Qual a diferença de laparoscopia e videolaparoscopia?

Perguntado por: Ângelo Anjos Cardoso  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (12 avaliações)

Laparoscopia e a videolaparoscopia referem-se ao mesmo procedimento. É uma cirurgia minimamente invasiva na qual são realizadas pequenas incisões abdominais, normalmente de 5 a 10 mm.

Quando a laparoscopia é indicada?

A cirurgia por laparoscopia é realizada com pequenos furos, o que diminui bastante o tempo e a dor da recuperação no hospital e em casa e, é indicada para muitas cirurgias, como cirurgia bariátrica ou remoção da vesícula e apêndice, por exemplo.

Quando é indicada a videolaparoscopia?

A videolaparoscopia é indicada principalmente em cirurgias mais simples, como a remoção de órgãos (apêndice e vesícula). Ela também é indicada para cirurgias ginecológicas, como endometriose e histerectomia, além de ser bastante útil no diagnóstico de causas de infertilidade e dores na região pélvica.

Como é a cirurgia de laparoscopia?

A laparoscopia consiste em que o médico faça uma pequena incisão na região a ser examinada ou tratada, por onde introduz o laparoscópio (aparelho por meio do qual irá visualizar e tratar a região abordada), que consiste em um fino tubo de fibras óticas, através do qual pode visualizar os órgãos internos e fazer ...

Quais as vantagens da videolaparoscopia?

Por ser considerada uma operação minimamente invasiva, a cirurgia por videolaparoscopia traz inúmeras vantagens em relação à operação convencional, como menos dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida do paciente, menor permanência hospitalar e menores riscos de infecções.

Qual é a diferença entre Cirurgia por Videolaparoscopia e Cirurgia Robótica?

36 questões relacionadas encontradas

Qual o tempo de recuperação de uma videolaparoscopia?

A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias. Durante esse período, a mulher deve evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, ter relações sexuais, dirigir e trabalhar.

Qual o valor de uma cirurgia de videolaparoscopia?

O preço da cirurgia por videolaparoscopia varia bastante dependendo do tipo de tratamento que será realizado. Em geral varia entre 5 mil e pode chegar até mesmo a 40-50mil, dependendo do material a ser utilizado e tempo de internação para recuperação do procedimento.

Qual a cirurgia mais invasiva?

A cirurgia é tão casca grossa que o nome dela é um palavrão quase impronunciável: hepatopancreatoduodenectomia (HPD). Trata-se da retirada do duodeno e de parte do pâncreas e do fígado ao mesmo tempo, no mesmo procedimento.

Qual a diferença entre laparoscopia e cirurgia aberta?

Na via aberta é realizada uma incisão cirúrgica convencional para realizar o procedimento. Habitualmente, essa incisão apresenta um comprimento expressivo. Já na cirurgia laparoscópica, são feitos pequenos orifícios onde são introduzidos os instrumentos que irão fazer o mesmo procedimento internamente.

Precisa entubar para anestesia geral?

Sim. Na anestesia geral ocorre a perda da capacidade de respirar sozinho, e por isso a entubação é necessaria.

Pode fazer a videolaparoscopia menstruada?

A menstruação não atrapalha a realização da videolaparoscopia ou o diagnóstico de endometriose.

Tem laparoscopia pelo SUS?

Atualmente, a cirurgia laparoscópica é utilizada por praticamente todas as especialidades cirúrgicas abdominais, inclusive ginecológicas, para tratar de doenças benignas e malignas. Além disso, é também um método oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Qual a diferença de laparoscopia e laparotomia?

Porém, uma laparotomia exploratória necessita de uma exposição total, com incisões que percorrem todo o abdômen. A cirurgia por laparoscopia é uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva. De forma diferente da laparotomia, a laparoscopia não expõe o abdômen de forma total.

Quem faz laparoscopia?

O cirurgião geral é o médico especializado e treinado para solucionar anormalidades mais comuns no corpo humano, além de se dedicar à laparoscopia (ou videolaparoscopia) e cirurgia do trauma.

O que é uma cirurgia aberta?

A cirurgia aberta é a que fazemos abrindo a cavidade abdominal, a laparotomia, e quando falamos em cirurgia fechada estamos nos referindo à cirurgia laparoscópica, que colocamos em pequenos orifícios instrumentos que vão fazer, dentro da barriga, o mesmo procedimento.

Como é uma cirurgia aberta?

Procedimento cirúrgico no qual o cirurgião faz uma incisão na pele e tecidos para ter acesso directo às estruturas e órgãos do corpo.

O que fazer com cirurgia aberta?

Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível. O médico irá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, mas é importante lembrar que, uma vez rompidos, os pontos não podem ser refeitos e a ferida deverá se recuperar de maneira natural.

Qual é a cirurgia mais perigosa?

Segue algumas das pesquisadas em sites de artigos médicos, em nenhuma ordem particular:
  • Miectomia Septal. Uma cirurgia para desentupir os músculos congelados do coração. ...
  • Cirurgias bariátricas / bypass gástrico. ...
  • Reparo da Dissecção Aórtica Torácica. ...
  • Cistectomia da bexiga. ...
  • Cirurgia da Osteomielite Espinal. ...
  • Craniectomia.

Qual é a cirurgia mais demorada?

Foi uma operação de quatro dias para a remoção de 90 kg de líquido de um cisto ovariano que pesava 130 kg. O procedimento ocorreu em 1951, em Chicago, EUA. Como a paciente Gertrude Levandowski pesava 280 kg, os médicos drenaram o líquido do cisto lentamente para evitar possíveis riscos.

O que significa cirurgia muito invasiva?

Os procedimentos invasivos são aqueles que invadem qualquer parte do interior do corpo humano. Dentro das cirurgias plásticas, esses métodos são aqueles que tem longa duração, utilização de anestesias e cuidados determinados no período pós-operatório.

O que é cirurgia feita por videolaparoscopia?

Uma cirurgia feita com alguns furos e uma câmera e que, por estressar menos o corpo, permite uma recuperação mais rápida e com menos dor. Esse é o conceito por trás da videolaparascopia, que nasceu como um método diagnóstico (também é usada assim até hoje) e evoluiu para um procedimento terapêutico.

Qual anestesia para videolaparoscopia?

Como é a anestesia para videolaparoscopia? O anestesista pode usar a anestesia regional ou combinar com a geral. Ainda assim, a anestesia geral é a mais adotada, pois elimina o desconforto causado pelo pneumoperitônio e pelas mudanças de posição que é necessário submeter o paciente.

Qual valor de uma cirurgia de endometriose profunda?

Mas o procedimento cirúrgico de endometriose profunda é de alto custo – numa condição particular pode chegar a custar de R$ 30mil a 50 mil.

Quanto tempo a barriga fica inchada depois da videolaparoscopia?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

É normal apos este tipo de procedimento sentir a barriga inchada. Você ainda esta em período de recuperação que geralmente dura após esse procedimento cerca de 15-30 dias.

O que comer depois de uma videolaparoscopia?

São permitidos todos os legumes sem casca e na consistência de purê ( batata, cenoura, baroa...), as frutas também devem ser amassadas ( banana, mamão). O Arroz deve ser consumido bem cozido, em forma de papa. Dê preferência pelo pão doce.

Artigo anterior
Como saber quantas séries de exercícios?
Artigo seguinte
Porque o céu de Ícaro tem mais poesia do que o de Galileu?