Qual a diferença de impedimento e suspeição?

Perguntado por: Dinis Igor Rocha de Faria  |  Última atualização: 5. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

Em síntese, pode-se conceituar Impedimento no processo administrativo como uma situação objetiva que gera uma presunção absoluta de parcialidade do membro da comissão. Já a Suspeição é entendida como uma situação subjetiva que gera uma presunção relativa de parcialidade.

Qual a diferença entre suspeição e impedimento?

Quanto ao impedimento e à suspeição, diferenciam-se de acordo com o nível de comprometimento que o juiz tem com a causa, e que pode prejudicar sua imparcialidade. No impedimento há presunção absoluta ( juris et de jure ) de parcialidade do juiz, enquanto na suspeição há apenas presunção relativa ( juris tantum ).

Qual a diferença entre suspeição e impedimento de uma testemunha?

No impedimento há presunção absoluta ( juris et de jure ) de parcialidade do juiz em determinado processo por ele analisado, enquanto na suspeição há apenas presunção relativa ( juris tantum ).

O que se entende por impedimento ou suspeição do juiz?

O instituto da Suspeição delimita as hipóteses em que o magistrado fica impossibilitado de exercer sua função em determinado processo, devido a vinculo subjetivo (relacionamento) com algumas das partes, fato que compromete seu dever de imparcialidade.

Quando ocorre a suspeição?

O instituto da suspeição abrange as hipóteses em que o magistrado fica impossibilitado de exercer sua função no processo devido a vínculo subjetivo (relacionamento) com algumas das partes, fato que poderia comprometer seu dever de imparcialidade.

Impedimento e Suspeição | Processo Civil Desenhado

18 questões relacionadas encontradas

O que é um impedimento jurídico?

Circunstância ocorrente que priva o juiz de praticar certos atos funcionais e regular exercício de suas funções.

São exemplos de situações de suspeição?

Exemplos de situações de suspeição

Uma das partes envia ao juiz um presente enquanto o processo está em andamento ou antes mesmo de o processo ser iniciado. Uma das partes envolvidas no processo possui uma dívida pendente com o juiz da causa.

Quando há impedimento do juiz?

A regra estabelece que o magistrado está impedido de atuar nos processos em que a parte, mesmo que representada por outro escritório, tenha sido cliente de advocacia de cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

Quais são as causas de suspeição?

O que é suspeição do juiz?
  • amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados;
  • que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio;

Em que momento a parte deverá arguir o impedimento suspeição?

A parte que pretender argüir questões relativas à competência, suspeição ou impedimento do árbitro ou dos árbitros, bem como nulidade, invalidade ou ineficácia da convenção de arbitragem, deverá fazê-lo na primeira oportunidade que tiver de se manifestar, após a instituição da arbitragem.

Qual a diferença entre suspeição e impedimento CPP?

Na suspeição há vínculo do Juiz com qualquer das partes; no impedimento há interesse do juiz com o objeto do processo. “Art. 255, CPP.

O que diz o artigo 144 do CPC?

O dispositivo em discussão é o artigo 144, inciso VIII, do CPC, que prevê o impedimento do juiz nos processos em que a parte for cliente de escritório de advocacia de cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, ainda que, na causa submetida a ele, a mesma parte seja ...

Quem é impedido de ser testemunha CPC?

De acordo com o art. 447, § 2º, inciso I da lei processual, só são impedidos de depor o cônjuge, o companheiro, o ascendente ou descendente em qualquer grau, e o colateral até o terceiro grau. Confira o texto desse dispositivo legal: Art.

Quem dá a sentença o juiz ou o promotor?

Uma sentença judicial é uma decisão formal emitida pelo juiz após analisar as provas, argumentos e fundamentos legais apresentados pelas partes envolvidas em um processo judicial. Essa decisão pode ser favorável ou desfavorável a uma das partes, dependendo da interpretação e aplicação das leis ao caso concreto.

O que diz o artigo 145 do CPC?

§ 1º Poderá o juiz declarar-se suspeito por motivo de foro íntimo, sem necessidade de declarar suas razões. § 2º Será ilegítima a alegação de suspeição quando: I - houver sido provocada por quem a alega; II - a parte que a alega houver praticado ato que signifique manifesta aceitação do arguido.

Pode ser advogado e juiz ao mesmo tempo?

Você já deve ter lido em algum lugar, ou até mesmo ouvido de alguém que o juiz eleitoral pode advogar, não é verdade? Os conhecedores do Direito sabem que o exercício da advocacia é incompatível com a magistratura de acordo com a Lei n. 8.906/94. Isto é, como regra geral, juízes não podem exercer à advocacia.

Quem se aplicam os motivos de impedimento e suspeição?

Aplica-se conforme motivos de impedimento e suspeição aos agentes que constam no Artigo 148 do CPC, portanto, nos membros do Ministério Público, aos auxiliares da Justiça e aos demais Sujeitos Imparciais do processo.

Quais são as exceções de suspeição?

Assim se diz da alegação de suspeita de parcialidade que possa ser feita contra juiz, contra o órgão do Ministério Público, contra o escrivão ou serventuário da justiça ou contra o perito nomeado para funcionar na causa.

É possível processar um juiz?

Atualmente, também é possível processar juízes e a União em ações na Justiça comum, para obter indenizações.

Quais são as causas de impedimento do juiz?

Impedimento do Juiz
  • Tenha atuado como mandatário da parte, ou seja, já tenha tido procuração para agir no interesse de uma das partes;
  • Tenha atuado como perito em algum momento ou participado da formação da prova;
  • Tenha atuado anteriormente como membro do Ministério Público;
  • Tenha prestado depoimento como testemunha.

Quando não há impedimento?

Não há impedimento do jogador que estiver em seu campo de defesa ou quando há pelo menos dois adversário a sua frente. A exceção ocorre quando um jogador passa para um companheiro que está atrás, mesmo este estando à frente dos rivais. Estar impedido não é considerado uma infração.

Em qual das situações abaixo Configura-se o impedimento do juiz?

Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo quando receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, quando aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou quando subministrar meios para atender às despesas do litígio.

Quem pode arguir a suspeição do juiz?

É lícito a qualquer das partes argüir, por meio de exceção, a incompetência (art. 112), o impedimento (art. 134) ou a suspeição (art. 135).

Como é processada a exceção de suspeição?

146, § 1º que caso o magistrado não reconheça a suspeição ou impedimento, deverá autuar a Exceção de Impedimento ou Suspeição em apartado(recebe número de registro novo), devendo apresentar suas razões no prazo de 15 (quinze) dias remetendo-a para o Tribunal de Justiça.

Quando o juiz é parcial?

Juiz parcial e a nulidade do processo desde a primeira intervenção do magistrado. O que é Parcial: Parcial é aquilo que corresponde a parte de um total, ou seja, que pertence a um todo. Um juízo parcial é considerado injusto e incorreto, pois apenas analisa parte de uma situação, ignorando o ponto de vista geral desta.

Artigo anterior
Quanto tempo a roupa leva para secar?
Artigo seguinte
O que se pode fazer com 300 reais?