benigno virar maligno?

Um nódulo benigno pode virar maligno? Não. Um nódulo benigno não pode virar maligno, seja na mama, na tireoide ou em qualquer outro local do corpo. Um tumor benigno será sempre benigno e não pode tornar-se um tumor maligno (câncer).

É perigoso tumor benigno?

De maneira geral, o tumor benigno é o menos nocivo. É comum a recorrência desse tipo de tumor em lesões de pele, fibromas de mama, órgãos ginecológicos e pólipos intestinais. Se as células do tumor benigno sofrerem mutações que as tornem malignas vão dar origem a um câncer.

Tem como um tumor benigno virar maligno?

Alguns tipos de tumores benignos podem se transformar em malignos. Nesses casos, muitas vezes, a respectiva remoção se torna uma medida de prevenção ao câncer. É o que acontece, por exemplo, em pólipos (adenomas) no cólon.

Quem tem tumor benigno tem mais chance de ter câncer?

É importante saber que a maioria dos tumores benignos não possuem risco de desenvolvimento e/ou evolução para o câncer. Converse com seu médico, ele é o profissional indicado para lhe orientar, indicar tratamento e acompanhamento de seu caso.

Quando o tumor é benigno precisa fazer quimioterapia?

A resposta é: depende. A avaliação do tipo de tumor, estágio da doença e risco de atingir outras partes do corpo são alguns dos fatores que precisam ser analisados pelo médico para se definir se é necessário fazer ou não quimioterapia para tratar o câncer.

Como tratar tumor benigno sem cirurgia?

  1. O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.
  2. Sim, a ablação da tireoide funciona!

O que é este o Condroma?

É um tumor ósseo benigno produtor de cartilagem que acomete homens e mulheres, com uma discreta predominância no sexo feminino, em qualquer idade, mas geralmente diagnosticados entre 20 e 40 anos.

O que é encondroma?

Encondroma é um tumor ósseo benigno encontrado com frequência nas mãos. Ele é formado por células cartilaginosas. Trata-se do tumor ósseo mais comum da mão (90%) e geralmente acomete crianças e adultos jovens (maior parte dos pacientes tem entre 10 e 40 anos).

O que é um encondroma no joelho?

O encondroma ou condroma é uma lesão cartilaginosa benigna central do osso medular, em outras palavras, trata-se de um tumor benigno no osso. São relativamente comuns, representando de 10 a 25% de todos os tumores benignos, essa doença geralmente é detectada incidentalmente.

Artigo anterior
Qual voltagem é melhor 127V ou 220V?
Artigo seguinte
Como encontrar APK no Android?