Qual a diferença de osteotomia e Ostectomia?

Perguntado por: Kyara Cruz de Vieira  |  Última atualização: 24. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Diferença entre osteotomia e ostectomia
Na osteotomia, o objetivo principal é o alinhamento ósseo. Para isso, é realizado um pequeno corte no osso do paciente, que muitos chamam inclusive de fratura. Já na ostectomia, a estrutura óssea também é modificada.

Qual a diferença entre osteotomia e Osteoplastia?

A osteoplastia tem como finalidade criar uma forma fisiológica do osso alveolar sem remover osso de suporte. Já na osteotomia, o osso de suporte, ou seja, o osso que se encontra diretamente na inserção do dente é removido (Friedman,1995).

O que é osteotomia na odontologia?

Osteotomia é uma cirurgia aonde o osso é completamente fraturado por método cirúrgico utilizando serra ou formão. Sem objetivo é realinhar o osso e corrigir deformidade.

O que é Ostectomia?

Ostectomia é a retirada de um segmento de osso. Pode ser parcial ou total.

Quando fazer osteotomia?

A osteotomia é indicada para pacientes com mau alinhamento do joelho associado a desgaste isolado de um dos compartimentos (medial ou lateral). O compartimento oposto e o compartimento patelofemoral devem estar preservados, sem desgaste significativo.

33 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura uma osteotomia?

Uma cirurgia típica de osteotomia do joelho leva cerca de 90 minutos para ser concluída.

Quando fazer osteotomia na Gengivoplastia?

Se o excesso de gengiva exposta estiver relacionado com tamanho insuficiente de coroa clínica, o melhor procedimento indicado é uma gengivoplastia que pode ser ou não associada a uma osteotomia.

O que é uma Odontosecção?

A odontosecção, como o próprio nome já propõe, é uma secção. Em outras palavras, ela é o corte do dente efetuado durante procedimentos de remoção de dentes multirradiculares, que são estruturas constituídas por duas raízes ou mais. A técnica também pode ser realizada na presença de raízes residuais.

O que é a manobra de Chompret?

A técnica de Chompret consiste na compressão das duas paredes de um alvéolo dentário. ... Dessa maneira, o profissional da odontologia utiliza os dedos para pressionar a parede lingual e vestibular do alvéolo, logo após a remoção de um dente. O procedimento visa diminuir a espessura do alvéolo dentário.

O que é osteotomia da mandíbula?

A osteotomia sagital do ramo mandibular é uma técnica cirúrgica, utilizada desde a década de 50, no tratamento de deformidades dento- esqueléticas da mandíbula.

O que é osteotomia maxilar?

A Osteotomia Segmentar de Maxila ou Osteotomia Le Fort I Segmentada é um procedimento que tem se tornado, cada vez mais comum, nas cirugias para as correções das deformidades dentofaciais, conhecidas como Cirurgias Ortognáticas.

Qual a diferença entre Gengivoplastia e Gengivectomia?

O termo gengivoplastia é aplicado essencialmente quando se pretende alterar, normalmente por razões estéticas, o contorno gengival que circunda os dentes, enquanto que o termo gengivectomia refere-se sobretudo a situações relacionadas com a hipertrofia gengival (excesso ou gengiva aumentada).

Como é realizada a osteotomia Le Fort I?

Assim, a osteotomia Le Fort I foi realizada (Figura 3A), e a exérese tumoral feita pelo cirurgião de cabeça e pescoço (Figura 3B). Para a fixação da maxila osteotomizada, foram utilizadas 2 placas de titânio em "L" do sistema 2.0, uma em cada pilar canino (Figura 4).

Como é o procedimento de Gengivectomia?

A gengivectomia é uma cirurgia e serve para corrigir o excesso de gengiva de um paciente. Dessa forma, a proporção entre dentes e gengiva se ajusta e é possível obter um sorriso muito mais harmonioso. Esse tipo de procedimento é recomendado para pessoas que têm o chamado sorriso gengival.

O que causa Pericoronarite?

Pericoronarite - causas

Sulco entre a coroa do dente e a gengiva profundo; Dificuldade de higienização do local em questão, ou higiene deficiente; Trauma dos tecidos moles que recobrem, ainda que parcialmente, a coroa do dente, ou provocado pelo dente antagonista (maxilar oposto), ou pela própria mastigação.

Quanto custa em média uma cirurgia de Gengivectomia?

Comparado a procedimentos estéticos sofisticados com lentes de contato dental, a gengivoplastia é um tratamento com preço bastante em conta. Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00.

Quais os riscos de fazer uma gengivoplastia?

Riscos e problemas após a gengivoplastia.

✓ retração gengival isolada ou generalizada; ✓ sensibilidade dentária; ✓ formato final não estético; ✓ aparecimento de “black space” (espaço escuro entre dentes);

Como é o Pós-operatório da gengivoplastia?

entre 24 e 72 horas: ausência de dor e persistência do edema cirúrgico; gengivas ainda avermelhadas; entre 3 a 7 dias: ausência de dor e diminuição sensível do edema; gengivas adquirem coloração normal ou próxima da normalidade; entre 7 a 14 dias: gengivas adquirem coloração normal; ausência de edema cirúrgico.

Quais os riscos da osteotomia?

As complicações nas osteotomias valgizantes e varizantes do joelho apresentam freqüências diferentes entre si. Esse fato é explicado pela dependência da região e do local onde são realizadas.

Quanto tempo para se recuperar de uma cirurgia no pé?

Normalmente o apoio após cirurgia é liberado entre 6 a 8 semanas de pós operatório. Após 3 meses o osso deve estar consolidado. Mas a reabilitação pode ser mais longa. Pode demorar uns 6 meses para andar normalmente.

O que é osteotomia Valgizante de tíbia?

A osteotomia valgizante proximal da tíbia é reconhecida como procedimento cirúrgico efetivo para correção de osteoartrose do compartimento medial do joelho ou para correção de deformidades angulares(5).

Artigo anterior
Qual a autonomia na EAD?
Artigo seguinte
Qual o antônimo de deitou?