Qual a diferença entre processo legislativo ordinário e sumário?

Perguntado por: Laura Sofia Reis Silva  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (68 avaliações)

Processo legislativo ordinário – é o processo por meio do qual se delibera acerca das leis ordinárias. Processo legislativo sumário – é um procedimento mais célere que pode ser adotado nos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República.

O que é o processo legislativo sumário?

O Processo Legislativo Sumário é destinado a leis complementares e ordinárias e, necessariamente, tem prazo para começar e para terminar. Essa modalidade atende a projetos apresentados pelo presidente da República e precisa ter a Solicitação de Urgência expressa.

O que é o processo legislativo?

O que é Processo Legislativo? É o conjunto de atos realizados pelos órgãos do Poder Legislativo, de acordo com regras previamente fixadas, para elaborar normas jurídicas (emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias e outros tipos normativos dispostos no art.

Como é o processo legislativo para uma lei ordinária?

O processo legislativo ordinário é constituído pelas seguintes fases: fase introdutória, fase constitutiva e fase complementar (MORAES; 2015). ... O processo legislativo ordinário destina-se à elaboração das leis ordinárias e determina todas as formalidades que deverão ser estritamente observadas na elaboração das leis.

Quais os três tipos de procedimentos legislativos?

Procedimento legislativo comum ordinário
  • 1- Fase introdutória/iniciativa.
  • 2- Fase constitutiva:
  • 3 – Fase complementar:

Direito Constitucional - Processo Legislativo Ordinário e Sumário

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as espécies legislativas?

Segundo a Constituição, há sete espécies legislativas: Proposta de Emenda à Constituição (PEC), Projeto de Lei Complementar; Projeto de Lei Ordinária; Projeto de Lei Delegada; Medida Provisória; Projeto de Decreto Legislativo e Projeto de Resolução.

Quais os diferentes tipos de iniciativa dos processos legislativos?

No Poder Legislativo, o processo legislativo é "um conjunto de atos preordenados visando à criação de normas de direito. Esses atos são a) iniciativa legislativa; b) emendas; c) votação; d) sanção e veto; e) promulgação e publicação.

Qual o processo de elaboração da lei complementar?

A lei complementar é uma espécie normativa que possui dois grandes diferenciais em relação à lei ordinária: destina-se a regulamentar matérias a ela reservadas pela Constituição, e sua aprovação exige quorum qualificado de maioria absoluta nas duas Casas do Congresso Nacional.

Como é o processo de aprovação de uma lei?

Um projeto de lei ordinária – que é o tipo de proposição legislativa mais comum – para ser aprovado deve contar com os votos favoráveis da maioria dos Deputados e Senadores, desde que pelo menos a metade do total deles participe da votação.

Qual a finalidade do processo legislativo?

Entende se que, o processo legislativo tem como finalidade a publicidade dos debate dos representantes eleitos que apresentam e defendem os interesses dos cidadãos nas reuniões, bem como das decisões e dos processos de construção de acordos políticos, que ocorrem na Assembleia.

O que é devido processo legislativo constitucional?

Nesse sentido, o devido processo legislativo é um princípio constitucional que protege o interesse de toda a sociedade de que o processo de elaboração normativa seja realizado com o cumprimento das normas constitucionais respectivas.

Qual é o processo legislativo da Emenda Constitucional?

A Proposta de Emenda Constitucional tramita pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em dois turnos de votação. Sendo assim, a PEC que inicia na Câmara, tem que ser nela discutida e votada duas vezes, com um intervalo (interstício) de, pelo menos, cinco sessões entre cada votação.

O que é iniciativa no processo legislativo?

O poder de iniciativa é privativo ou reservado quando a apresentação de determinada espécie legislativa ou de proposição versando sobre determinada matéria incumbe a um único órgão do Estado.

O que é o veto de uma lei?

São atos pelos quais o Presidente da República informa ao Congresso Nacional os motivos que o levaram a vetar determinado projeto de lei. O veto acontece quando o projeto é considerado inconstitucional ou contrário ao interesse público.

Quem é que aprova as leis?

De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Quais as formas de controle de constitucionalidade?

Será objeto de controle de constitucionalidade: emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos, resoluções, tratados internacionais e demais atos normativos que sejam genéricos e abstratos.

Como aprovar uma lei federal?

O quórum (presença mínima) para votar um projeto de lei ordinária é de maioria absoluta, ou seja, 257 deputados. Para aprovar o projeto, é necessária a maioria simples dos votos, em turno único.

Como é aprovado um projeto de lei federal?

O Projeto e as Emendas devem atender às suas exigências. Aprovado nesta Comissão devem ser analisados e aprovados quanto ao seu conteúdo, pela Comissão especializada. Conforme o tema tratado, o Projeto será analisado por uma Comissão Permanente chamada de comissão de mérito.

Como é o processo de tramitação de um projeto de lei?

A tramitação de um projeto de lei (ou emenda) é o processo que vai desde a sua apresentação até sua discussão e aprovação, ou arquivamento. Em geral, um projeto de lei tramita pela Comissão de Legislação e Justiça e pelas comissões permanentes que se ocupam do assunto tratado pelo projeto.

Quando uma lei é complementar?

Lei complementar é espécie normativa diferenciada que apresenta matéria distinta e processo legislativo próprio. Procurou o legislador constituinte estabelecer um procedimento mais severo à lei complementar que o ordinário e, com isso, tornar possível o resguardo de determinadas matérias de caráter infraconstitucional.

Como funciona a criação de uma lei?

A criação de uma lei divide-se em quatro fases: iniciativa, discussão, votação e sanção ou veto. Os projetos de lei apreciados na Câmara visam criar norma de caráter geral e relativo ao interesse local, no âmbito do município.

O QUE É lei complementar exemplo?

Um bom exemplo de lei complementar é o Código Tributário Nacional (CTN), lei Nº 5.172, de 25 de Outubro de 1966. O CTN trata de diversos assuntos relativos ao direito tributário, o qual regula a arrecadação tributária nacional.

Quais são as espécies de iniciativa?

A iniciativa pode ser governamental, parlamentar, do Poder judiciário, dos Procuradores-Gerais e popular. A iniciativa governamental é atribuída ao chefe do Poder Executivo. A iniciativa do Poder Judiciário é reservada ao Supremo Tribunal Federal (STF), aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça.

Quais são as leis de iniciativa do Poder Executivo?

À luz do princípio da simetria, é de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo estadual as leis que disciplinem o regime jurídico dos militares (art. 61, § 1º, II, f, da CF/1988). Matéria restrita à iniciativa do Poder Executivo não pode ser regulada por emenda constitucional de origem parlamentar.

Como se classifica a iniciativa popular?

Segundo o artigo 13 desta lei, a iniciativa popular é um projeto de lei apresentado à Câmara dos Deputados, tendo a população como autora. Contudo, para tramitar na Câmara, ele precisa preencher alguns requisitos que não são tão simples assim de se conseguir.

Artigo anterior
Quem é o país mais rico do mundo?
Artigo seguinte
Como emagrecer em 3 horas?